F1 – Wehrlein a caminho da Sauber

São a ultimas peças do puzzle a encaixarem-se neste novo ano. As movimentações já eram previsíveis mas até serem confirmadas não passam de hipoteses. Mas para já tudo começa a seguir a lógica que tem sido noticiada. Pascal Wehrlein é o agora um homem com o futuro assegurado para 2017. A sua permanência não estava em perigo mas a sua colocação ainda levantava algumas duvidas, que ficaram hoje dissipadas com o anuncio do acordo com a Sauber.

O jovem alemão será assim colega de equipa de Ericsson, numa Sauber que se espera mais competitiva que em 2015/2016. A equipa suíça já tem do seu lado investidores e aponta para a recuperação em 2017. O motor já se sabe será da Ferrari mas na versão 2016, numa solução idêntica à usada pela Toro Rosso. A Sauber quer dar primazia ao desenvolvimento do chassis e com isso quer gastar menos na unidade motriz. O “moinho” da Ferrari tem potencia mas falta alguma fiabilidade. E já se sabe que nisto da F1 o que é bom hoje passa a ser ultrapassado amanhã e o mais certo é a Sauber deparar-se com dificuldades na segunda metade da época em comparação com os rivais que terão motores mais recentes e com actualizações por parte dos fornecedores.

foto: Sauber
foto: Sauber

A Sauber fica com um line up suficiente para as sua ambições. Ericsson tem mostrado mais capacidade ao longo destes dois anos e foi o mais constante em 2016, embora a honra de marcar os pontos da salvação tenha sido de Nasr. Wehrlein é um talento para o futuro que foi estranhamente colocado de lado pela Force India, mas que já mostrou capacidade e potencial para ser um dos nomes fortes da F1 a médio prazo. Dá o salto para uma equipa com mais experiência e (esperemos nós) mais capacidade de lutar por pontos. É uma mudança positiva para o piloto que poderá ser a cara da Mercedes no futuro.

A Mercedes não deverá demorar muito a anunciar Bottas para o lugar de Rosberg, agora que a questão Wehrlein está resolvida. E com isso a entrada de Massa na Williams deverá ser também anunciada em breve (nunca antes do anuncio de Bottas).

Foto: Sauber
Foto: Sauber

Para a Manor restam Gutierrez, Nasr e Haryanto. Ainda falta perceber se o grupo de investidores chineses irá de facto comprar a equipa (pela mão de Ron Dennis) mas seja como for a equipa precisa de pilotos com capacidade para pagar os seus lugares. Gutierrez é o nome mais forte restando saber que lhe fará companhia. Nasr tem talento para um lugar melhor mas é preferivel dar um passo atrás e manter-se no grande circo, do que sair e perder o comboio definitivamente.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.