F1 – Haas apresentou oficialmente o VF-17

Já ontem pudemos ver o carro numa foto tirada quando o carro se preparava para ir para a pista pela primeira vez, mas hoje a Haas apresentou oficialmente o seu novo monolugar para 2017, o VF-17.

A moda das apresentações grandiosas é de facto coisa do passado e a Haas optou por colocar as fotos do carro nas redes sociais e lançar um texto no seu site. Não somos contra esta prática mas começa a faltar um pouco de glamour nos lançamentos dos carros de F1, algo que é sempre um momento marcante da época.

Em relação ao carro, a pintura salta à vista como uma das melhores do ano. A equipa optou por um cinzento mais escuro este ano e a barbatana de tubarão apresenta um padrão muito bem conseguido.

Quanto à asa dianteira, parece-nos que é a menos radical deste ano, com um desenho muito similar ao do ano passado, excepto as zonas laterais exteriores bem mais trabalhadas que no ano passado (pelo menos nesta versão algo que certamente irá mudar ao longo do ano) e o nariz que apresenta agora o formato usado pela maioria das equipas, ao contrário do ano passado que era um dos narizes mais elegantes do grid.

 

16938710_798804500282813_5492570072870702258_n

As entradas de ar laterais parecem ser ligeiramente mais pequenas que no ano passado, enquanto que a entrada de ar superior apresenta uma forma triangular, algo visto nos Ferrari e Sauber de 2015. Ao contrário de outras equipas que optaram por arranjos complexos na frente das entradas de ar laterais, a Haas apresenta duas asas um conceito diferente do que tem sido usado por outras equipas. Os sidepods apresentam-se bem mais arredondados que no ano passado afunilando mais, algo que no ano passado acontecia de uma forma mais gradual ao longo do chassis. O fundo plano deste ano aparenta ser mais complexo e a barbatana é a par da Renault e da Sauber a solução mais elegante que vimos no grid, sendo que o esquema de cores escolhido até favorece a máquina.

16998698_798804493616147_8934772738935838978_n

Os pilotos como já é sabido são Romain Grosjean e Kevin Magnussen. Grosjean manteve-se do ano passado e espera ter um ano mais pacifico pois 2016 foi uma montanha russa. O início foi de sonho, com excelentes resultados mas o ano foi se tornando cada vez mais complicado para a equipa e aquele que segundo o francês era um dos melhores chassis que tinha conduzido, tornou-se num animal difícil de domesticar, especialmente nas travagens. Grosjean é um dos melhores do grid e com o carro certo, irá trazer muitos pontos à equipa. Para Magnussen é um ano importantíssimo. Depois de um ano em que não mostrou a sua qualidade na Renault, tendo sido criticado pelos responsáveis da marca, tem este ano de provar que tem o que é preciso para singrar na F1. Já seguimos Magnussen desde os tempos em que lutava com Vandoorne e Félix da Costa no WSR 3.5 e já vimos do que ele é capaz… muito mais do que temos visto até agora. Tem de o provar em pista.

16939213_798804466949483_4087185601074896393_n

A Haas teve um primeiro ano razoável e este ano terá de continuar no caminho da consolidação de processos e de aprendizagem. Embora contem com o apoio da Ferrari a Haas tem de aprender e crescer e isso leva tempo. Para já o carro tem um excelente aspecto, o line up é muito bom e por certo os problemas do ano passado foram resolvidos. Acreditamos que a equipa tenha o que é preciso para incomodar a Sauber e a Toro Rosso.

 

Fábio Mendes

 

Um pensamento sobre “F1 – Haas apresentou oficialmente o VF-17

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.