CNVT/TCR Portugal 2016: Resumo da época (Parte III)

Parte I

Parte II

 

Jerez Racing Weekend

Na jornada espanhola do Campeonato Nacional de Velocidade de Turismo, Francisco Carvalho e Nuno Batista, em Seat da Veloso Motorsport, mantiveram a liderança da competição, depois de terem perdido o primeiro lugar do campeonato com a vitória de Francisco Mora na corrida 1 de Jerez.

Na corrida 1, a vitória coube a Francisco Mora, que foi 2º da geral atrás de Pierre Yves Corthals em Opel, piloto que não pontua para o CNVT. Assim, foram 25 pontos para Mora, mais 1 ponto da Pole Position e mais 1 ponto pela volta mais rápida (1:55.597 na 3ª volta). Atrás de Mora, ficou o vila-realense Rafael Lobato, que conseguiu 20 pontos muito importantes na luta direta pelo 3º lugar do campeonato com José Rodrigues.

Lobato esteve sempre pressionado por Antti Buri (outro piloto que também não pontua para o CNVT), mas conseguiu segurar a 3º posição da geral, ao contrário de Mora, que tinha saído da pole, mas que não aguentou a pressão de Corthals, talvez devido ao desgaste dos pneus do Seat Leon. Tiago Ribeiro foi o melhor entre os TCC.

Na corrida 2, Francisco Carvalho foi 2º do CNVT (4º da geral) resgatando a liderança do campeonato para si e para o seu colega de equipa, Nuno Batista. A vitória na corrida foi para Antti Buri e a 2º posição para Frédéric Caprasse. O melhor português foi Francisco Abreu em 4º na geral, conseguindo os 25 pontos da vitória no CNVT.

 

O azar bateu à porta de Francisco Mora, que na primeira volta teve de desistir com problemas na transmissão e assim, viu os seus concorrentes diretos no campeonato a conquistarem 20 pontos muitíssimo importantes. César Machado, colega de Lobato na Speedy, também não teve uma corrida fácil, já que perdeu a oportunidade de conseguir o primeiro lugar entre portugueses, mas foi penalizado com um drive through que o fez descer até 4º (6º da geral) no final da corrida. Pontuou assim, apenas 14 pontos.

Ficava tudo para se decidir na derradeira ronda no Estoril, quanto ao novo Campeão Nacional de Velocidade.

Foto: Nuno Organista
Foto: Nuno Organista

 

Estoril Racing Festival

Já foi no mês de novembro que decorreu a última ronda do CNVT. O circuito do Estoril recebia a caravana do Nacional de Velocidade, onda ainda cinco carros podiam chegar ao cetro de campeão de 2016, havendo para isso quatro corridas ao longo do fim de semana, para o tira teimas final.

Na corrida 1 tivemos a vitória de Francisco Mora que aproveitou da melhor maneira um acidente entre Francisco Abreu e Francisco Carvalho que resultou no abandono do piloto da Veloso Motorsport, enquanto o Golf da Novadriver seguiu com danos. Mora ganhou uma vantagem confortável enquanto Rafael Lobato se defendia de Jürgen Schmarl e de Gustavo Moura.

A corrida 2 teve como vencedor Gustavo Moura. O piloto das Ventilações Moura que iniciou a temporada com Opel Astra TCR, deixou o prejeto, rondando mais tarde de Seat Leon TCR da Speedy Motorsport, mas foi com o Honda Civic que venceu a segunda prova do fim de semana de estreia do seu novo carro, aproveitando um mau arranque de Mora que ainda assim assegurou o 2º lugar à frente de Gosia Rdest. Francisco Carvalho e Nuno Baptista não alinharam, pois, o Seat Leon não foi reparado a tempo para a segunda prova.

No domingo corriam-se mais duas mangas sendo estas as decisivas quanto á atribuição do titulo de campeão. Francisco Mora era quem levava vantagem e somente um grande azar lhe retiraria a “coroa”, depois do abandono de Francisco Carvalho na primeira manga e de Nuno Batista não ter participado na segunda, tudo fazia crer que somente um imprevisto iria desviar Mora da rota do titulo.

O ritmo do jovem piloto da Veloso era de facto incrível e venceu as duas corridas de domingo.

Francisco Mora dominou a seu belo prazer a terceira corrida, deixando o VW Golf TCR de Giao(#2) e o Honda de José Rodrigues(#3) para trás, controlando-a até final. Gião e Rodrigues ainda tinham hipóteses de se sagrarem campeões, e fizeram de tudo, mas não conseguiram chegar perto do Seat de Mora. César Machado terminou na quarta posição seguido de Gustavo Moura que foi quinto depois da desistência da polaca da Gosia Rdest.

Na segunda corrida da tarde e já com Mora campeão virtual, a “musica” foi a mesma. O piloto da Veloso Motorsport bem cedo mostrou que queria vencer, para não restar duvidas em relação ao titulo e impôs um ritmo excelente até ao final deixando Francisco Abreu que terminou na segunda posição a +5.547 segundos. O piloto Vila-realense Rafael Lobato terminou no lugar mais baixo do pódio a +16.510 segundos. Gustavo Moura em Honda foi quinto enquanto Jurgen Schmarl terminou na quinta posição.

Acabava desta forma a temporada de regresso dos carros de Turismos aos circuitos Nacionais, com Francisco Mora a sagrar-se o grande campeão numa temporada bem disputada, embora tenhamos tido poucos carros em ação, as emoções foram fortes e podemos assistir a grandes batalhas em todos os fins de semana.

Mora era o campeão, Manuel Gião e Francisco Abreu os vice campeões na estreia do Golf GTI TCR, enquanto a dupla Rafael Lobato e César Machado fechavam o top 3, sendo eles a dupla mais jovem do cartel do CVNT.

Francisco Carvalho e Nuno Batista foram os 4º numa temporada cheia de incidentes enquanto José Rodrigues foi 5º mas ficando ar que este Honda Civic TCR pode “voar” mais alto na próxima temporada.

Na classe TCC os grandes vencedores foram a dupla da Martins Speed, com a dupla Tiago Ribeiro e Luis Carneiro a levar de vencida uma competição que só escasseou pela falta de mais participantes, esperemos que em 2017 possamos assistir a um evoluir desta categoria nesse sentido.

Foram cinco circuitos, cinco fins de semana e muitas emoções.

Em 2017, ao que tudo indica teremos mais carros em competição e talvez um campeonato Ibérico, onde portugueses e espanhóis medirão forças numa categoria cada vez mais em moda e que proporciona excelentes espetáculos automobilísticos.

Louros aos campeões e até 2017!

 

Carlos Mota

Advertisement

Um pensamento sobre “CNVT/TCR Portugal 2016: Resumo da época (Parte III)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.