O TCR regressa às pistas, agora fazendo companhia à F1, que se corre também no Bahrein. Depois de um fim de semana bastante molhado em Rustavi, as máquinas do TCR encontrarão um ambiente bem diferente com o calor a ser nota dominante para os dias de competição.
A primeira ronda do ano deu-nos um Davit Kajaia em forma e motivado na sua terra natal, tendo saído líder do campeonato e mostrando que o Alfa Romeo é agora uma máquina mais competitiva. Attila Tassi foi a grande surpresa com um 5º e um 2º lugar o que o coloca na vice-liderança da competição seguido Oriola, Vernay, Ficza e Comini.

Para o Bahrein, Kajaia terá 30kg de lastro, o que irá dificultar ainda mais a tarefa numa pista onde os Alfas poderão não dar tanto nas vistas (Michela Cerruti regressa aos comandos da máquina italiana) e onde os habituais favoritos deverão surgir em força. Tassi deu o primeiro pódio a M1RA, não acusando a mudança para o Civic TCR e graças a isso terá 20kg de lastro, mais 10 que Oriola.
Por falar em Oriola, os seus colegas da Craft-Bamboo quererão esquecer o último fim de semana do TCR e fazer muito melhor. Nash teve duas corridas horríveis e Valente, além de mostrar que está em forma no que diz respeito a dar trabalho a mecânicos ainda foi multado por ter insultado os comissários… uma estreia em grande para o francês.
Outro nome que deu nas vistas na Geórgia foi Ferenc Ficza que competiu pela Zele Racing, ganhando ritmo competitivo para volta à sua equipa, a Zengo que irá estrear o Kia Cee´d TCR quando a caravana do TCR regressar à Europa em Spa. O jovem mostrou talento em condições difíceis e espera que a nova máquina seja competitiva e que lhe permita continuar a lutar por lugares cimeiros. Para já continua a sua adaptação com o Leon TCR nesta que será a última prova com a máquina espanhola.

Os Astras da DG Sport desiludiram e Pierre-Yves Corthals, um dos pilotos, já veio pedir mudanças no BoP (Balance of Performance) que pelos vistos está a penalizar muito as máquinas da equipa. Os Golfs da WestCoast quererão marcar bons pontos com Morbidelli e Giacomo Altoé a sentirem algumas dificuldades de adaptação ao VW em condições de pista muito exigentes.
Mas para nós o grande ponto de interesse vai para a luta Vernay vs Comini. O francês da Leopard não gostou de uma manobra mais agressiva de Comini e no final da corrida 1, fez um “brake test” que danificou o Audi do suíço, impedindo-o de continuar em prova na corrida 2. Vernay é um dos melhores e tem uma máquina que conhece bem e que parece competitiva e Comini é o campeão em título, quer voltar a sê-lo e tem no Audi RS3 LMS uma máquina capaz de o ajudar a lutar por esse objectivo. Assim o reencontro em pista entre os dois é inevitável e poderá não ser muito amistoso… uma luta a seguir.
Lista de inscritos:
Horário (hora portuguesa) :
Qualificação – 09:00 às 09:30
Corrida 1 – Sábado: 14:30 às 14:55 (10 voltas ou 20 minutos)
Corrida 2 – Domingo: 11:00 às 11: 25 (10 voltas ou 20 minutos)
No ano passado foi assim:
Pontuação campeonato:
P. | DRIVER | PTS | ![]() |
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![]() |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | |||
1 | ![]() |
38 | 1 | 6 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
2 | ![]() |
32 | 5 | 2 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
3 | ![]() |
31 | 7 | 1 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
4 | ![]() |
25 | 6 | 3 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
5 | ![]() |
21 | 2 | R | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
6 | ![]() |
15 | 3 | R | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
7 | ![]() |
14 | 9 | 4 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
8 | ![]() |
13 | 4 | 12 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
9 | ![]() |
10 | 13 | 5 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
10 | ![]() |
7 | 10 | 7 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
11 | ![]() |
5 | 8 | 10 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
12 | ![]() |
4 | 12 | 8 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
13 | ![]() |
2 | R | 9 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
14 | ![]() |
0 | 11 | R | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
14 | ![]() |
0 | 14 | 11 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
14 | ![]() |
0 | 15 | R | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
Fontes: touringcartimes.com; touringcars.net
Fábio Mendes