WRC – Rally de Monte Carlo (2º dia) Ogier termina o dia em recuperação!

 

Terminou o segundo dia do Rally de Monte Carlo, com T. Neuville a liderar as hostilidades, mas viu a sua diferença encurtada face ao final da manhã, com Ogier e finalizar o dia a ganhar algum tempo ao piloto Belga, recuperando as perdas para uma margem que deixa o francês totalmente na luta pela vitória, quando faltam ainda dois dias de prova.

Na parte da tarde, o tetracampeão do mundo de ralis foi mais eficiente, vencendo as duas últimas especiais do dia, aproveitando ainda as falhas do piloto belga, que cedeu alguns segundos importantes. Ao sair de um gancho, deixou o motor do Hyundai I20 WRC silenciar-se e ao não fazer de forma correta “reset” ao carro, perdeu algum tempo.

Fora isso, Neuville teve de enfrentar um Ogier muito mais competitivo na fase final do dia. Depois de chegar a ter 1:12m de atraso sobre o belga, chegar ao final do dia com uma perda de “apenas” 45´s, tem de ser considerado um bom desfecho de dia para o homem da M-Sport.

Ogier chega mesmo ao final do dia já na segunda posição, conseguindo ultrapassar por escassos 0,3´s sobre o seu colega de equipa Ott Tanak, que foi durante quase toda a prova o segundo classificado, realizando para já um belo rally.

Na quarta posição segue Jari Matti Latvala: embora tenha perdido mais algum tempo nas especiais da tarde, consegue levar o estreante Toyota Yaris WRC a um bom resultado, que se mantiver assim, seria uma boa estreia deste novo projeto no mundial de ralis.

A fechar o top 5 segue Dani Sordo no segundo Hyundai, que depois de um erro de Craig Breen, ascendeu à quinta posição, mas ainda assim terá forte oposição no dia de amanhã por parte do piloto da Citroen, que apesar de correr com o modelo 2016, está a realizar uma excelente prova, sendo mesmo melhor entre os Citroen, na 6ª posição.

Em 7º na geral segue o melhor entre os pilotos do WRC2, Andreas Mikkelsen, que lidera de forma muito confortável, sendo claramente um piloto á parte de todos os outros nesta categoria.

Elfyn Evans também está a ter um rally muito difícil, segue apenas em 8º lugar, Pontus Tidemand é o 9º em Skoda Fabia R5 (não entra nas contas do WRC2), enquanto Jan Kopecky fecha o top10, sendo o 2º entre os participantes do WRC2, mas já a quase três minutos da liderança de Mikkelsen.

Amanhã os pilotos terão pela frente mais cinco especiais cronometradas, num total de 121km. Veremos se os problemas de motor que Neuville se queixou no final do dia persistem, ou se teremos uma luta pela vitória final do Rally de Monte Carlo intensa, ao segundo e sempre “no braço”.

 

Sábado, 21 de janeiro (3ª etapa)

PE9 Lardier et Valenca – Oze 1 31.17 km 08:08

PE10 La Batie Monsaleon – Faye 1 16.78 km 08:58

Assistência Gap – 30 Min

PE11 Lardier et Valenca – Oze 2 31.17 km 11:13

PE12 La Batie Monsaleon – Faye 2 16.78 km 12:08

service Service G- Gap – 30 Min

PE13 Bayons – Breziers 2 25.49 km 15:03

 

Voltaremos amanhã com mais emoções forte da etapa inaugural no WRC, no mais espetacular dos ralis. Monte Carlo está “a ser Monte Carlo” em todo o seu esplendor. Duro, imprevisível e sempre muito trabalho para os pilotos.

Amanha há mais e nos estremos cá para lhe dar conta de todas as incidências do terceiro dia de prova.

Até lá..if in doubt flat out!!

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.