É a notícia do dia. O recém coroado campeão do mundo de F1 vai retirar-se da competição. Uma decisão completamente inesperada e com repercussões importantes no grid de 2017.
“Em 25 anos de corridas, o meu sonho era tornar-me Campeão Mundial de Fórmula 1. Através do trabalho duro, dor, sacrifícios, este era o meu alvo. E agora consegui. Eu subi a minha montanha e estou no pico, esta decisão parece-me a mais acertada. A emoção que partilho é a de profunda gratidão a todos que me apoiaram para fazer esse sonho acontecer.”
“Esta temporada foi muito difícil. Dei tudo em todas as áreas depois das decepções dos últimos dois anos. Eles alimentaram a minha motivação para níveis que eu nunca tinha experimentado antes. E claro que isso teve um impacto sobre aqueles que eu amo, também foi um esforço de toda a minha família, colocando tudo atrás de nosso alvo. Não consigo encontrar palavras suficientes para agradecer à minha esposa Vivian. Ela tem sido incrível. Ela entendeu que este ano era a nossa oportunidade de fazê-lo e criou o espaço para eu obter uma recuperação completa entre cada corrida, cuidando da nossa filha todas as noites, assumindo as coisas quando ficaram difíceis e colocando o titulo em primeiro lugar.”
“Quando ganhei a corrida em Suzuka, senti que o título estava nas minhas mãos, a grande pressão começou e eu comecei a pensar em terminar minha carreira se me tornasse Campeão do Mundo. Na manhã de domingo em Abu Dhabi, sabia que poderia ser a minha última corrida e esse sentimento limpou a minha cabeça antes do início. Eu queria desfrutar de cada parte da experiência, sabendo que poderia ser a última vez … e então as luzes apagaram-se e tive as mais intensas 55 voltas da minha vida. Eu tomei a minha decisão na noite de segunda-feira. Depois de reflectir as primeiras pessoas a saberem da minha decisão foram a Vivian e Georg (Nolte, agente de Nico), e o Toto.
“A única coisa que torna esta decisão dificil para mim é saber que estou a colocar a minha equipa numa uma situação complicada…mas o Toto entendeu. Ele soube imediatamente que eu estava completamente convencido e isso tranquilizou-me. O meu maior orgulho foi ter vencido o campeonato mundial com estas pessoas incríveis.
“Agora, estou aqui apenas para aproveitar o momento. Há tempo para saborear as próximas semanas, para reflectir sobre a temporada e para desfrutar de cada experiência que virá no meu caminho. Depois disso, vou fazer a próxima curva da minha vida e ver o que ela tem reservado para mim”
Fábio Mendes
Ricardo Fontelas