A nova novela da F1 tem como nome suspensões e tem como actores principais a Mercedes, a Red Bull e a Ferrari. No ano passado a Mercedes usou um sistema nas suas suspensões que permitiam imitar o FRIC, de forma a manter a altura ao solo do carro e maximizar o apoio aerodinâmico.
A Ferrari não achou muita piada e pediu um esclarecimento à FIA de forma a entender se podia fazer o mesmo e claro, para estragar os planos à Red Bull e Mercedes.
A discussão já é longa e até já se falou no regresso da suspensão activa banida nos anos 90 por fornecer uma vantagem considerável aos Williams naquela altura.
Ora a FIA já tornou publico os 5 elementos chave que serão considerados na avaliação das suspensões e que caso sejam detectadas tornarão os sistemas ilegais entre os quais, qualquer sistema que altera a forma como o carro responde em aceleração, qualquer sistema de suspensão que esteja acoplado ao sistema de travagem ou direcção do carro, qualquer sistema que permita um auto-nivelmento da altura do carro, acumulação de energia para posterior uso.
É um jargão demasiado técnico para o comum dos mortais entender mas basicamente pode colocar em causa as suspensões da Mercedes e da Red Bull, caso não consigam justificar estes 5 parâmetros. Caso isso aconteça as equipas terão de retirar o sistemas dos carros. No caso da Red Bull o caso é ainda mais complicado pois a lista apresentada parece tornar o seus sistema ilegal, algo que não preocupa Horner que já disse que a FIA não colocou qualquer problema ao seu sistema. Será? E nesse caso poderá ser um volte-face complicado pois outras equipas, entre as quais a McLaren optou por um sistema idêntico que embora possa ter outra finalidade pode estar também à margem das regras.
Muita tinta ainda vai correr.
fonte: motorsport.com
fotos: retiradas das redes sociais das equipas, da página Facebook da F1 e da autosport.com
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “F1 – FIA lança aviso sobre as novas suspensões”