Marc Márquez conquistou a pole para o GP da Argentina. O espanhol foi o mais rápido em pista deixando os seus rivais directos a mais de um segundo. Esta qualificação foi rica em surpresas, mas vamos por partes.
Nomes como Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso, Dani Pedrosa tiveram que disputar a Q2, demonstrando assim que o fim de semana poderá ser de pesadelo. De realçar que muitos pilotos não saíram para a pista com pneus de chuva, o que pode ter levado a esta situação. Foi uma qualificação renhida onde Valentino Rossi e Dani Pedrosa foram os mais fortes, passando a qualificação(1) principal, onde se disputa a pole.
Como referido Marc Máquez não deu qualquer hipótese na Q2 e deixou o surpreendente Karel Abraham (Aspar) a 0.763s, que ficou com o segundo lugar na grelha de partida. O piloto checo foi o primeiro dos três pilotos satélite, onde Cal Crutchlow, Danilo Petrucci, terminaram com os 3º,4º melhores tempos respectivamente.
Dani Pedrosa que veio da Q1 estabeleceu o quinto tempo no circuito argentino. Os homens da Yamaha estiveram discretos. Maverick Viñales que até então tinha dominado praticamente as sessões de treinos livres, não conseguiu impor o seu ritmo e acabou por terminar a qualificação a 1.706s de Márquez. Já Rossi tal como Pedrosa, transitou da Q1 e não fez muito melhor que o seu companheiro de equipa, terminando com o sétimo tempo.
Aleix Esparagaró mais uma vez mostrou que a sua Aprillia esta forte e ficou logo atrás do italiano da Yamaha. A completar o TOp 10, ficaram Loris Baz, Bautista, Folger e Andrea Ianonne.
Mal estiveram os dois pilotos da Ducati de fábrica que não conseguiram fazer melhor que o décimo terceiro( Andrea Dovizioso) e décimo sexto lugar(Jorge Lorenzo). Zarco que se evidenciou no Qatar foi apenas décimo quarto.
A corrida decorre amanha, com inicio às 20.00H( hora de Lisboa).
Ricardo Fontelas