WRC – Cambalhota no final do 3º dia

O 3º dia de prova na Suécia não trouxe grandes mexidas na tabela classificativa em relação ao dia de ontem. Neuville continuava a ser a estrela da companhia , tendo uma vantagem segura para Latvala e Tanak que completavam o top3. Mas na Super Especial tudo mudou!

O dia começou com a vitória de Tanak na SS9, sendo que o piloto estónio vinha com vontade de mostrar serviço. Depois de no dia de ontem ter perdido tempo com problemas de caixa, Tanak resolveu dar um castigo à nova caixa colocada pela M-Sport e venceu com 2.9 seg de vantagem para Ogier que iniciava a sua recuperação. O francês queixou-se dos troços com muita neve no dia de ontem, ele que saia em primeiro para os troços, e hoje encetou a recuperação do tempo perdido, tendo começado bem. Neuville fechava o top3 .

A SS10 caiu de novo para Tanak seguido de perto por Neuville e na SS11 o estónio da M-Sport fez um hat-trick vencendo a 3ª especial do dia, seguido de Latvala e Neuville que se mantinha sempre perto do top para não deixar aproximar a concorrência. Ogier não conseguia recuperar o tempo perdido no dia de ontem, tal como Meeke. Sordo não inventava e mantinha um andamento sereno e Paddon, depois de um 2º dia de prova bastante mau, com problemas de afinação do seu I20 continuava a perder tempo mesmo com nova afinação.

A SS12 foi anulada pois o troço da parte da manhã viu médias à volta dos 135Km/h, algo que a FIA considerou demasiado perigoso para os pilotos. A SS13 teve como vencedor Latvala que assim se mantiha no top3 seguido de perto por Tanak, com Ogier em 4º.

A SS14 viu o líder da prova regressar às vitórias nas especiais, tendo ficado à frente de Ogier e  Tanak.

Na SS15, a 2ª Super Especial do Rally aconteceu o impensável. Neuville teve uma saída de pista e perdeu uma roda, acabando com as hipóteses de  vencer um rally que estava garantido. Novamente a poucos Km do fim da prova, o belga claudicou e entregou a liderança desta vez a Latvala que segue na frente de Tanak e Ogier.

 

Destaques:

Neuville voltou a borrar a pintura. Depois de dois dias novamente em grande forma, sendo  piloto mais forte, um erro voltou a deitar por terra aquela que seria a sua primeira vitória em 2017. Tem andamento, tem um carro competitivo mas continua a deixar escapar hipóteses de vencer. Já é a segunda vez que isto acontece este ano. Mas desta vez somos obrigados a aceitar que o belga teve uma grande dose de azar. E daqui para a frente a pressão será cada vez maior. Quem agradece é Latvala que aparece aqui com uma vantagem mínima para Tanak, mas que regressa à liderança onde já esteve por duas vezes neste rally. Terá capacidade para segurar o primeiro lugar? Só amanhã se saberá. Mas é uma boa prestação de Latvala que está a mostrar uma serenidade que nem sempre foi visível na VW.

Mas o grande destaque do dia de hoje vai para Tanak. O seu talento era inquestionável mas as sua falhas e falta de consistência colocaram a sua carreira na corda bamba. Este ano temos um Tanak maduro, rapidíssimo, como sempre, e menos propenso a falhas. Está um senhor piloto e mostrou-o hoje com 3 vitórias seguidas em especiais. Ogier não fez a habitual recuperação avassaladora, até porque as condições do terreno não o permitem e a concorrência não facilita mas está de novo com a sorte do seu lado e tem agora uma vaga no pódio garantida.

O destaque negativo vai para a Citroen. Meeke está a desiludir novamente e segue apenas na 12ª posição, depois de mais uma saída de estrada comprometer as aspirações do britânico. Breen, em clara fase de aprendizagem não está para facilitar e prefere assegurar resultados do que arriscar e ficar arredado mais cedo.

Ostberg está a ter uma estreia difícil com o novo Fiesta e ontem teve de correr sem asa traseira, uma experiência que não deverá querer repetir em breve.

 

Em WRC2 Tidemand segue na frente de Suninen e Veiby com Camili a tentar chegar ao pódio algo que parece muito difícil dada a distância para Veiby. Tidemand tem 1 minuto de vantagem sobre Suninen e tendo em conta que o dia de amanhã é curto, já deverá ter posto o champanhe na neve.

 

 

Classificação geral:

 

sem-titulo

 

fotos – @World

 

 

Fábio Mendes

 

3 pensamentos sobre “WRC – Cambalhota no final do 3º dia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.