F1 – Calendário provisório conhecido e mudanças nos regulamentos

São conhecidas as datas provisórias do calendário 2017 de F1. O calendário foi ajustado a 20 provas, com a retirada do GP da Alemanha e o Brasil, que ainda estava como prova provisória, passou a definitivo a realizar-se a 12 de Novembro, mantendo-se como penúltima prova do ano.

A corrida em Baku, denominada em 2016 como GP da Europa, vai passar a chamar-se GP do Azerbaijão e não coincidirá com as 24h de Le Mans, ao contrário do que se passou este ano. Esta prova deverá coincidir com a data do primeiro fim de semana de corrida em Vila Real. Para além desta mudança, foram também antecipados em uma semana os GP’s de Azerbaijão, Áustria, Grã-Bretanha e Hungria ao primeiro rascunho do calendário, isto devido à saída da Alemanha  e as provas de Singapura e Malásia trocaram de ordem.

Calendário provisório

26 Março – Austrália (Melbourne)
9 Abril – China (Shanghai)
16 Abril– Bahrain (Bahrain)
30 Abril– Rússia (Sochi)
14 Maio – Espanha (Barcelona)
28 Maio – Mónaco (Monte Carlo)
11 Junho – Canada (Montreal)*
18 25 Junho – Azerbaijão (Baku)
2 9 Julho – Áustria (Spielberg)
9 16 Julho – Grã-Bretanha (Silverstone)
23 30 Julho – Hungria (Budapest)
30 Julho – Alemanha (Hockenheim)*
27 Agosto – Bélgica (Spa-Francorchamps)
3 Setembro – Itália (Monza)
17 Setembro – Singapura (Singapore) Malásia (Sepang)
1 Outubro – Malásia (Sepang) Singapura (Singapore)
8 Outubro – Japão (Suzuka)
22 Outubro – EUA (Austin)
5 Novembro – México (Mexico City)
12 Novembro – Brasil (Sao Paulo)
26 Novembro – Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi)

 

Mudanças nos regulamentos

Largadas com chuva: Se for necessário, por motivos de chuva, começar a corrida com Safety Car, a corrida será reiniciada quando a pista for dada como segura para uma largada estacionária. O que isto significa é que os carros vão dar voltas à pista para que esta seque mais rapidamente e de seguida quando todas as condições de segurança estiverem reunidas, será feita uma largada dita normal. Assim não haverá queixas que a corrida começou sem as típicas lutas da primeira volta. Boa ideia!

Regra das cores dos capacetes aligeirada: A regra que impede os pilotos de mudarem de cores do capacete (quanto a nós uma parvoíce) foi aligeirada para permitir algumas alterações. Os pilotos terão de manter cores e esquemas muito semelhantes de corrida para corrida mas poderão optar por um modelo completamente diferente numa corrida à escolha. Os pilotos também poderão mudar de cores de capacete se mudarem de equipa a meio do ano.

Acumulação de componentes do motor: Lembram-se da jogada da Mercedes que usou 3 motores diferentes para beneficiar Hamilton? Já não vai poder ser feita. A partir de 2017, se uma equipa colocar mais que um componente só poderá usar  o último componente usado sem penalização. Por exemplo, se uma equipa usar 3 turbos novos num GP, só poderá voltar a usar o último turbo sem penalizações. Se quiser usar algum dos outros 2 que foram usados, terá de ser penalizada.

Escolhas de pneus congeladas nas 5 primeiras provas: Uma vez que a data para a escolha dos pneus das 5 primeiras provas ocorre antes da pré-época começar, as equipas terão a disposição exactamente os mesmos pneus para essas provas. 2 duros, 2 médios e 7 mais macios são as escolhas para as 5 primeiras provas.

(artigo actualizado)

Fábio Mendes

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