Tiago Monteiro: Vencer Nordschleife, Vila Real e Macau, seria um hat trick.

Tiago Monteiro esteve presente ontem na apresentação pública da 3° edição do vinho comemorativo do Circuito internacional de Vila Real, produzido pela Adega de Vila Real e que contém nos rótulos de cada garrafa o poster de cada edição das corridas naquele circuito. Para além de ter sido um dos presentes a partilhar com a plateia alguns dos seus bons momentos passados em Vila Real, pudemos estar, por breves instantes, à conversa com o piloto.

Quisemos iniciar a conversa pelo que foi a última experiência em Macau, onde Monteiro não tinha sido muito feliz até ao mês passado. “Macau é sempre muito intenso com qualquer carro. As pistas citadinas são sempre complicadas, mas existem outras mais quentes, acontece em Macau, assim como em Vila Real, por isso senti-me ainda mais contente por ganhar lá. Tinha estado por 3 vezes na liderança das corridas em Macau e acontecia sempre alguma coisa. Quando nesta corrida, tivemos tantas bandeiras vermelhas, pensei que não ia conseguir vencer de novo, mas levei a melhor”. Está quebrado o enguiço no Circuito da Guia, agora que na próxima época de WTCC o piloto vai competir em Nordschleife, Vila Real e Macau. Lançamos  o repto: é para vencer nesses 3 difíceis circuitos? “Seria como vencer o Grand Slam ou um hat trick! Era giro!”

Tiago Monteiro

 

Em relação às saídas anunciadas pela Lada e pela Citroen, Monteiro lembrou que a Honda não pode ser considerada vencedora antecipada do campeonato, porque os Civic continuam a estar cerca de 1s mais lentos que os C-Elysée, que continuarão em competição por equipas privadas, e não serão nestes meses de Inverno que os nipónicos conseguirão melhorar o carro ao ponto de ser mais rápido que os grandes concorrentes directos. A equipa vai tentar ganhar em todas as provas, isso é garantido, mas não vai conseguir vencer sempre. Há também a Volvo que provavelmente trará 4 carros para a competição, logo será um adversário de respeito. Resumindo pelas palavras do próprio, “depende de quem está ao volante”!

Abordamos também a saída de Rob Huff da Honda. O britânico é já carta fora do baralho e até está a tentar apoios para pilotar um dos Citroen C-Elysée. Monteiro afirmou que a equipa está tranquila  e a trabalhar normalmente. Perguntamos quem seria o seu preferido para ser seu colega de equipa e de Michelisz. “Já dei a minha opinião à equipa quando me perguntaram e eu se pudesse, escolheria o Nicky Catsburg. É um jovem com cabeça, é super rápido na qualificação e seria um grande concorrente para nós [Monteiro e Michelisz]. Seria essa a minha escolha”. Seja Catsburg ou outro piloto o escolhido, Tiago Monteiro não fica nervoso, “já estou habituado a isso”. Quando Huff foi anunciado piloto da Honda muitas vozes se levantaram e disseram que o português e o húngaro ficariam em segundo plano, mas tal não aconteceu durante o ano.

Quanto à possibilidade levantada pelo promotor do campeonato de  instaurar uma Joker Lap em alguns circuitos provisórios, Monteiro mantém algumas cautelas, mas “a ideia pode ser engraçada, não sei como resultará e temos de tentar aproveitar da melhor maneira. A Eurosport gosta de revolucionar o campeonato. Este ano foi o MAC3, para o ano pode ser a joker lap, mas pelo que falei com eles ainda podem haver outras surpresas”.

t6

 

No final da conversa conseguimos, com os fãs de todas as idades a tentarem cumprimentar o piloto, dar novamente os parabéns a Monteiro pela excelente época que fez. Foi possivelmente a melhor temporada do português no WTCC e mesmo fora do mundial, já que quando convidado noutras provas, venceu em todas. 2017 promete e com certeza teremos novamente um pódio brutal em Vila Real, à semelhança deste ano.

 

Pedro Mendes
Ricardo Fontelas

Um pensamento sobre “Tiago Monteiro: Vencer Nordschleife, Vila Real e Macau, seria um hat trick.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.