A Lotus deu a conhecer hoje ao Mundo o novo Exige Sport 380, o mais rápido, o mais leve e mais potente V6 produzido pela marca. O novo Exige 380 tem como base o seu irmão, o Exige 350, no entanto o modelo agora revelado gosta de chegar mais cedo aos eventos, já que o seu V6 de 365Cv levou uma boa dose de anabolizantes para fazer o carro chegar dos 0-100Km/h em 3.5s, com uma velocidade máxima de 286Km/h.
O 380 tem um peso máximo de 1066Kg, com uma redução de cerca de 25Kg comparado com o mais leve Exige Sport até agora produzido. É de certeza um bom rácio peso-potência, ajudado por um novo pacote aerodinâmico.
Enquanto a Lotus manteve inalterado o chassis utilizado, apenas com novos pneus Michelin Pilot Sport Cup montados no carro para uma melhor tracção, o design do novo modelo apresenta algumas novidades, onde se destacam as novas formas das luzes traseiras, o novo difusor ou a janela traseira em policarbonato. Tudo a pensar no peso do veículo e na aerodinâmica.
Este e outros novos desportivos da Lotus sairão para o mercado nos próximos anos, graças aos lucros que a empresa apresentou recentemente. A Lotus que passou por momentos muito dificeis, passou de uma empresa que não dava lucros desde 2000, para uma empresa que chefiada por Jean-Marc Gales, revela agora boa gestão e com novidades para o mercado. Esta é uma boa notícia para os adeptos dos Lotus…onde quer que se vá ver uma exposição de carros, com certeza vemos inúmeros modelos britânicos, na maioria icónicos.
Pedro Mendes