WTCC – Corrida da Itália: Antevisão

O mundial de turismos regressa às pistas, depois do arranque da época 2017 na prova marroquina que viu Tiago Monteiro ser a força dominante no fim de semana conquistando a pole para a corrida principal e a vitória na mesma, com Guerrieri a vencer a corrida de abertura. 

Relembramos que a Volvo e a Campos Racing foram multadas por não terem a identificação obrigatória nos chassis dos seus carros, algo que podia ter comprometido os resultados obtidos.

 

Monteiro conseguiu a 10ª vitória da sua carreira e lidera o campeonato, seguido de Michelisz e a Honda segue na frente na tabela de construtores.

Segue-se Monza, a catedral da velocidade que não recebe uma prova do WTCC desde 2013, uma pista onde a velocidade de ponta é o principal trunfo para as equipas.

 

 

Honda – Preparada para o desafio

O grande calcanhar de Aquiles do Civic TC1 sempre foi a velocidade de ponta, por falta de força do motor e, essencialmente, pela aerodinâmica que não favorece o carro. Os Cruze e, acima de tudo, os C-Elysée, por serem carros de 3 volumes, apresentam uma  maior eficiência em recta. Mas a Honda, que testou no traçado italiano, está preparada para o desafio, com melhorias que permitirão minimizar as diferenças para a concorrência. O lastro ainda será 0 para os Hondas, que de certa forma jogarão em casa pois a JAS é italiana. Mas espera-se mais um fim de semana de limitação de danos e não uma forma dominadora, como na prova passada.

 

Tiago Monteiro:

“Chegamos a Monza na melhor posição possível… Liderando o campeonato e com um carro sem lastro. Mas acho que pode ser um fim de semana duro, porque, por norma, um hatchback, como o Civic, está em desvantagem em relação carros de 3 volumes em pistas como Monza com grandes rectas. Acho que teremos que aproveitar todos os pontos que pudermos obter e ficar satisfeitos. Mas a equipa tem trabalhado incrivelmente duro durante o inverno para melhorar o pacote aerodinâmico e desenvolver o motor que está melhor que nunca. A qualificação será crucial e teremos que trabalhar em equipa para maximizar nosso desempenho, mas Norbi e Ryo são muito bons nisso, e por isso tenho certeza que seremos fortes. “

 

Norbert Michelisz:

“Não tirei o máximo do Civic em Marrocos, por isso sair de lá segundo na geral foi um bom resultado. Espero uma grande resposta dos nossos rivais neste fim de semana, e por isso todos nós teremos dar o melhor para conseguir um resultado semelhante ao Marrocos. Treinamos o  MAC3 durante o teste e isso vai ajudar, assim como as actualizações feitas para o pacote aerodinâmico e no motor durante o inverno. Vai ser um fim de semana difícil, mas somos uma equipa muito forte. “

 

Volvo – Favorita para este fim de semana

Tudo que não seja uma Volvo na frente terá de ser considerado uma desilusão. É o que a equipa espera e é o que a lógica aponta. O S60 TC1 tem como ponto forte o motor e deu-se muito bem com os ares de Monza nos testes e assim,  espera-se que consiga um bom resultado, isto se quiser manter acesa a luta pelo titulo de construtores.

O chefe da equipa, Alexander Murdzevski Schedvin, afirmou que depois de uma prova complicada para a equipa em Marrocos, que considerou um jogo fora onde conseguiram o empate, Monza é como jogar em casa onde é imperativo vencer. É claro que os C-Elysée não podem ser descartados da luta e mesmo os Cruze apresentam uma boa velocidade de ponta mas a Volvo é uma equipa oficial e tem obrigação de superar os privados.

 

Thed Bjork:

“Começamos a temporada com o nível necessário para o assalto ao título. Ganhamos o MAC3 e tivemos um pouco de sentimento de vencedores – isso é importante para todos. Precisamos estar à frente da Honda em Monza e não vamos esquecer os Citroëns. Eles são muito fortes aqui também. Esta pista deve adequar-se melhor ao nosso carro do que Marraquexe e Hungaroring, por exemplo e precisamos vencer onde somos mais fortes. O meu cenário de sonho neste fim de semana é um 1-2-3 na corrida principal “

 

Nicky Catsburg:

“Mantive as expectativas bastante baixas antes da temporada, mas sabia que se pudéssemos ter um bom resultado em Marraquexe, poderíamos dar-nos bem em todas as pistas. Fiquei muito satisfeito com os resultados após o início da temporada. Agora tenho expectativas bastante elevadas para Monza. Temos de mudar a mentalidade pois agora sabemos que temos um carro com o potencial para lutar pelo título mundial. Acho que podemos lutar por vitórias em Monza e esse é o plano “.

 

Privados – Equilíbrio será nota dominante

Tanto os C-Elysée como os Cruze são máquinas capazes de obter bons resultados em Monza e assim espera-se uma ronda muito disputada. Huff é claramente o favorito pois foi sempre o mais rápido nos testes, mas não podemos esquecer os homens da Loeb Racing que tem também a melhor máquina do grid e que poderão lutar por lugares no pódio. Para a Zengo não se esperam ainda grandes resultados com um carro menos capaz e pilotos ainda a ganhar experiência. Já a RC Motorsport apresenta uma novidade… o americano Kevin Gleason irá pilotar o 2º carro da equipa, ele que já andou pelo TCR onde venceu corridas. Para já o acordo é apenas para esta corrida (pensava-se que a vaga seria para Tarquini se despedir do WTCC em grande) mas o piloto norte americano poderá fazer mais que uma corrida. O seu objectivo era comeptir no TCR International Series mas a oportunidade de correr no WTCC, também com a ajuda de Francois Ribeiro poderá ser uma porta para o piloto. 

 

Dados da pista:

Comprimento: 5.793 Km

Distância da corrida de abertura: 9 voltas (52.137km)

Distância da corrida principal: 11 voltas (63.723km)

Melhor  volta (qualificação): Yvan Muller (Chevrolet Cruze), 1m56.486s (179.03kph), 23/03/13

Melhor volta (corrida): Rob Huff (Chevrolet Cruze), 1m59.000s (175.25kph), 11/03/12

Aparições no calendário do  WTCC: Oito

 

 

Horários:

 

Sábado 29/4
08:00 FP 1 (45 min)
11:00 FP 2 (45 min)
13:15 Qualificação
14:25 MAC3

Domingo  30/4
11:15 Corrida abertura (9 voltas)
13:15 Corrida principal (11 voltas)

 

Traçado da pista:

 

Onboard da pista

 

 

Recordações do passado:

 

 

 

 

Fábio Mendes

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