F1 – Fim da linha para a Manor

O prazo para encontrar um investidor para a equipa acabou e assim a equipa vai fechar as portas. Uma péssima notícia para a F1 que perde assim uma equipa e a possibilidade de ter mais dois carros em pista.

A situação da Manor era critica. Depois do GP do Brasil com a perda do 10º lugar e consequentemente do prémio atribuído, a equipa sabia que teria de encontrar um investidor para manter a operação. Falou-se de um possivel negócio em que Ron Dennis e Tavo Hellmund estavam envolvidos (responsável pelo GP dos EUA e do México) mas tal opção não se materializou.

Findado o prazo estabelecido, a Just Racing Services vai encerrar as suas actividades comerciais. No entanto  a empresa detentora dos direitos de participação na F1 não está sob administração o que poderá significar que essa parte poderá ser vendida a algum interessado. Mas na prática a Manor está fora de combate não tendo financiamento para pagar aos seus funcionários.

 

É com tristeza que esta notícia é recebida. Primeiro porque vem mostrar um dos principais problemas da F1 que Carey, Brawn e companhia terão de resolver. As equipas de pequena dimensão não têm a capacidade de se sustentar com este modelo de F1 e as chefias terão de encontrar solução para que situações como esta não se repitam. Depois é uma equipa que sai do grid, significando isso que são menos 2 carros e menos duas vagas para pilotos. A riqueza da F1 está na variedade das suas equipas. E depois porque a Manor merecia outro fim. Uma equipa que passou por muito desde os tempos da Marussia e que sempre soube encontrar soluções acaba de forma inglória.

 

Embora a expectativa por 2017 seja grande, esta notícia vem lembrar que há muito trabalho a fazer para tornar a F1 apetecível aos investidores e às marcas.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.