F1 – Laranja é a nova cor da esperança na McLaren

Um dos lançamentos mais esperados de 2017 aconteceu hoje. A McLaren entra numa nova era, sem Ron Dennis e agora sob a supervisão de Zak Brown e os sinais de ruptura com o passado são evidentes. Primeiro foi o nome do carro que deixou de ter a sigla MP4 (Marlboro Project 4) que entrou no início dos anos 80 no vocabulário da equipa, aquando da entrada de Dennis na estrutura, passando agora a ser designados por MCL, e depois foram as cores escolhidas. Os fãs andavam há muito a pedir o laranja, que faz parte da história da equipa, mas esse pedido foi sendo negado até hoje. O laranja voltou aos McLaren para alegria de uns e desilusão de outros.

 

O carro é bem diferente do ano passado e apresenta muitas mudanças. Primeiro a asa dianteira que apresenta um desenho completamente diferente com muitos mais elementos presentes na frente. Uma asa espectacular com grande destaque para  os apoios laterais da asa com reentrâncias muito agressivas. As entradas de ar de refrigeração dos travões foram também mudadas assim como as entradas de ar laterais, agora aparentemente mais pequenas.

Os apêndices aerodinâmicos na frente e ao lado das entradas de ar são muito parecidas as soluções encontradas pela Renault e a traseira aparece ligeiramente mais larga que no ano passado, algo já esperado com o aumento das proporções do motor japonês. A barbatana é o elemento menos estético do carro, não tendo a elegância da solução da Renault. Na traseira do carro há um conjunto de asas que merecerão atenção nos testes pois nas fotos não são ainda muito visíveis. Mas a McLaren escondeu o jogo tendo sido a única a cobrir o difusor traseiro e a apresentar um fundo plano sem saliências. Estamos todos a contar com uma grande dose de secretismo e os carros mudarão até os testes de Barcelona e mais ainda até Melbourne, mas a McLaren fez questão de mostrar que ainda há mais para ver.

16864844_585587798312196_259713975861958791_n

O line up é muito interessante e mistura juventude com muita experiência. Vandoorne vai ter finalmente a oportunidade de competir uma época inteira na F1 e esperamos muito deste jovem. Há 4 anos à espera de uma oportunidade, foi competindo noutras modalidade apresentando sempre um nível de excelência, tendo construído um currículo invejável. Na primeira oportunidade que teve no ano passado impressionou e este ano irá continuar por certo. Este não engana… vai ser uma estrela do futuro. Fernando Alonso é considerado por muito o melhor piloto da actualidade e com muita razão. Tem nesta época um teste à sua motivação e à sua persistência. Afirmou que vai ponderar durante este ano se vai continuar na F1 ou não e para isso depende claro dos resultados. Não temos dúvida que Alonso com um carro de top era favorito ao título mas depende do material à disposição para brilhar. Se for um ano ao nível dos anteriores poderemos ver o espanhol dizer adeus à F1 o que seria uma pena… O seu talento merece um terceiro título.

16996003_585587794978863_3349523362764417384_n

A McLaren tem usado um discurso cauteloso. Ninguém promete resultados, apenas muito trabalho. A Honda apresenta um motor novo, feito agora com uma colaboração mais estreita com a McLaren e afirmou que esperam ter o nível de performance da Mercedes em 2016 o que seria um salto significativo. Mesmo o chassis terá que provar algo mais este ano. No ano passado era dito como o 4º melhor mas muitas vezes esse titulo pareceu exagerado face às performances apresentadas (Suzuka foi uma desilusão total). A F1 necessita de uma McLaren forte e a lutar por vitórias. Duvidamos que tal aconteça este ano mas esperamos que a equipa dê  finalmente um salto qualitativo grande o suficiente para pelo menos andar perto dos pódios.

 

 

 

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “F1 – Laranja é a nova cor da esperança na McLaren

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.