WRC – Rally do México (1ª etapa): Meeke lidera, num rally de sobrevivência!

 

Duro, muito duro este rally do México até ao momento para todos os pilotos sem excepção. Com muito calor a marcar forte presença, os novos WRC sofreram de sobreaquecimento nos motores, alem da perda de potência, normal em especiais que chegam perto dos 3000 metros altitude. No final de cada passagem as queixas gerais: “o motor aqueceu”, “acenderam as luzes de segurança” ou “vínhamos em modo estrada”, foram as frases mais ouvidas pelos pilotos.

O rally começou logo mal, com um atraso do transporte dos carros desde a cidade do México até a zona Leon, onde decorre a prova, fez com que a primeira passagem pelas especiais de El Chocolate e e Las Minas fossem canceladas, realizando-se apenas a partir das segundas passagens pelas mesmas.

Na primeira especial, a longa El Chocolate de 54.90km, foi um autentico desafio para toda a gente, com todos sem excepção a terem razões de queixa dos seus carros, com os motores a darem sinais de sobreaquecimento, o que levou a que esta especial fosse um autêntico jogo de paciência e de gestão de mecânicas.

Meeke acabaria por ser o mais rápido, vencendo por 7.3´s, tirando o proveito da boa ordem saída de que dispunha, face a Ogier que foi segundo da etapa. Paddon era 3º, perdendo 17´s, Sordo cedia 20´s sendo 4º enquanto Neuville fechava o top5 a 31´s.

Problemas tinha Latvala, que além de abrir a estrada, tinha o seu Toyota Yaris WRC a sofrer de falta de potência, o que o fez ceder 1:32m face ao mais rápido, demonstrando o que ainda tem de evoluir neste capitulo.

Evans foi abrigado a parar no troço, cedendo algum tempo, mas o pior viria mais tarde, já depois de terminar a especial, atrasou-se no troço de ligação, sendo penalizado em 5 minutos por falhar o tempo de um Check Paint.

Na segunda especial do dia, corria-se Las Minas, onde o mais rápido foi T. Neuville em Hyundai I20 WRC, recuperando algum to tempo perdido na especial de abertura do dia, deixando atrás de si Elfyn Evans que realizou uma boa passagem, cedendo mais 5.7´s que o piloto belga. Dani Sordo foi o 3º mais rápido a 6.5´s, enquanto K. Meeke foi o 4º mais rápido, mantendo a liderança da prova e alargando-a face a Ogier, 2º classificado, que foi apenas 6 na etapa.

Quem continuava com problemas eram os Toyota, que rodavam longe da concorrência, Hanninen era ainda assim o melhor dos dois, fazendo o 9º melhor tempo a 23´s enquanto Latvala cedia mais 1.11m.

A fechar o dia faltava ainda mais três curtas super especiais, com passagem pela mítica Street Stage Guanajuato, onde até ai ouve uma “vitima”. Paddon perdeu muito tempo, caindo a geral de 4º para 7º. Quem venceu esta curta especial foi Neuville, Evans voltou a ser segundo e Dani Sordo fez o 3º tempo, realizando também ele até ao momento um excelente rally.

Sol de pouca dura, no troço de ligação para a derradeira especial do Autódromo de León, onde teriam pela frente uma dupla passagem, o piloto Espanhol ficou pelo caminho com problemas no seu carro. Mais um azarado de um rally cheio de peripécias.

Meeke voltava a vencer, e alargava para 18´s a sua vantagem face a Ogier que era apenas 6º e cedia mais 3´s ao seu rival.

A fechar o dia na segunda passagem mesma especial, era Evans que vencia, Meeke fazia o 2º melhor registo e Hanninen voltava a ser 3º.

Nas contas finais deste primeiro dia de rally, Meeke é líder, tem 20,9´s de vantagem sobre Ogier, num duelo que promete grande emoção no que ainda falta correr de prova.

Neuville é 3º mas já a 56´s da liderança do piloto da Citroen, tendo atrás de sei um surpreendente Hanninen que soube aproveitar bem os azares alheios e um pouco sem se dar por ele foi galgando lugares na geral, o que o leva para já á 4ª posição a 1:27m, num rally muito complicado para os Toyota. Tanak fecha o top5, cedendo já 1:32m para o líder.

Lefebvre é 6º na geral, numa prova certinha do francês, sem erros para já, Paddon fecha o dia em 7º depois o azar na SS6, enquanto Jari Matti Latvala é 8 mas cedendo já 2:30m, num rally bem complicado para si.

Evans é 12º na geral depois da penalização sofrida no final da passagem por El Chocolate.

Classificação após SS8:

1. 7 Meeke Kris – Nagle Paul
Citroën C3 WRC
RC1
M
1:01:33.8 81.3
2. 1 Ogier Sébastien – Ingrassia Julien
Ford Fiesta WRC ’17
RC1
M
1:01:54.7 +20.9
+20.9
80.8
0.25
3. 5 Neuville Thierry – Gilsoul Nicolas
Hyundai i20 Coupe WRC
RC1
M
1:02:30.5 +56.7
+35.8
80.1
0.68
4. 11 Hänninen Juho – Lindström Kaj
Toyota Yaris WRC
RC1
M
1:03:01.1 +1:27.3
+30.6
79.4
1.05
5. 2 Tänak Ott – Järveoja Martin
Ford Fiesta WRC ’17
RC1
M
1:03:06.7 +1:32.9
+5.6
79.3
1.11
6.
+1
8 Lefebvre Stéphane – Moreau Gabin
Citroën C3 WRC
RC1
M
1:03:26.6 +1:52.8
+19.9
78.9
1.35
7.
−1
4 Paddon Hayden – Kennard John
Hyundai i20 Coupe WRC
RC1
M
1:03:35.9 +2:02.1
+9.3
78.7
1.46
8. 10 Latvala Jari-Matti – Anttila Miikka
Toyota Yaris WRC
RC1
M
1:04:04.6 +2:30.8
+28.7
78.1
1.81
9. 30 Tidemand Pontus – Andersson Jonas
Škoda Fabia R5
RC2 1:04:58.1 +3:24.3
+53.5
77.0
2.45

 

No WRC2 está a ser uma luta a dois pela vitoria, com vantagem para já para Pontus Tidemand face a Eric Camilli, tendo uma vantagem de 35´s sobre o piloto da M-Sport, num duelo ainda longe de estar resolvido, pois numa prova tão dura como esta ainda muito ainda irá acontecer certamente.

Para a segunda etapa os pilotos terão pela frente mais oito especiais, num total de 157km cronometrados, onde promete muitas historias para contar, no que está a ser uma autentica prova de resistência, onde a gestão da mecânica e pneus, pode ser a chave para a vitória.

Meeke lidera, em busca da primeira vitoria da temporada, enquanto Ogier segue em 2º lugar tentando o assalto á liderança do campeonato.

Emoção, dureza e talvez algum drama, é que esperamos nos próximos dois dias de rally do México, um dos mais duros de toda a temporada.

Amanha estamos de volta com todas as incidências do que acontecer durante o 3º dia de rally do México.

Até lá…if in doubt flat out!

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.