F1 – As dúvidas e as possíveis respostas para 2017

Se é fã de F1, deve estar ansioso para que chegue sexta feira e os carros voltem à pista, agora para competir. Toda esta ansiedade deve-se a um sem número de dúvidas que cada um tem e que quer ver respondidas ao longo da época. Vamos passar por cada equipa e ver quais os pontos de interrogação que existem e que cujas respostas conheceremos ao longo do ano.

 

Mercedes – Será Bottas capaz de se dar bem?

Já se viu que a Mercedes continua em forma, embora o carro não tenha mostrado todo o potencial devido a um problema na unidade motriz, que entretanto já terá sido resolvido, e tudo o que não seja um Mercedes na frente vai deixar muito queixos no chão. Mas a grande dúvida é Bottas. O finlandês foi o escolhido para substituir o campeão Rosberg. Muitos são os que duvidam da capacidade de Valtteri em  dar luta a Hamilton. Para já os indicadores são positivos e a adaptação corre bem. Mas quando na sexta começar a doer, estará Bottas à altura do desafio?

Achamos que sim. Tem capacidade, tem talento, já o mostrou em várias categorias e agora não nos parece que deixe escapar a oportunidade.

 

Ferrari – Voltará Vettel a erguer o dedo?

Esta dúvida exige duas respostas… Se a Ferrari tem realmente um carro capaz de lutar por vitórias e se Vettel regressou a velha forma de 2016. A Scuderia foi audaz, fez um carro muito interessante e deu nas vistas nos testes… tal como fez nos anos anteriores, sem que os resultados tenham sido os desejados a posteriori. A Ferrari surpreender nos testes e desiludir nas corridas já é um clássico. Será que desta vez o carro vai mesmo ser capaz de se chegar aos Mercedes? E será que Vettel volta a erguer o dedo (o indicador pois o do meio já tem treino, principalmente com Verstappen por perto).

Achamos que sim… A Ferrari vai vencer em 2017 e Vettel vai apertar com Hamilton. Se isso será suficiente para o título, isso já não fazemos ideia, mas desejamos muito que sim.

Red Bull  – Como vai evoluir a relação entre Ricciardo e Verstappen?

Esta também exige duas respostas… Se a Red Bull tem realmente um carro capaz de vencer é a primeira resposta exigida. Se o carro só for suficiente para o 3º lugar, a coexistência de ambos os pilotos não deverá sofrer muito. Mas se o carro for competitivo como se espera, haverá luta por vitórias e isso pode dar origem a atritos. Verstappen já mostrou que não anda na F1 para brincar e a atitude bem disposta de Ricciardo acaba em pista, onde se torna num animal competitivo. Será que vemos dois dos melhores pilotos da F1 a lutarem entre si de forma consistente e com isso vamos ver o melhor (e o pior) dos dois?

Ricciardo já teve de enfrentar Vettel e não se deu mal com isso, mantendo sempre a postura bem disposta. A relação entre ambos deverá manter-se apenas para fins comerciais e pouco mais. Mas a F1 é rica em surpresas!

 

Force India – Conseguirão chegar ao 4º lugar?

Pelo que temos vistos, a vontade de chegarem ao 3º lugar é para já algo irreal. Mas o 4º lugar será um bom desafio em que a Williams deverá ser a equipa a abater para chegar a esse lugar. Para isso terão de contar com Pérez, que não costuma desiludir, e Ocon que para já é uma incógnita. Teve um inicio titubeante nas primeiras corridas, mas foi evoluindo bem, a questão agora é que não está na Manor e tem de mostrar todo o seu potencial. Será que conseguem?

É difícil ter uma opinião formada. A Williams está mais forte, mas Stroll pode complicar as contas à equipa o que pode jogar a favor da Force India. Mas se nenhum dos jovens errar em demasia, deve cair para o lado da Williams

 

Williams – Estará Stroll à altura das exigências?

É o piloto mais jovem da F1, é rookie e chega numa fase de mudanças na F1 onde tudo anda mais rápido. A adaptação é difícil e a primeira semana de testes mostrou isso. Não temos dúvidas que tem talento, mas esperamos que seja uma primeira metade de ano dura para o jovem canadiano.

No final do ano esperamos dar nota positiva e é provável que não desiluda.

 

Renault – Top 5 é possivel?

É o objectivo da marca francesa para 2017… será que é possivel? Será que a Renault vai ter argumentos para estar na luta constante por pontos e começar a apanhar os grandes?

Achamos que irá acontecer. A Renault evoluiu bem, foi buscar um bom piloto e a máquina parece ter potencial… É em 2017 que vemos o início do ressurgimento da marca do losango.

 

Toro Rosso – Capazes de lutar pelo top 5?

São outros dos candidatos assumidos ao top 5. Mas será que o chassis, que fez babar meio mundo, tem capacidade para chegar aos objectivos designados?

O chassis tem qualidade e a dupla de pilotos dá garantias. Sainz é bom e Kvyat vem motivado para mostrar que tem lugar na F1. Vai ser uma luta tremenda Mas achamos que a Toro Rosso não vai ter capacidade de aguentar até ao fim do ano a luta com a Renault e a Force India.

 

Haas – Serão capazes de fazer melhor que em 2016?

O segundo ano é mais complicado. Para já corre tudo bem, mas será a Haas capaz de melhorar o 8º lugar conquistado no final de 2016? A dupla de pilotos é boa, mas o chassis ainda tem de evoluir um pouco.

Dificilmente a Haas fará melhor que o 8º lugar. Os adversários estão muito fortes e acreditamos que a equipa americana tem ainda de amadurecer alguns aspectos técnicos para conseguir dar o salto… estão no bom caminho mas não deve ser para já.

 

McLaren – Será que o pesadelo acaba a tempo de evitar males maiores?

Tudo está a correr mal para já e os sinais de melhoria ainda são tímidos. A Honda prometeu um motor mais fiável para Melbourne mas em 2015 também foi assim e o resultado não foi o melhor. A grande dúvida que se coloca é se a Honda resolve os problemas de forma a manter-se na F1 com a McLaren e se a parceria aguenta.

Achamos que não… o fim da história está por perto e se a Honda não conseguiu dar a volta ao texto em 2 anos não será agora em meses que o vão fazer.

 

Sauber –  Não há dúvidas…

Vão ser mesmo os últimos e dos dois pilotos, Wehrlein deverá ser o que nos vais agradar mais. Pacifico.

 

 

E vocês, o que vos deixa mais curiosos neste início de ano? Deixem a vossa opinião!

 

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “F1 – As dúvidas e as possíveis respostas para 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.