F1 – Alonso diz que Ricciardo é o melhor. Concorda?

Fernando Alonso é considerado por muitos o melhor piloto de F1. Diz quem sabe que é um dos mais completos, conseguindo ser competitivo em qualquer situação. Ora para Alonso o melhor piloto da actualidade é… Ricciardo.

O Australiano tem conseguido granjear o respeito de todos no paddock. A sua entrada na Red Bull em 2014 foi nada menos do que fantástica. Chegou a uma equipa nova, onde Vettel era dono e senhor e conseguiu mudar o cenário. O próprio Alonso diz que foi uma ” prestação inacreditável e mostrou-se melhor do que Vettel em todos os pontos: condução, abordagem às corridas, largadas, paragens nas boxes e ultrapassagens.”

O espanhol ainda acrescentou que Ricciardo é o melhor piloto a ultrapassar na actualidade: “Não vês qualquer erros por parte dele quando estás com ele em pista. Nas ultrapassagens é o melhor actualmente. Quando ele tenta uma ultrapassagem 99% das vezes consegue o que quer.”

 

O espanhol elogiou a determinação e a tenacidade do australiano em pista, que assegurou no último fim de semana o 3º lugar no campeonato, a segunda vez em 3 anos de domínio absoluto da Mercedes.

600394_10153863438261413_2607288849623802448_n

Na minha opinião Alonso está certo… Ricciardo é neste momento o piloto em melhor forma da F1. Se é o melhor da F1? Tenho de colocar Alonso primeiro, seguido de Ricciardo e Hamilton a fechar o top 3. Alonso já não tem nada a provar. É um dos grandes nomes da F1 e sair sem o tri-campeonato será uma pena. Merece esse titulo de tri-campeão. Pode não ser a melhor pessoa fora de pista (que não o é) mas com as mãos no volante é sem duvida magistral. Saber gerir os tempos, é agressivo quando tem de o ser, defende bem o seu espaço e é rapido.

Em segundo lugar claramente Ricciardo é o meu escolhido. É aguerrido, luta por todas as posições, as ultrapassagens são um doce de se ver e é sem dúvida o melhor a ultrapassar (há quem diga que Verstappen é o homem das ultrapassagens mas Ricciardo está um nível acima), sabe fazer uma gestão adequada e inteligente dos pneus. É um regalo vê-lo em pista, tanto quanto fora dela onde é bem disposto e coloca um sorriso em toda a gente, mesmo nos momentos menos bons.

Terceiro vem Hamilton. O britânico é um predestinado e é claramente o mais rápido da F1. Mas não são raras as vezes que aparece desconcentrado, cometendo alguns erros. No que diz respeito a conquistar poles, Hamilton é rei e senhor das voltas rápidas… Em corrida perde um pouco para os homens acima mencionados, na minha opinião e em corrida nem sempre o mais rápido vence.

13083108_10153497791877411_4296227790287372254_n

Se tivesse de fechar um top 5 com os pilotos da actualidade colocaria Sérgio Pérez e Max Verstappen. Pérez está já longe dos tempos das manobras suicidas e das paragens cerebrais. É agora um piloto maduro que sabe quando deve arriscar e quando deve levantar o pé. Mantém ainda alguma agressividade do passado mas é na consistência e na forma como gere o desgaste dos pneus que é fortíssimo. Merecia claramente uma nova oportunidade numa equipa de topo. Max é um caso de sucesso na F1. Hesitei em coloca-lo no meu top 5 por achar que o holandês precisa ainda de amadurecer e tinha pensado em Vettel para o seu lugar. Mas Vettel tem para mim uma grande lacuna… sob pressão erra em demasia para um piloto com a sua qualidade. Quando lidera a corrida é imperial mas quando é obrigado a subir posições e recuperar nem sempre o faz da melhor forma e deixa-se levar muito pelas emoções. Nem parece alemão! E isso dá azo a tratar mal directores de prova o que a mim não me causa confusão mas que para a maioria pode ser motivo de escândalo. Há quem diga até que o alemão pode estar prestes a dizer adeus à F1. Mas há algo que deve ser enaltecido. A forma inteligente como se relaciona nas equipas onde trabalha, a forma como quer saber de tudo e a forma como se adapta a novas realidades é um trunfo importante para qualquer equipa.

Bem perto deste top 5 para mim estão pilotos como Raikkonen (embora já numa fase descendente, tem feito em 2016 uma boa época), Hulkenberg (excelente piloto, mas que nem sempre é consistente e tem dificuldades em defender quando está numa posição privilegiada), Bottas que tem muito mais para dar do que mostrou em 2016 e Button por achar que é um dos pilotos mais subvalorizado da F1.

Foto: Force India
Foto: Force India

Carlos Sainz, Kevin Magnussen e Vandoorne são as minhas apostas para o futuro e a curto prazo estarão no top 5.

Estas são as minhas escolhas e valem o que valem.

E para vocês quem é o melhor piloto da actualidade? Deixe o seu voto:

 

 

 

 

Deixem o vosso voto e comentem!

Fábio Mendes

2 pensamentos sobre “F1 – Alonso diz que Ricciardo é o melhor. Concorda?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.