A derradeira etapa do mundial de ralis está na estrada e com ela uma grande carga emocional, pois será o último rali da Volkswagen Motorsport, depois do anúncio do abandono do WRC já em 2017.
Ogier, Latvala e Mikkelsen fazem assim a sua última aparição pela marca alemã que os tem acompanhado nos últimos quatro anos.
Para nós, apaixonados pelos ralis, é também com um sentimento de tristeza que vemos um dos melhores projectos que o mundo dos ralis já viu, ficar pelo caminho quando nada o fazia prever.
O rali da Austrália é, como habitual, um dos mais atribulados de toda a temporada, com os seus troços sinuosos, cheios de espectaculares saltos e muito pó.
Como o sol não nasce em todo o lado ao mesmo tempo, para quem quiser acompanhar a prova terá de fazer directas, pois o fuso horário é imperdoável e o serão começa desde o inicio da noite até madrugada fora.
Como é habitual neste rali, a lista de inscritos no WRC não é longa, pois além de ser a última prova da época onde tudo já esta decidido, as despesas de levar uma estrutura até ao pais dos cangurus é bem alta, por essa razão e sem surpresa temos apenas dez carros RC1 (WRC) inscritos.
A Volkswagen faz a despedida dos ralis com a mesma tripla de candidatos de sempre… Ogier, Latvala e Mikkelsen tudo farão para fechar a temporada e um pedaço de história com chave de ouro. Vencer este rali é quase mais valioso do que “ser campeão do mundo”pois ficará nos livros como a última vitória do Volkswagen Polo R WRC e qualquer um dos três pilotos tem essa ambição certamente.
Ogier dispensa qualquer tipo de apresentações, é bom em todos os tipos de terreno, é campeão do mundo e o melhor piloto da actualidade, por essa razão vê-lo perder um rali é sempre uma surpresa. Desta vez não será diferente, mas também terá de contar com uma forte oposição de Latvala que é um expert neste tipo de troços, rápidos e acidentados sendo por isso também um nome a ter em conta de forma séria.
Mikkelsen, não “guarda respeito” aos seus colegas e se lhe derem a possibilidade ele “molha a sopa”. É rápido, bom em troços de terra e mais do que isso, tem o futuro incerto e por essa razão tem de mostrar serviço. Mesmo achando que não será difícil arranjar lugar em 2017. Digo eu!
Com a Citroen a não ter nenhum carro inscrito na última prova de 2016, temos somente três marcas representadas na Austrália. A Hyundai vem com os habituais três carros, Paddon e Neuville são os pilotos prioritários, e Dani Sordo na “equipa B”. Paddon vem cheio de motivação para este rali, pois além de ser bem perto de sua casa (é neozelandês), é uma prova bem ao seu estilo, onde se costuma dar bem. Acreditamos que em condições normais iremos ver o jovem piloto da Hyundai a lutar por um lugar no pódio, mas como o pódio tem três lugares…
Neuville e Sordo são sempre pilotos agressivos em terra, mas não deverá chegar para mais do que um top 5 final. Mas como isto de fazer previsões em ralis é um tiro no escuro, o melhor é mesmo vermos se nos surpreendem ao longo da prova.
A M-Sport está sob os holofotes. Não pelos pilotos, mas pelos que poderão chegar. Os rumores do ingresso de S. Ogier na estrutura de Malcolm Wilson em 2017 acentuam-se, ao ponto de o patrão da equipa nem ter viajado para a Austrália, ficando por casa a tentar arranjar maneira de levar o francês até a sua equipa. Ao que tudo indica Ogier terá já um teste marcado, mas de facto tem sido o tema que tem dado para falar da M-Sport este ano, pois acerca de 2016, muito pouco há a dizer. Camilli e Ostberg estão longe de ser uma dupla competitiva e os resultados falam por si, veremos o o piloto norueguês poderá fazer neste rali. Os ralis de terra eram a sua especialidade, mas a sua forma é longe do que nos habituou e por isso não estamos com grandes expectativas. Uma pena, mas o simpático Ostberg tem a vida complicada no WRC para 2017.
