DTM – Os homens do volante para 2017

Com o anúncio do line-up para 2017 da Mercedes ficou definido o grid para este ano no campeonato alemão de turismos. 2017 é um ano de muitas mudanças nos pilotos e enquanto não chegam as novas máquinas algo que vai sendo adiado ao longo do tempo (a mudança para o regulamento Class One, onde a mudança para os motores 4 cilindros é uma das maiores novidades mas está apenas previsto para 2019), o DTM resolveu cortar nos custos operacionais, reduzindo o grid de 24 para apenas 18 carros, ficando um mínimo de 6 carros para cada marca. Isso fez que nomes como Timo Scheider (a caminho do WRX) fosse dispensado da Audi e que na BMW,a MTek e a Schnitzer deixarão de operar no DTM, passando a preparar o caminho para a entrada do BMW no WEC em 2018, com a ajuda de António Félix da Costa e Matin Tomczyk, que estarão inseridos no programa de desenvolvimento da nova máquina. Com estas mudanças e esta redução nos carros as equipas tiveram de repensar o seu line up e em alguns casos a mudança foi profunda.

 

Audi Communications Motorsport
Audi Communications Motorsport

A primeira marca a definir o seu futuro foi a BMW, que reestruturou a operação do DTM entregando a gestão a apenas duas equipas, a RMG e a RBM. Na RMG ficaram Marco Wittmann, Timo Glock e Augusto Farfus, Na RBM os escolhidos foram Tom Bloomqvist, Maxime Martin e Bruno Spengler.  A BMW mantém assim um line up similar ao que tinha no passado. Wittmann é o campeão em titulo e tinha de ficar, Maxime Martin já provou ser muito competitivo no DTM e Bloomqvist mostrou que tem potencial. Glock, Farfus e Spengler são nomes muito experientes e que, embora nos últimos tempos não tenham mostrado toda a sua valia, são peças importantes no xadrez da BMW.

 

A Audi apresenta mudanças profundas na escolha dos seus pilotos. A primeira mudança foi conhecida no final da época quando Mortara anunciou a sua ida para a Mercedes. E a saída da Audi do WEC deixou grandes nomes do desporto motorizado sem lugar e a marca tratou de resolver isso no DTM. Loic Duval e René Rast passaram assim do endurance para os turismos e afim de dar lugar a estes senhores, saíram Adrien Tambay e Miguel Molina. Transitaram do ano passado Mike Rockenfeller, Mattias Ekstrom, Jamie Green e Nico Muller. É um line up muito mais forte, na nossa opinião. Molina e Tambay nunca acrescentaram nada de mais e a entrada de Rast e Duval pode trazer um incremento de qualidade muito importante. Ekstrom, Green e Rockenfeller são muito experientes e Muller também já mostrou que pode rodar na frente.

 

Por fim a Mercedes apresentou os seus homens para 2017 e para além da entrada de Mortara, outras grandes mudanças se seguiram. Vietoris, Maximilian Gotz e Daniel Juncadella foram dispensados e Maro Engel  está de regresso ao campeonato. Ficaram Di Resta, Wickens, Auer e Paffett.  No caso da Mercedes já foi confirmado que a HWA irá ser a única equipa no campeonato. A Mercedes também ficou a ganhar com esta mudança. Engel tem muita qualidade e Mortara é um dos melhores do grid, juntando-se a Di Resta e Wickens e Paffet também eles pilotos com muitos Km´s no DTM.

No geral esta redução pode até nem ser muito prejudicial ao espectáculo. As equipas ficaram com line up melhores, com mais qualidade e com menos carros em pista, as marcas podem usar o dinheiro que poupam em desenvolvimento. Achamos que a Audi está muito forte e será provavelmente o line up mais forte deste ano. Mas a BMW mantém-se forte e a Mercedes ficou mais bem apetrechada com a entrada de Mortara e Engel.  Parece que o equilíbrio será a nota dominante para 2017. Claro que tudo ainda depende das máquinas e apenas estamos a avaliar o potencial dos pilotos de cada marca.

 

O calendário também já está definido e não há grandes alterações a registar, apenas com alguns ajustamentos nas datas, em relação ao ano passado.

 

Calendário 2017

5 a 7 Maio, 2017 – Hockenheimring
19 a 21 Maio, 2017 – Lausitzring
16 a 18 Junho, 2017 – Hungaroring
30 Junho  2 Julho, 2017 – Norisring
21 a 23 Julho, 2017 – Moscow Raceway
18 a 20 Agosto, 2017 – Circuit Park Zandvoort
8 a 10 Septembro, 2017 – Nürburgring
22 a 24 Septembro, 2017 – Red Bull Ring
13 a 15 Outubro, 2017 – Hockenheimring

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “DTM – Os homens do volante para 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.