Ontem foi divulgada a lista de entradas para a época 2017 da F1. Sem muitas novidades a registar, ficamos com noção que muita coisa ainda está dependente da Mercedes, ou seja, a decisão de Nico Rosberg abandonar o Grande Circo e a (aparente) indecisão da Mercedes em substituir o piloto, trouxe alguma confusão à competição.
Esta é a lista provisória de entradas para 2017:
Car N° |
Driver’s Name |
Company Name |
Team Name |
Name of the Chassis |
Name of the Engine |
8 |
Romain GROSJEAN |
HAAS FORMULA LLC |
HAAS F1 TEAM |
HAAS |
FERRARI |
20 |
Kevin MAGNUSSEN |
HAAS FORMULA LLC |
HAAS F1 TEAM |
HAAS |
FERRARI |
27 |
Nicolas HULKENBERG |
RENAULT SPORT RACING LTD |
RENAULT SPORT FORMULA ONE TEAM |
RENAULT |
RENAULT |
30 |
Jolyon PALMER |
RENAULT SPORT RACING LTD |
RENAULT SPORT FORMULA ONE TEAM |
RENAULT |
RENAULT |
14 |
Fernando ALONSO |
MCLAREN RACING LIMITED |
MCLAREN HONDA FORMULA 1 TEAM |
MCLAREN |
HONDA |
2 |
Stoffel VANDOORNE |
MCLAREN RACING LIMITED |
MCLAREN HONDA FORMULA 1 TEAM |
MCLAREN |
HONDA |
TBC |
TBC |
MANOR GRAND PRIX RACING LIMITED |
MANOR RACING MRT |
MRT |
MERCEDES |
TBC |
TBC |
MANOR GRAND PRIX RACING LIMITED |
MANOR RACING MRT |
MRT |
MERCEDES |
44 |
Lewis HAMILTON |
MERCEDES-BENZ GRAND PRIX LIMITED |
MERCEDES AMG PETRONAS MOTORSPORT |
MERCEDES |
MERCEDES |
TBC |
TBC |
MERCEDES-BENZ GRAND PRIX LIMITED |
MERCEDES AMG PETRONAS MOTORSPORT |
MERCEDES |
MERCEDES |
3 |
Daniel RICCIARDO |
RED BULL RACING LIMITED |
RED BULL RACING |
RED BULL RACING |
TAG HEUER |
33 |
Max VERSTAPPEN |
RED BULL RACING LIMITED |
RED BULL RACING |
RED BULL RACING |
TAG HEUER |
11 |
Sergio PEREZ MENDOZA |
FORCE INDIA FORMULA 1 TEAM LIMITED |
SAHARA FORCE INDIA F1 TEAM |
FORCE INDIA |
MERCEDES |
31 |
Esteban OCON |
FORCE INDIA FORMULA 1 TEAM LIMITED |
SAHARA FORCE INDIA F1 TEAM |
FORCE INDIA |
MERCEDES |
9 |
Marcus ERICSSON |
SAUBER MOTORSPORT AG |
SAUBER F1 TEAM |
SAUBER |
FERRARI |
TBC |
TBC |
SAUBER MOTORSPORT AG |
SAUBER F1 TEAM |
SAUBER |
FERRARI |
5 |
Sebastian VETTEL |
FERRARI SPA |
SCUDERIA FERRARI |
FERRARI |
FERRARI |
7 |
Kimi RAIKKONNEN |
FERRARI SPA |
SCUDERIA FERRARI |
FERRARI |
FERRARI |
55 |
Carlos SAINZ Jr |
SCUDERIA TORO ROSSO SPA |
SCUDERIA TORO ROSSO |
SCUDERIA TORO ROSSO |
TBC |
26 |
Daniil KVYAT |
SCUDERIA TORO ROSSO SPA |
SCUDERIA TORO ROSSO |
SCUDERIA TORO ROSSO |
TBC |
77 |
Valtteri BOTTAS |
WILLIAMS GRAND PRIX ENGINEERING LIMITED |
WILLIAMS MARTINI RACING |
WILLIAMS |
MERCEDES |
18 |
Lance STROLL |
WILLIAMS GRAND PRIX ENGINEERING LIMITED |
WILLIAMS MARTINI RACING |
WILLIAMS |
MERCEDES |
Como podemos facilmente constatar, o nome de Pascal Wehrlein (ainda) não consta da lista, isto porque o jovem piloto da Mercedes, que competiu na Manor em 2016 e até conseguiu os únicos pontos para a equipa durante o ano, é uma das figuras chaves da confusão reinante da equipa de Toto Wolff. Este aliás, tem lançado ainda mais poeira para os olhos dos media e dos adeptos, com uma pequena ajuda de Niki Lauda. Os dois já disseram que todos os pilotos actuais da F1, à excepção de Kvyat e Räikkönen não lhe telefonaram a pedir o posto que até agora era ocupado por Rosberg. No entanto, Wolff também confidenciou que Ricciardo, Versttapen e Vettel não estão disponíveis para a Mercedes… então se todos os pilotos do grid actual ligaram para a Mercedes para se “fazerem” ao lugar, este três não estão disponíveis?
