F1 – Haas agradada com Ferrari, Honda pisca o olho à Sauber e as Forças G dos novos carros

Haas afirma que motor Ferrari é tão bom ou melhor quanto o Mercedes

 

É a afirmação algo arrojada de Guenther Steiner, director da equipa Haas que não tem poupado elogios a unidade motriz da Ferrari. Embora o resultado do fim de semana tenha sido uma franca desilusão, Steiner está convencido que tem o motor certo para ter sucesso. A unidade sofreu melhorias em todas as áreas e foi graças a ela que conseguiram surpreender com a excelente prestação de Grosjean na qualificação. Curiosamente foi um problema técnico no motor que levou à desistência do francês.

Nestes assuntos já sabemos como funciona… quando há avarias ninguém fala, mas quando corre bem tudo elogia o motor Ferrari. É já um costume. No entanto é claro que a máquina é melhor e tem argumentos para se bater com a Mercedes… para já.

Por falar em Ferrari o grande chefe, Sergio Marchionne afirmou que a Ferrari tem de se envolver com a Formula E. A vontade do presidente da marca é trabalhar a componente electrica através da Formula E para aplicar nos seus modelos híbridos. Hum!! Então, a Formula 1 já é só por si híbrida! Porque a Ferrari teria vontade de ir para a Formula E?

Primeiro a modalidade tem feito um excelente trabalho em atrair novas marcas tais como Audi, Jaguar, BMW, Citroen e Renault. Mas na componente desportiva, para já, ainda deixa algo a desejar, no entanto espera-se que haja um salto qualitativo em breve com a utilização de apenas um carro por corrida e não dois o que obriga a um paragem estranha em que é o piloto a trocar de carro… Ok, no MotoGP também se faz parecido à chuva, mas não nos convence.

A Ferrari das duas uma ou está mesmo apostada em  ingressar na Formula E esperando um crescimento maior da modalidade ou (e se calhar é aqui que está a chave) está a colocar pressão na Liberty. F1 sem Ferrari não faz sentido e por isso recebem um prémio chorudo da FOM só por estarem presentes no campeonato. Mas em breve começarão negociações para a redistribuição de prémios e neste negócio ninguém quer ficar a perder. Será que Sergio Marchionne falou da Formula E com vontade séria de ir ou só para dizer que “a erva é também verde do outro lado do campo” e que se a Liberty quiser tirar demasiado dinheiro da Ferrari, esta aposta mais na Formula E?

Foto: Zak Mauger/LAT/Formula E

É apenas uma suposição, mas  o certo é que a Formula E começa a ganhar cada vez mais interessados e a F1 tem de ser muito inteligente e rápida para não perder demasiadas marcas para o recém criado campeonato. 

 

 

Sauber – Honda em 2018?

A Sky Sports avança com a possibilidade da Honda fornecer a Sauber na próxima época. Os japoneses sempre se mostraram abertos a essa possibilidade e no passado era Ron Dennis que não gostava da ideia da Honda dividir esforços. Mas com esta nova administração e com a McLaren claramente a tentar perceber que outras opções tem, a Honda começa agora a mostrar sinais de querer fornecer mais equipas.

Monisha Kaltenborn confirmou que a Sauber anda a ver novas opções para o fornecimento de motores que pertence à Ferrari já há alguns anos.

Faz sentido? Sim! A Honda gastaria mais mas poderia ter duas vezes mais informação e tentar resolver os problemas de forma mais rápida… isto no caso da McLaren se manter com motores japoneses. Caso contrario a Honda ficaria a fornecer a Sauber e mostrar que sabem fazer motores mantendo-se assim na F1, e tentando valorizar todo o investimento feito até agora.

Por falar em Sauber, Giovinazzi poderá ser o piloto para o GP da China uma vez que ainda não se sabe da condição fisica de Wehrlein. E se a lógica imperar, não será em duas semanas que o alemão vai ter evolução fisica suficiente para aguentar um GP e o italiano supreendeu pela positiva com uma excelente prestação na Austrália.  Já há quem diga que o piloto italiano deve ser o substituto de Raikkonen para o ano… Calma! O moço mostrou potencial mas há pilotos já feitos e com muita qualidade que poderia ser melhores escolhas.

 

E para quem criticou Wehrlein, por não ter ido para a pista vejam só este video e vejam a diferenças de Forças G do ano passado para este ano… Estas máquinas não são para brincadeiras!

 

 

Fontes:
espn.co.uk; skysports.com/f1;  Pitpass.com
Fotos: Retiradas das páginas das equipas de F1, autosport.com

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.