F1 – GP da China: Ferrari pressiona mas Hamilton garante a pole

Lewis Hamilton conseguiu a pole position para o GP da China, a sua 6ª pole consecutiva na F1 e a sua 6º pole na China. O britânico fez duas excelentes voltas na Q3, garantindo-lhe o primeiro lugar da grelha, mas terá Sebastian Vettel ao seu lado para a partida de amanhã.

Os Ferrari parecem mais fortes que os Mercedes, no entanto Hamilton consegue ainda ser rápido na Qualificação. Veremos como será o ritmo de corrida dos dois Mercedes.

Valtteri Bottas garantiu o terceiro lugar da grelha, seguido de Kimi Räikkönen (que ficou com o recorde de volta mais rápido na Q2, sendo batido depois pelo tempo de Hamilton) e de Daniel Ricciardo.

Felipe Massa foi o 6º mais rápido da Q3, à frente de um fantástico Nico Hulkenberg. O piloto da Renault tirou tudo, e ainda mais um bocadinho, daquele carro.

Perez, Kvyat e Stroll fecharam os 10 primeiros lugares da grelha de partida para a corrida de amanhã.

Nota: A corrida realizar-se-à à hora prevista, com ou sem nevoeiro. Os organizadores garantem uma escolta para o hospital mais próximo do circuito em caso de acidente grave, não sendo necessária a evacuação via aérea do piloto.

Filme da qualificação:

Um começo de qualificação algo dramática para as cores da Red Bull. Max Verstappen rodou duas voltas mas teve de voltar à box da equipa com um problema de software. Um dos homens que mais ultrapassagens concretiza na F1 actual, vai partir de último. Vai ser o verdadeiro teste à questão das ultrapassagens com os novos carros da categoria.

Continuando na Q1, o grande destaque vai para Fernando Alonso, por ter conseguido passar novamente à Q2 com um carro claramente inferior à concorrência. O destaque, ainda não decidimos se positivo ou negativo, tem de ir também para Antonio Giovinazzi. O italiano, que voltou a substituir Pascal Wehrlein, fez o 15º tempo, melhor que, por exemplo, Romain Grosjean, mas na última volta perdeu o controlo do carro e bateu forte. Ainda não se sabe se conseguirá sair mesmo de 15º ou se a equipa tem de trocar a caixa de velocidades. e assim, Giovinazzi ser penalizado.

De fora ficavam, Ocon, Verstappen, Palmer (começamos a ficar sem argumentos para o defender), Grosjean, e Vandoorne.

Max Verstappen
foto: Red Bull Racing

Durante a Q2, sem Giovinazzi que para além de ficar com o carro destruído, passou pelo centro médico devido ao forte embate, Lance Stroll conseguiu, à justa, passar para a última sessão qualificativa. Quem perdeu o comboio foi Carlos Sainz.

Kimi Räikkönen foi o homem mais rápido da Q2 e bateu, na sua melhor volta, o recorde da pista. Estes carros são mesmo muito bons e bonitos de se verem. A Ferrari fazia pressão na Mercedes.

Grande qualificação de Nico Hulkenberg. O alemão da Renault deixou para trás Magnussen e Sainz, dois dos seus rivais na qualificação e mesmo no campeonato para a equipa. O carro mesmo ainda não estando no seu melhor, pareceu nas mãos do alemão uma máquina competitiva. Veremos como será a corrida.

No sentido inverso esteve a Force India. que apenas tinha um piloto ainda na luta, Perez, que conseguiu apenas o 8º melhor tempo da Q2.

De fora ficaram, Ericsson, Alonso (não há magia que faça andar aquele carro), Magnussen, e Sainz.

c84fpunxoaaboba

Na Q3, Stroll e Perez não sairam para as primeiras voltas, tendo sido os únicos dois carro a não marcarem tempo. Hamilton e Vettel eram, às primeiras voltas contadas, os mais rápidos e a ordem dos 4 primeiros não se alterou até ao fim da qualificação, apenas os seus tempos melhoraram.

Engraçado de ver que Vettel foi mais rápido no sector 1, Hamilton no sector 2 e Bottas no sector 3. Os carros estão mais rápidos mas as diferenças entre eles não são tão grandes como em 2016.

 

A corrida de amanhã tem inicio às 7h portuguesas e em princípio, à chuva. Vamos esperar um bom espectáculo!

 

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.