Maverick Viñales demonstrou uma vez mais que a adaptação à nova moto corre de vento em poupa. O espanhol na primeira sessão de treinos livres obteve um tempo canhão, pulverizando toda a concorrência directa.
Jorge Lorenzo e Valentino Rossi após a FP1 abordaram os seus resultado sem deixar de comentar a performance do novo recruta da Yamaha.
Valentino Rossi:“O meu desempenho não foi nada de outro mundo, mas penso que conseguimos encontrar algo de positivo. Hoje temos de confirmar esses indicadores com os pneus duros. Tirando o desempenho do Maverick, se pretendo estar junto do segundo grupo de pilotos tenho de recuperar meio segundo. Vamos nos focar em melhorar o ritmo em sequências de voltas longas porque com os pneus macios consegui ser um pouco mais rápido”.
“…pilotar muito bem, está com boas sensações e a compreender muito bem a moto”.
Jorge Lorenzo: “O quinto tempo não é um mau resultado. O registo que obtive foi conseguido com pneus macios, que em uma ou duas voltas são muito competitivos. Contudo fomos mais lentos do que nos testes de pré-época. Temos de melhorar as sensações de modo a sermos mais rápidos e consistentes, algo que ainda não conseguimos ser. “
“Está a pilotar com uma grande determinação e conseguiu um grande tempo. Isto porque as condições meteorológicas pioraram – estava mais vento – e mesmo assim conseguiu ser mais rápido do que nos testes. Foi surpreendente a diferença a que deixou Rossi. É algo que não se tem visto apenas num treino livre, mas sim ao longo das sessões realizadas durante a pré-época.”
Este “menino” que transitou da Suzuki promete e surpreende, mas, só aos mais distraídos!
(Fonte: motosport.com.pt)
Ricardo Fontelas