Estrada – Alpine A110: o regresso da estrela

A Alpine foi uma subsidiária da Renault até aos anos 70, assumindo até à década de 90 o nome do fabricante. A Alpine estava encarregue de produzir os desportivos dos franceses e com bastante sucesso, diga-se de passagem. Agora, em pleno século XXI, a Alpine está em jogo novamente e tenta fazer história.

Hoje a Alpine apresentou o A110 no Geneva Motorshow. O regresso do mítico modelo dos anos 60 e 70 voltou, pelo menos o nome. O desportivo com motor ao meio, é uma homenagem ao seu antecessor, como disse Michael van der Sande, director da Alpine em entrevista à publicação autocar.co.uk.
O preço a pagar pelo  motor 1,8L turbo a gasolina, que debita 248CV deverá andar pela casa dos €55-60.000, com os 1955 exemplares da pré-venda praticamente esgotados.

A herança do novo A110 é pesada. Em 1973 o novo Concorde (todos se devem lembrar dele, possivelmente o melhor engenho produzido pela raça humana) estava pronto para a entrega à British Airways e à Air France. Ao mesmo tempo, nascia em França o Alpine A110, o desportivo que venceu o Rally Monte-Carlo, com Jean-Claude Andruet aos comandos, por 26s.

O Rally Monte-Carlo era considerado uma das mais dificeis provas do ano e a vitória de Alpine foi uma marca histórica para todos os franceses e uma afirmação da marcas Alpine e Renault. A Alpine teve ainda passagens pelas 24h de Le Mans e está presente actualmente, no WEC.

 

Por agora, o novo A110 não irá directamente para as pistas ou para os ralis, mas van der Sande avisa que o Alpine tem raça suficiente para se aventurar num circuito ou num traçado.

Hoje, com mais de 40 anos decorridos desde essa vitória, a Alpine procura fazer frente a alguns desportivos actuais, como o Porsche Cayman e o Alfa Romeo 4C. Terá sucesso? Isso só o tempo o julgará!

 

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.