Privados apenas dois, mas um conta para o “totobola”. Ott Tanak tem surpreendido pela positiva, com um grande andamento nos últimos ralis, já leva dois pódios este ano e como se costuma dizer que “não duas sem três”, não admirava um terceiro na Austrália. Tem corrido para ganhar um lugar em 2017, e pensamos que Malcolm Wilson não lhe vai cortar as pernas desta vez. Temos aqui um candidato a entrar na luta pela vitória, seguramente será dos mais rápidos.
A fechar a lista L. Bertelli, que certamente terá um rali muito difícil pela frente.
No WRC2 a lista é igualmente pequena, apenas cinco carros à partida, mas com um grande motivo de interesse pela frente, E. Lappi tem de somar 14 pontos para se sagrar campeão do mundo do WRC2, já que o líder atual do campeonato T. Suninen já realizou os sete ralis em que pode pontuar e apenas 13 pontos separar os dois pilotos. Depois de vencer no Reino Unido, o jovem finlandês tem tudo para poder garantir o seu primeiro titulo mundial, de forma categórica, antes do ano que em que (tudo indica) irá estrear-se no WRC pela Toyota. Não errar e levar o carro até final é o que se pede a Lappi. O titulo está bem perto e a ser conquistado é inteiramente justo. Já venceu três ralis esta temporada, tem aqui a chance de vencer mais um e fechar a temporada da melhor maneira.
O resto da concorrência também parece não intimidar muito e andar a meio gás pode ser o que basta para vencer o rali e o campeonato. Huber Ptazek em Peugeot 208 R5 será o único que poderá chatear o piloto da Skoda.
A prova vai para a estrada durante a noite em hora portuguesa, começando perto das 21h, prolongando-se até de madrugada.
Serão 23 especiais cronometradas, com 286km a percorrer pelos pilotos para se encontrar o grande vencedor da última prova do mundial de ralis de 2016, no adeus da Volkswagen Motorpsort ao WRC, deixando um grande vazio para a temporada de 2017, onde com certeza farão muita falta.
Horários:
DAY 1 – 18.11.2016
SS1 UTUNGUN I 7.88km 20:56h
SS2 BAKERS CREEK I 16.75km 21:12h
SS3 NORTHBANK I 8.42km 21:40h
SS4 NEWRY16 I 25.30km 22:48hh
SS5 RACEWAY SSS I 1.37km 23:41h
SS6 UTUNGUN II 7.88km 13:10h
SS7 BAKERS CREEK II 16.75km 00:26h
SS8 NORTHBANK II 8.42km 00:54h
SS9 NEWRY16 II 25.30km 04:02h
SS10 DESTINATION NSW SSS 1.27km 06:00h
SS11 DESTINATION NSW SSs 1.27km 06:08h
DAY 2 – 19.11.2016
SS12 NAMBUCCA 50.80km 21:28h
SS13 VALLA16 I 14.84km 22:37h
SS14 RACEWAY SSS II 1.37km 23:35h
SS15 NAMBUCCA II 50.80km 02:16h
SS16 VALLA16 II 14.84km 03:25h
SS17 DESTINATION NSW SSS 1.27km 05:48h
SS18 DESTINATION NSW SSS 1.27km 05:56h
DAY 3 – 20.11.2016
SS19 SETTLES REVERSE I 6.20km 21:43h
SS20 BUCCA16 31.90km 22:06h
SS21 WEDDING BELLS16 I 6.44km 23:38h
SS22 SETTLES REVERSE II 6.20km 01:15 h
SS23 WEDDING BELLS16 II 6.44km 03:08h
Logo já teremos então as primeiras elações do que poderá ser o rally da Austrália, quem serão os candidatos que se apresentam e o que nos trará a derradeira etapa do WRC de 2016.
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Até lá…if in doubt flat out!!
Carlos Mota