WTCC – Corrida de Marrocos: Monteiro não deu hipóteses e conquistou a pole

O dia começou com os treinos livres e aí não houve dúvidas quanto à força dominante em pista… Monteiro foi o mais rápido na FP1 e na FP2 Michelisz não quis ficar atrás. Nos Volvos a primeira sessão pertenceu a Bjork mas Girolami aprendeu depressa “os cantos” à pista e fez o melhor tempo da FP2.

Nos privados houve mais história para contar. Huff viu o seu carro chumbado na inspecção feita pelos comissários pois os cintos de segurança não estavam em conformidade. O problema é que em Marrocos não há onde comprar esses cintos e foi preciso uma ginástica tremenda para trazer os cintos da Europa, deixando Huff numa pilha de nervos. O britânico faltou à primeira sessão de treinos, mas na segunda já com os novos cintos instalados fez o 3º melhor tempo . Curiosamente na FP2 o 2º piloto privado foi Guerrieri que tinha passado discreto na primeira sessão mas que regressou com bom andamento na segunda. Os Citroen da Loeb Racing que na primeira sessão tinha sido os únicos a fazer concorrência a Monteiro ficaram mais abaixo na tabela na segunda sessão.

Assim no final dos ensaios a única certeza era que os Honda de Monteiro e Norbi estavam fortes e eram favoritos, Huff tinha andamento suficiente para os acompanhar e da Volvo Girolami parecia o piloto mais em forma.

 

Q1

Tiago Monteiro começou por aplicar o melhor tempo, mostrando que a boa forma da manhã não era coincidência. Michelisz era 2º, Huff 3º e Catsburg 4 º à frente de Guerrieri que fechava o top5, no final das primeira ronda de tentativas. Como a Q1 é agora de 30 minutos, os pilotos têm tempo para mudar pneus, reconsiderar afinações e estratégias. Michigami não saiu nos primeiros minutos da Q1.

As segundas tentativas viram Chilton e Girolami melhorar os seus tempos e ficar perto de Monteiro, sem destronar o português. Bjork chegava ao 3º lugar e Bennani fazia o 4º. Panis mostrava muita dificuldade em acertar os tempos de travagem enquanto Yann Ehrlacher mostrava um bom andamento para um estreante.

Nos últimos minutos Coronel apanhou um susto numa travagem falhada, sem consequências para o carro, enquanto Catsburg assumia a liderança da tabela, tirando Monteiro do 1º lugar, mas Michelisz tratou de mudar tudo de novo fazendo o melhor tempo a 7 minutos do fim da Q1.

O Volvo parecia “mais largo” que os outros pois Bjork tratou de arrancar ambos os espelhos nas barreiras da pista, mas sem conseguir melhorar o tempo.

 

No final o destaque foi para os pilotos que ficaram de fora da Q2: Daniel Nagy, Aurelien Panis e John Filippi. A Zengo ficava com ambos os carros fora (um dos preços de apostar forte na juventude) e Filippi foi a grande desilusão enquanto Ehrlacher surpreendeu pela positiva.

Q2

Na primeira tentativa foi Michelisz foi o mais rápido, seguido de perto por Monteiro, mas um erro de Catsburg atirou o seu S60 contra as barreiras, impedindo o caminho e obrigando a mostragem de bandeiras vermelhas. Nesta altura os 3 Hondas comandavam mas mais de metade dos pilotos tiveram a sua volta prejudicada por causa do incidente. Nota para o tempo de Norbi que pela primeira vez chegava ao segundo 21, com 1:21:959

Nas segundas tentativas Monteiro tratou de mostrar quem é o nº1 na Honda assumindo a primeira posição. Huff mantinha-se em 3º, Girolami 4º e Bennani 5º. Coronel continuava a ter problemas a acertar nas travagens. Catsburg regressou das boxes depois do acidente para ser o melhor da equipa naquela altura, num esforço louvável. A luta para evitar o 11º e 12º lugar era entre Guerrieri, Coronel, Michigami e Ehrlacher. Coronel e Guerrieri ficaram nas últimas posições, Ehrlacher conseguiu a pole para corrida de abertura e no top 5 tínhamos Monteiro, Michelisz, Girolami (excelente última tentativa), Bennani e Huff.

 

 

Q3

Huff estreou a pista mas não fez um tempo suficiente para chegar aos que já tínhamos visto na Q2. Bennani não fez melhor que Huff e Girolami fez uma volta canhão e colocou os Honda em sentido. Michelisz não conseguiu fazer melhor que Nestor e restava Monteiro para tentar a pole e o português não desiludiu fazendo o melhor tempo e assumindo o papel de grande favorito para a corrida principal.

 

MAC3

Os Volvos estreavam-se nesta modalidade e mais uma vez Girolami foi o mais rápido mas sem erros por parte dos pilotos a equipa fez duas voltas bem conseguidas. A primeira volta dos Honda foi algo atabalhoada com Michigami a impedir o andamento de Michelisz que ficou na última posição e a partir daí foi perder tempo. Resultado, a Volvo na sua primeira tentativa no MAC3 venceu.

 

Assim temos para amanhã Ehrlacher na pole para a corrida de aberturda, Monteiro na pole para a corrida principal e a Volvo vencedora do MAC3.

 

 

Destaques:

Monteiro – Em grande o piloto Honda. Pareceu sempre em cima dos acontecimentos e está em grande forma. A sua volta final foi impecável e mereceu a pole

Girolami – O melhor dos Volvos. Tinhamos avisado que o argentino era muito bom e fez questão de o provar na primeira qualificação, deixando para trás colegas mais experientes. Motivos para sorrir na Volvo.

Citroen´s – Huff e Bennani levaram a máquina francesa para o top 5 mas aqui em Marrocos o seu poderio não se notou (talvez o lastro de 50kg seja a base do problema, pois são os únicos a terem lastro). O carro não teve melhorias mas a Citroen entregou os dados recolhidos durante as suas épocas à Loeb Racing o que facilita muito a vida no que diz respeito a afinações. No entanto não se viu grandes proveitos por enquanto. É cedo para tirar conclusões e a pista é muito especifica mas o domínio Citroen pode estar prestes a acabar-

Ehrlacher – primeira corrida primeira pole e boa qualificação. Não é preciso dizer mais nada. Tem motivos para estar feliz.

Guerrieri – Prometeu muito mas não cumpriu. Mas o potencial está lá.

As desilusões – Filippi e Coronel, de quem esperávamos muito mais

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.