2017 – Provas FIA em Portugal

Serão cerca de metade da competições sob alçada da FIA que temos o prazer de receber em Portugal. Seja em alcatrão ou em terra, seja em circuito ou em troço de estrada, o nosso país sabe organizar, ou então não seriamos anfitriões de tamanhas provas.

foto: FIA
foto: FIA

Com a aprovação dos demais calendários da FIA em Conselho Mundial, podemos analisar e tirar algumas conclusões quanto ao nosso saber em relação a provas internacionais. De maior relevo, só ainda não recebemos a F1, o WEC e a Fórmula 3, mas quanto a WTCC, WRX e WRC por exemplo, contem connosco!

O ano “português” da FIA começa a 31 de Março com o Rallye dos Açores a contar para o FIA European Rally Championship. Os Açores foram de novo escolhidos para receber a primeira ronda do europeu de ralis, que de 31 de Março a 2 de Abril dará um belo espectáculo numa belíssima região do Mundo.

foto in: historiasderally.com
foto in: historiasderally.com

Em Abril, de 21 e 23 é a vez do MontalegreRX que deixa de ser a prova inaugural do calendário do FIA World Rallycross Championship, mas mantém esta espectacular competição que tem vindo a trazer cada vez mais espectadores à cidade transmontana.

De 5 a 7 de Maio, é Braga que recebe uma prova do FIA European Hill Climb Championship, na mundialmente conhecida Rampa da Falperra. O este ano à chuva, Pedro Salvador venceu a ronda, dando um colorido ainda mais “tuga” à Falperra.

Nesse mesmo mês, o Rali de Portugal regressa às estradas. De 19 a 21 de Maio ninguém fica em casa e sai tudo para vermos pela primeira vez em solo nacional as novas bombas do FIA World Rally Championship. Uma bela oportunidade para ver passar os estreantes Toyota e demais concorrência, tudo em segurança, claro!

Foto: André Lavadinho
Foto: André Lavadinho

Já em Junho, serão duas as provas da FIA a receber nas ruas de Vila Real. O FIA European Touring Car Cup e o FIA World Touring Car Championship regressam ao Circuito Internacional de Vila Real. EM 2016 tivemos uma corrida de cada uma das competições ganha por um português… quem aposta novas vitórias para o fim de semana de 24 e 25 de Junho?

Depois de aproveitarmos uma bela pausa de Verão, as competições internacionais regressam a solo lusitano. Os fantásticos bólides do FIA Masters Historic Championships vão dar nas vistas durante o fim de semana de 21 e 22 de Outubro no Circuito do Estoril.

foto: masters historic racing
foto: masters historic racing

No mesmo mês e com alguma lama à mistura, teremos de 26 a 28 de Outubro a Baja Portalegre 500 que conta para o FIA World Cup for Cross-Country Rallies. Um final brutal para as provas FIA em território nacional, que leva sempre muita gente ao Alentejo.

Agora que já marcaram na agenda estas provas, queremos encontrar-vos em algumas delas, mas estas são apenas as provas FIA, já que em 2017 o desporto motorizado em Portugal vai dar um salto quantitativo e qualitativo enorme, juntando provas internacionais, como o ELMS por exemplo, com os nacionais que darão muito espectáculo em qualquer parte do país.

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.