F1 – Resumo do primeiro dia

O primeiro dia de competição, com a realização da FP1 e FP2 trouxe novidades e já há algumas conclusões a tirar, conclusões que confirmam o que suspeitávamos no final dos testes de Barcelona.

 

FP 1

A primeira sessão de treinos livres teve como rei e senhor Hamilton, que foi mais rápido que toda a gente. Tal como o seu colega de equipa usou ultra-softs (os Mercedes foram os únicos a usá-los nesta sessão) mas Hamilton foi mais de 0.5 seg mais rápido que Bottas (um bigode bem grande). Perto dos Mercedes apareceram… os Red Bull. O RB13 surgiu como se esperava com alterações e algumas delas na zona dos sidepods, um pouco à moda da Ferrari. Max e Dani mostraram bom ritmo e ficaram a 1 segundo dos Mercedes, sem ter calçado os “ultras”. A Ferrari era a interrogação do momento. Kimi e Vettel rodaram pouco durante a sessão e apenas no final saíram para pista para fazerem tempos não muito impressionantes… Mas ficou a ideia que havia algum bluff no ar e que a Ferrari não mostrava o jogo todo.  Massa mostrou bom andamento, tal como Grosjean e Hulkenberg. Force India e Toro Rosso apareciam algo discretas, isto para não falar da McLaren que, tal como se previa, esteve muito longe dos tempos de referência

 

FP2

Na segunda sessão tivemos mais informação fidedigna. Hamilton continuava na frente por larga margem, mas Vettel mostrou mais andamento tal como se esperava. Os Bull´s não tiveram tanto ritmo o que mostra que o 3º lugar é mesmo o que lhes está atribuído para já. Mais abaixo Toro Rosso mostrou mais, pela mão de Sainz, e a Haas manteve-se em posição de destaque (mais uma vez Grosjean já que Magnussen teve problemas de pressão de água no motor). Os Force India mantiveram a toada bastante discreta e a Renault apenas conseguiu informação de Hulkenberg. Palmer continua em maré de azar e depois de um problema técnico que lhe estragou a FP1, teve uma saída de pista na FP2 tendo até agora pouco mais de 10 voltas completadas. Williams teve uma sessão menos conseguida com Massa a ter problemas electrónicos enquanto Stroll continuava a jogar pelo seguro e acumulava km. McLaren mostrou mais, com Alonso a ficar a mais de 2 segundos dos tempos da frente e para já sem problemas de fiabilidade.

 

Conclusões:

Bottas deve estar a fazer contas à vida – Hamilton chegou e mostrou quem é o patrão. Esperávamos mais do finlandês mas a procissão ainda agora começou e Bottas irá evoluir de certeza… Uma coisa é certa, o bluff mal feito de Hamilton não convenceu ninguém e a resposta esta nos tempos… este Mercedes é um bicho muito mau. O britânico disse que o carro está muito melhor desde os testes de Barcelona e que a diferença é do dia para a noite. Pois claro!

Ferrari a fazer Mind Games? – A Ferrari pareceu querer esconder um pouco o jogo. Realidade ou não, só teremos a verdadeira noção logo quando virmos a qualificação. Para já o Ferrari parece ainda curto na afinação mas ficou no ar que a Scuderia ainda não mostrou tudo. Surgiram rumores que a máquina teve problemas no DRS e no MGUK mas a serenidade de Vettel e da box indicava algo bem diferente. Há mais para ver do SF70 H. Já agora os rumores da ida de Vettel para a Mercedes começam a surgir cada vez mais e Wolff até já se mostrou interessado na ideia mas para já Vettel não quer saber disso. E, apostamos nós, se a Ferrari der um passo significativo este ano o mais certo é renovar. Para já parece confiante o que é bom sinal.

Na luta pelo meio da tabela Haas começa bem e Toro Rosso mostra potencial – A Haas conseguiu colocar sempre um carro no top 10 nas duas sessões e tirando o problema de Magnussen tudo pareceu correr bem. Toro Rosso mostrou que pode discutir resultados com Haas e Renault (cujas sessões não convenceram muito ainda) e a Williams pode estar satisfeita com o regresso de Massa… com estes carros o brasileiro é bem competitivo. Stroll está claramente com receio de arriscar mas Massa está com a corda toda e vai dar-se muito bem com este carro.

McLaren com sessão pacifica – os fantasmas da falta de fiabilidade não se mostraram e a equipa pareceu ter uma sessão tranquila dentro do possível. Claro que o andamento não é o que se quer mas não ver fumo  a sair do MCL32 a andar em pista sem problemas já não é mau. Vandoorne não teve o inicio que esperaria mas dada a situação não se pode exigir em demasia.

Notícias

Haas tem de retirar o “estendal”  – A T-Wing da Haas vai ser retirada do carro. Na pista a barbatana do carro apresentava demasiadas oscilações, o que poderia colocar em causa a integridade estrutural, e para evitar isso a FIA obrigou a equipa a retirar o apêndice. A equipa rodou sem a T-Wing na FP2 mas estão a tentar que possa ser readmitida para o resto do fim de semana.

 

Honda trabalha numa nova unidade motriz – o “moinho” que os japoneses apresentaram hoje tinha mais potência e mais fiabilidade mas a Honda sabe que é preciso mais … muito mais. Espera-se que uma nova máquina esteja pronta em 2 meses já com os problemas de base resolvidos. Para já os pilotos tem de fazer passagens de caixa mais cedo que o desejado, para evitar as famosas vibrações, mas a Honda está a tentar solucionar isso de forma a poderem extrair mais da actual unidade e espera usar mapas mais competitivos para a qualificação.

Em 2018 barbatanas desaparecem mas aparece o Halo – Parece que estamos condenados a ter carros feios… Embora as barbatanas não nos causem grande confusão, estão a ser feitos esforços para que sejam removidos em 2018… em contrapartida o horrível halo será uma realidade… karma!

Verstappen acha que o RB13 ainda é um pouco lento – A Red Bull apresentou um carro com muitas novidades, como seria de esperar mas Max acha que ainda não estão ao nível dos rivais. No entanto as mudanças vistas no carro mostram bem a capacidade dos Bull’s em evoluir. Se ainda não estão ao nível dos primeiros… não tardará.

 

Hamilton já chegou ao recorde de Schumacher de 2004 em corrida que estava em 1:24:125s e deverá ficar também com o recorde de pista de Vettel que está em 1:23:529. Estes carro são mesmo muito rápidos.

Resumos das declarações de pilotos e chefes de equipa: http://www.espn.co.uk/f1/story/_/id/18990842/who-said-friday-practice-2017-australian-grand-prix

 

Para ver os dados da pista e horários sigam este link

 

fontes:
motorsport.com; autosport.com. planetf1.com; espn.com
fotos: f1.com

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “F1 – Resumo do primeiro dia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.