WRC – O início que ninguém queria

Não era esta a forma como queríamos que esta época começasse. Logo na primeira especial de 2017, com carros novos e uma competição entusiasmante, chegou um balde de água gelada.

Uma saída de pista de Hayden Paddon, levou ao capotamento do seu Hyundai, mas pior que isso atingiu um espectador. As imagens são inenarráveis e não vale a pena falar muito delas. O espectador estava numa zona perigosa e numa saída de pista, isso levou à tragédia… o homem sucumbiu aos ferimentos do violento choque, tendo sido ainda transportado de helicóptero para o hospital de Nice.

Às vezes o desporto que tanto amamos teima em lembrar-nos que é perigoso e que tem de ser tratado com muito respeito. E com isto não queremos arranjar culpados. Os fórums da net e o Facebook ficará recheado com opinadores indignados. Uns culparão o posicionamento do homem, outros exigirão medidas de segurança adicionais, outros dirão mesmo que se fosse cá tiravam-nos o rali, outros farão referência ao regresso pouco auspicioso do Grupo B do séc. XXI

Tudo pode ser discutido e merece reflexão. Uma coisa é certa, não vale a pena culpar as novas máquinas, pois tal acidente aconteceria com qualquer tipo de carro. O resto será apenas inflamar uma discussão que será feita pelos responsáveis que deverão tomar as decisões que se impõem.

Devemos apenas lembrar-nos que nós também somos fãs, nós também vamos às pistas e aos troços. Se exigimos melhores espectáculos devemos ter a obrigação de ajudar  a proporcionar isso mesmo. Temos a obrigação de avisar quem está mal colocado, de mandar uma chapada a um amigo mais intrépido que acha que onde se está bem “é no perigo”. Todos erramos e as vezes pensamos não estar a fazer nada  de mal… mas infelizmente nestes meios às vezes só é permitido errar uma vez.

Que este incidente não apague a paixão que temos pelo desporto. Que o erro daquele fãs, um de nós, sirva para nos lembrar que além da beleza, há os riscos.

Fábio Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.