Mais uma pole position para o Porsche #1 de Webber e Bradley, numa qualificação decidida aos décimos de segundo. Nos LMP2 a Manor garantiu a pole, com o Ligier da RGR de Albuquerque com o 5º melhor tempo nos P2. Nos GTE-Pro a Ford assegurou as duas primeiras posições da grelha e nos Am, a luta entre o Aston Martin de Pedro Lamy e o Ferrari de Rui Águas já começou, com o piloto da Aston para já a levar a melhor por menos de meio segundo.
Em LMP1, Webber e Bradley ainda passaram por maus momentos, com o primeiro tempo do britânico a ser apagado da tabela por exceder os limites da pista durante a sua volta. O piloto voltou a tentar e garantiu desde logo o melhor tempo nos híbridos. Com o segundo melhor tempo e com a partida assegurada ao lado do #1, ficou o Toyota #5, pilotado na qualificação por Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima. Num espectacular esforço, Buemi garantiu o lugar à frente do Audi #8. No carro germânico, Oliver Jarvis e Loic Duval fizeram um tempo agregado de 1:46.610s, não sendo o suficiente para bater o Toyota.
Quem tem de melhorar muito é a tripulação do Porsche #2 que lidera a tabela de pilotos, mas que não foram além do 6º melhor tempo com um dos seus tempos a ser apagados por excesso de consumo de combustível.
A Manor conseguiu a sua primeira pole position no WEC, batendo a Signatech Alpine e a ESM pelo tempo mais rápido. À frente do carro mais “Ibero-Americano” do campeonato, obviamente o Ligier #43 de Gonzalez, Senna e Albuquerque, ficou o Oreca da G-Drive. Os pilotos da RGR e da Signatech estão na luta pelo campeonato e em Xangai os homens do Alpine estão à frente do nosso trio preferido.
A Ford aguentou a forte concorrência da Aston na classe GTE-Pro e garantiu as duas primeiras posições da grelha, com GT #67 a bater o #66 por apenas 2 décimos de segundo. O Aston Martin #95 conseguiu ser o melhor a seguir aos Ford, batendo a Ferrari que não conseguiu bater o construtor britânico.
Na classe GTE-Am a luta foi entre as duas tripulações que lutam pelo troféu. Lamy esteve aos comandos do Aston, assim como Dalla Lana e garantiram o melhor tempo da classe, seguidos de Collard e Perrodo, colegas de volante de Águas, que ficaram a mais de 3 décimos do tempo do Aston.
Classificação provisória da qualificação, aqui.
Amanhã a corrida começa às 3h de Lisboa, com os últimos 90 minutos de prova em directo no canal Eurosport.
Pedro Mendes