Teve inicio a temporada de 2017 do MotoGP. Nesta quarta-feira marcaram presença na conferência de imprensa que antecede o GP do Qatar, alguns pilotos, tais como, Valentino Rossi, Maverick Viñales, Marc Márquez, Jorge Lorenzo. Deixamos aqui algumas afirmações que se sucederam durante a sessão.
Marc Márquez: “Tem sido um longo inverno, mas agora estamos aqui. Esta pré-temporada foi um pouco melhor do que a do ano passado. Estou feliz e sinto-me muito mais confortável com a moto num modo geral. Estou ansioso pelo inicio da temporada de 2017. Tivemos algumas mudanças, especialmente com o motor, mas ainda estamos a trabalhar para que tudo corra da melhor maneira e consigamos a melhor configuração. Acima de tudo espero um bom fim de semana…”
Valentino Rossi: ” Temos de tentar ficar no grupo da frente, visto virmos de um Inverno complicado. Lutamos para encontrar soluções,ou seja, trabalhamos e tentamos melhorar sempre. Espero ser forte e muito competitivo. “
“Como é habito, o nível está muito alto e este ano ainda mais. Temos 7, 8 ou 9 pilotos que vão lutar pelo campeonato. Teremos que nos manter nesse grupo. Foi uma pré-temporada muito complicada. Nunca fui muito forte e batalhámos para ter um feeling certo. Vai ser um longo campeonato.”
“Maverick fez uma grande temporada. Foi muito rápido e bastante forte em todas as pistas. Fez os melhores tempos e acho que ele vai ser bastante forte.”
Maverick Viñales: ” Fiz uma boa pré-temporada, mas foi só isso. Encontramos uma boa configuração da moto em todos os testes que realizamos,e vamos tentar levar isso para a temporada que ai vem. Fizemos um excelente trabalho durante estes meses. O meu estilo de pilotagem não mudou muito. É uma equipa nova…precisei de mudar a minha forma de trabalhar.”
Jorge Lorenzo: “Aos poucos vamos ficando melhores. Aqui no Qatar fizemos grandes progressos e ficámos muito próximos dos pilotos da frente. Tenho a certeza de que aos poucos vamos ser melhores. Sepang foi um grande choque, mas no Qatar fomos melhores e estou optimista em relação ao futuro.”
Andrea Iannone: “Começámos bem em Sepang e em Phillip Island tivemos algumas dificuldades. Trabalhámos bastante para me adaptar à mota e vice-versa. Ainda é um pouco complicado, mas vamos procurar diminuir a diferença.”
“De momento, tem sido bastante difícil porque nos testes tive algumas dificuldades. O ritmo não é mau mas não está próximo dos 4 melhores. Irá melhorar, mas vou procurar lutar pelo pódio.”
Cal Crutchlow: “Se o conseguimos fazer uma vez (ganhar corridas) não há razão para não o fazermos outra vez. Os adeptos britânicos congratulam-te quando tens uma boa corrida mas também são os mesmos que dizem que deves abandonar se não estiveres bem. Acho que noutros países apoiam um piloto e ficam com ele. As expectativas existem, sem dúvida, mas estou satisfeito com isso e temos que tentar melhorar face ao ano passado.”
(Fontes: MotorcycleSports || MotoGP.Com)
Ricardo Fontelas