Está a ser uma semana repleta de notícias e nem todas são as melhores para o mundo do desporto motorizado. Depois do desinvestimento do Grupo VW é agora a vez da marca russa Lada anunciar que vai retirar-se do mundial de turismos no final de 2016.
A Touringcartimes.com avançou que a Lada está prestes a sair do WTCC colocando assim um ponto final em 5 anos de participação. O magazine russo Championnat anuncia também que os pilotos foram avisados que são livres para escolher o seu futuro para 2017,
É um golpe terrível para o WTCC. Depois de se ter falado há pouco tempo da tentativa de convencer as marcas a usar os regulamentos Class one, o que mostra que os promotores do campeonato estão preocupados com o futuro, agora é a vez de uma equipa oficial anunciar o abandono, depois da Citroen o ter feito no meio desta época.
O WTCC precisa de mais marcas e neste momento fica apenas com a Honda e a Volvo para 2017, já que os Citroen serão usados por privados, tal como os Chevrolet. Além disso, teremos 3 excelentes pilotos que ficarão sem assento. Tarquini poderá pensar na reforma mas Valente e principalmente Catsburg eram vistos como o futuro do WTCC e o campeonato não se pode dar ao luxo de perder estes jovens dois talentos. Se Valente pode apostar numa equipa privada (já o fez no passado), não estamos a ver Catsburg fazer o mesmo e a confirmar-se seria uma perda tremenda para o WTCC… esperemos estar enganados.
O campeonato tem de repensar o seu futuro e arranjar soluções. A saída da Lada significa menos 3 carros no grid, pois dificilmente algum privado quererá pegar no Vesta para competir, uma vez que o carro nunca se mostrou verdadeiramente competitivo mesmo com a forte ajuda da Oreca. E o WTCC precisa de mais carros, mais marcas e mais competitividade.
A confirmação da notícia é esperada no dia 10 de Novembro.
link da notícia touringcartimes; http://www.touringcartimes.com/2016/11/03/lada-set-to-leave-the-wtcc-at-the-end-of-this-year/
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “WTCC – Lada sai no final do ano”