Estrada – Dodge Challenger SRT Demon

Na semana passada foi publicado um pequeno vídeo da apresentação da nova “máquina demoníaca” da Dodge aqui na página de Facebook do Chicane Motores e ficou prometido que seria publicado uma análise mais completa ao modelo em questão. Como o prometido é devido, aqui fica mais informações sobre este automóvel capaz de deixar qualquer pessoa “maluca” a sua volta.

Como a Dodge afirma, este modelo, o Challenger SRT Demon, é o veículo de produção mais rápido no quarto de milha, ou seja, em mais ou menos 400 metros ou também numa corrida de drag race, como é mais conhecido por terras europeias. Para isso este modelo tem um motor HEMI V8 de 6.2L de cilindrada, com 852cv de potência e 1044Nm de binário entregues às rodas de trás, binário esse que é capaz de derreter os pneus num piscar de olhos.

Este modelo foi apresentado no Salão de Nova Iorque, nos Estados Unidos, com toda a pompa e circunstância, pelo o famoso ator e grande fã da marca, Vin Diesel. Poderão assistir à apresentação completa deste modelo no vídeo abaixo, feita pelo o ator.

Para este carro poder ser o mais rápido em mais ou menos 400 metros, tem que levar certos “extras”, de forma a disponibilizar toda a potência no arranque e a ter muita aderência, pois são as duas principais coisas que podem reduzir o tempo gasto neste tipo de provas.

Para conseguir isso, a Dodge reduziu o peso do Challenger em 105kg, na caixa automática de 8 velocidades acrescentou um mecanismo Transbrake, ou seja, permite ao condutor aumentar o regime de rotações do motor com o carro parado, antes do arranque, sem ser preciso ter um pé no travão e outro no acelerador. Quando é ativado o modo Drag nas definições do carro, o ar condicionado é direccionado para o interior do compartimento do motor, de forma a reduzir a sua temperatura e assim ter a potência toda disponível no momento do arranque. Depois, através de uma centralina e de uma bomba de combustível especial, é possível utilizar gasolina normal e gasolina de competição com mais de 100 octanas, sem ser preciso modificar o motor. E por fim, conta com pneus wrinklewall slicks, que garantem mais tração e aderência no inicio do arranque. No eixo da frente pode levar pneus mais finos, para as provas de arranque ou pneu normal para poder circular em estradas.

Segundo a marca Dodge, este Challenger faz os 0-96km/h em apenas 2,3 s, bate a marca do quarto de milha, ou mais ou menos 400 metros, em 9,65 s, já com uma velocidade de 225km/h por essa altura. São valores de fazer inveja a muitos desportivos.

Por cá, no nosso continente europeu será um modelo muito raro de ver ou até mesmo impossível de ser avistado em Portugal, pois a Dodge só vai fazer 3300 unidades durante um ano, para a América e para o Canadá. Quem quiser um exemplar destes, terá que ir a outro país da Europa e tentar importar de um concessionário que venda marcas americanas. Além de que em Portugal, este Challenger devia ser muito difícil de manter, devido aos nossos impostos, ao IUC, seguro, preço da gasolina, etc.

Por isso, contentamo-nos só em apreciar o seu visual muito agressivo e a ver os vídeos do potencial desta “fera”  na internet ….

Fonte: razaoautomovel.com / dodge.com

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.