Ou os senhores da Mercedes querem provocar mais confusão ou estão a iludir as dezenas de jornalistas que todos os dias os devem contactar. Certezas existem poucas, é uma realidade, mas um dos mais iluminados jornalistas da F1 na actualidade, Joe Saward, colocou alguma água na fervura.
Diz Saward, e muito bem, que todas as partes envolvidas na F1, por exemplo equipas e pilotos, submetem-se ao Contract Recognition Board. Quer isto dizer que, por exemplo, em caso de litígio as partes não podem recorrer a um Tribunal Supremo, mas sim submeterem-se à exclusiva jurisdição do CRB. Neste caso, apenas o CRB pode analisar todas as cláusulas dos contratos dos actuais pilotos da grelha que tenham contrato assinado com outra equipa e decidir se o piloto pode anular o contrato e rumar à Mercedes. Se isto não acontecer é sinal de uma de duas coisas: ou foram acertadas negociações entre as duas equipas para que o piloto X possa rumar à Mercedes (e no mundo da F1, normalmente isso envolve milhões e milhões de Euros) ou então, a Mercedes decidiu colocar Pascal Wehrlein, ou outro piloto da equipa, no lugar de Rosberg.
Joe Saward, que como já adivinharam se não o conhecem, é um tipo que não entra nas jogadas tipicas de outros meios de colocar títulos chamativos nos artigos e depois de se lerem, ficamos ainda mais confusos, afirma ainda que com o afastamento de Rosberg a Mercedes poupa 15 Milhões de dólares mais bónus, logo tem algum dinheiro de parte, que já seria para ser pago, pronto para bater na mesa. No entanto, e agora somos nós que especulamos, seria suficiente para trocar por Alonso, um dos nomes mais falados? Com certeza não seria utilizado para pagar à Ducati pelos préstimos de Jorge Lorenzo, que até pode ser tão bom nas 4 rodas como é nas duas, mas que tem zero experiência de F1.
Pode ser Massa ou Button? Se Massa e Button estivessem no pico do seu rendimento dentro de um carro de F1, não se manteriam na categoria? E a Mercedes quer um piloto maduro ou uma aposta no futuro para manter a equipa no cimo das tabelas do campeonato?
Nós, e outros meios (não somos os Sherlock Holmes do desporto, nem por sombras!), pensamos que as melhores hipóteses para novo piloto da Mercedes e companheiro de Hamilton, serão Valtteri Bottas e o já referenciado Pascal Wehrlein. Possivelmente o que está a acontecer neste momento, é uma negociação entre a Mercedes e a Williams, que pode passar, para além de uns bons milhões, por um novo contrato de fornecimento de unidades motrizes à equipa de Claire Williams, e ao mesmo tempo uma negociação entre Mercedes e Bottas. Por isso, Wehrlein está em stand by.
Pelas noticias, que já não sabemos o grau de credibilidade, que têm saído, as negociações entre Mercedes-Wehrlein-Sauber (onde o alemão pode competir em 2017) estão num momento de pausa, o que pode evidenciar um retrocesso na negociação paralela entre Mercedes-Williams, a existirem claro. Mas isto, somos nós que o dizemos, nada é certo na F1.
No nosso entender, Bottas será uma melhor escolha que Wehrlein, até porque é jovem e ainda tem uns bons anos pela frente ao volante de um F1 e pode fazer mossa a Hamilton, enquanto o alemão dos quadros da equipa, está seguro na equipa mas ainda tem muito para aprender. Se entrar na Mercedes quando Hamilton rumar a outro destino, talvez seja a melhor opção.
Até 20 de Dezembro devemos ter uma certeza em relação à Mercedes e com isso, os lugares nas outras equipas (Manor e Sauber) que ainda faltam fechar.
Pedro Mendes