O 3º dia de prova trouxe mais uma surpresa. Os traiçoeiros troços de Monte Carlos voltaram a fazer vitimas e neste caso o incidente tem implicações directas na luta pela vitória.
O dia começou com Neuville a mostrar serviço. Depois de ter feito um 2º dia excelente em que na parte da manhã voou nos troços monegascos, gerindo o esforço na parte da tarde, enquanto Ogier tantava recuperar, a SS9, primeira de hoje, trouxe Neuville de novo ao topo da tabela. Venceu a a especial e ganhou 2 segundos a Ogier. Os troços tinham muito gelo e estava particularmente traiçoeiros e na SS10 a estrela foi Evans, a levar o Fiesta DMack ao topo da tabela de tempos. Neuville perdeu apenas 1 segundo para o britânico mas a surpresa foi Ogier que não foi além do 6º tempo, fruto de uma abordagem cautelosa. Na geral mantinha-se tudo igual e Neuville alargou a sua vantagem para mais de um minuto para o campeão francês.
Na SS11 Ogier voltou à carga e venceu o troço seguido de Neuville, que não largava as posições do topo e com Evans a mostrar serviço de novo conquistando o 4º posto da especial (o que é que este homem andou a fazer no WRC2 em 2016?). Evans perdeu a vergonha e voltou a assumir-se como actor principal na SS12 vencendo a especial, dando 7 segundos a Ogier e 15 a Neuville que apenas foi 5º com o belga a assumir uma postura muito cautelosa nesta fase até pela vantagem que tinha no bolso face a Ogier. Tanak mantinha-se muito regular nesta fase, mesmo com queixas nas sua caixa de velocidades (problema recorrente de ontem) e Latvala ainda em fase de adaptação ia levando o seu Yaris a um positivo 4º lugr da geral
A SS13 terá sido o ponto de viragem deste rally. Evans voltou a vencer uma especial (3ª do dia) assumindo-se como a estrela deste 3º dia de prova mas a grande surpresa estava na liderança. Neuville perdeu mais de 30 min para Ogier. O belga teve um furo e partiu a suspensão traseira dos seu I20 e viu assim fugir uma vitória que parecia quase certa. Um desfecho inglório para Neuville que merecia mais e para a Hyundai que começa com o pé esquerdo este ano 2017.
Ogier é assim um homem satisfeito. É líder, tem 47 segundos de vantagem sobre Tanak que é seu companheiro de equipa e que não deverá atacar muito amanhã até porque tem uma vantagem de mais de 1 minuto e meio sobre Latvala que também ele está sossegado pois tem o 3º lugar no bolso pois Breen é 4º a mais de 1 minuto e 25 do finlandês ta Toyota. Tendo em conta as distâncias entre pilotos a única luta que se pode antever é pelo 4º com Sordo a estar a 15 segundo de Breen. De resto este rally parece estar definido quanto a posições na geral.
Desataques de hoje, reforçamos Evans, a mostrar que o ano de 2016 foi uma injustiça para ele. 3 especiais vencidas hoje e um sólido 6º lugar, logo a frente de outro dos destaques. Mikkelsen está a dizimar toda a concorrência do WRC2 tendo mais de 3 minutos de vantagem sobre Kopecky. É claramente um piloto com nivel para WRC é até é pecado este homem não ter lugar numa máquina de top. Esperemos que surja uma oportunidade em breve.
Para amanhã teremos mais 4 especiais incluindo a Power Stage, com a famosa passagem do Col de Turini. Não se esperam grandes surpresas mas já se sabe que em Monte Carlo Nada é certo.
Classificação geral
POS | # | DRIVER | TIME | DIFF PREV | DIFF 1ST |
1. | 1 | ![]() |
3:26:10.7 | ||
2. | 2 | ![]() |
3:26:57.8 | +47.1 | +47.1 |
3. | 10 | ![]() |
3:28:31.3 | +1:33.5 | +2:20.6 |
4. | 14 | ![]() |
3:29:58.0 | +1:26.7 | +3:47.3 |
5. | 6 | ![]() |
3:30:13.9 | +15.9 | +4:03.2 |
6. | 3 | ![]() |
3:33:37.9 | +3:24.0 | +7:27.2 |
7. | 31 | ![]() |
3:35:25.9 | +1:48.0 | +9:15.2 |
8. | 32 | ![]() |
3:38:45.1 | +3:19.2 | +12:34.4 |
9. | 40 | ![]() |
3:40:52.6 | +2:07.5 | +14:41.9 |
10. | 76 | ![]() |
3:41:10.0 | +17.4 | +14:59.3 |
Fábio Mendes