Estrada – Dacia Duster recebe caixa automática EDC

 

Depois de alguns meses atrás o SUV Dacia Duster ter recebido umas atualizações quer no interior (melhoria na qualidade dos materiais e novo sistema multimédia), quer no exterior (novas grelhas e novos faróis), agora passa a contar com uma caixa automática de dupla embraiagem sequencial EDC de seis velocidades.

Esta caixa automática EDC apenas só pode ser escolhida com a motorização 1.5dCi na versão 4×2. Este motor conta com 110cv de potência e 250nm de binário, às 1750rpm e segundo a marca têm um consumo anunciado de apenas 4,5L aos 100km. Com a caixa EDC esse consumo irá aumentar apenas uma décima no valor anunciado (consumos divulgados pela marca).

O Dacia Duster continua a ser uma das maiores surpresas da marca, é o modelo mais vendido do Grupo Renault no mundo e é o segundo automóvel do segmento dos SUV mais vendido a clientes particulares europeus. Um sucesso, que segundo a marca, justifica-se pelas caraterísticas intrínsecas, pelas constantes evoluções de que tem sido alvo e porque se mantém como uma oferta única neste segmento, a um preço sem concorrência. Ao modelo faltava apenas uma caixa automática, porque segundo a marca romena, hoje em dia, um em cada cinco automóveis vendidos na Europa têm caixa automática.

No interior agora existem melhores materiais, com melhor qualidade e com melhor toque, apesar de continuar a haver muitos plásticos duros e coisas menos boas em relação a por exemplo outros modelos do segmento dos SUV, mas não nos podemos esquecer que a Dacia é uma marca que se diz “Low-Cost” e por isso será sempre uns furos abaixo da concorrência, mas não é nada de muito mau e isso vê-se pela quantidade de unidades vendidas em todo o mundo.

O sistema multimédia é o MEDIA Nav Evolution, que é de série na versão SL Black Shadow, opcional nas outras versões. Têm um ecrã táctil de 7 polegadas (18cm), inclui tecnologia Bluetooth e sistema de navegação com visualização 2D e 3D. Têm uma porta USB e AUX, para ligar dispositivos móveis.

O Dacia Duster não é nenhum jipe puro e duro, muito menos nas versões de tracção a frente (existe versão 4×4), mas consegue-se safar até em percursos de todo-o-terreno ligeiros, com poucos obstáculos difíceis e melhor que outras propostas do mesmo segmento. Têm uma distância ao solo de 21 cm (29,3° para o ângulo de aproximação, 23° para o ângulo ventral e 34,9° para o ângulo de saída), e por isso consegue superar muitos obstáculos, mas nada de percursos muito radicais. Se o levar para umas estradas de terra batida um pouco esburacadas e com alguma lama, não vão ficar mal servidos com este Duster.

A nível de preços esta versão com caixa automática EDC custa 20.650€ e têm dois níveis de equipamento: Tour e Série Limitada Black Shadow. O mesmo modelo com caixa manual custa menos 1500€. Mas se quiser um Duster com motorização a gasolina, o 1.2 TCe com 125cv de potência, o preço baixa para os 14.550€. Todos os modelos contam com 3 anos/100.000 km de garantia contratual.

Concluindo e resumindo, se gosta desta nova moda dos SUV e quer um modelo acessível, com algum equipamento, com um conforto e qualidade q.b. e alguma capacidade para umas escapadelas de fim de semana por fora de estrada, este Dacia Duster é uma boa proposta a ter em conta e com preços muito acessíveis, torna-se mesmo num caso sério a pensar.

Fonte: Renault Portugal

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

 

        

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.