Fez-se história na Rússia. Pela primeira vez neste traçado a Mercedes foi destronada e a Ferrari voltou a colocar dois carros na primeira linha da grelha para amanhã. A Mercedes não teve resposta para os vermelhos que foram os mais fortes até agora e apresentaram um ritmo superior. Vettel é o senhor que sai em primeiro e o famoso indicador voltou a fazer vítimas.
A moda da troca dos motores não se verificou apenas na Honda (Vandoorne já está na zona de penalização), com Renault a ter de fazer muitas horas extras para trocar o motor de Palmer, que continua com muito azar verdade seja dita, a juntar a um problema no chassis que vinha de ontem. A Renault tem apresentado níveis de fiabilidade baixos nos seus motores este fim de semana.
Q1
Devido a natureza da pista, os carros mais rápidos foram para a pista algo tarde aproveitando os outros carros para aquecerem e colocarem borracha no asfalto. Perez era o mais rápido quando Bottas foi o primeiro dos “grandes” a tentar uma volta lançada. Bottas conseguia ser o mais rápido e Vettel era segundo com Supersfots ao contrário do Mercedes que tinha os ultras “calçados”. Raikkonen colocava-se atrás de Vettel e Hamilton com um erro não fez um tempo digno de registo.
Os Force India mostravam serviço e Hulkenberg (sempre ele) estava confortável no Top10. Massa era 6º e Magnussen e Kvyat fechavam o top 10. Na zona de exclusão estavam os McLarens, os Sauber e Grosjean, enquanto Hamilton não conseguia chegar-se a Bottas na primeira posição.
Mesmo no final da sessão, Wehrlein apareceu contra as barreiras assim como Palmer. O britânico foi muito ganancioso no ataque ao corrector e atirou-o para fora de pista e o alemão cometeu um erro na penúltima curva deixando escapar a traseira do seu Sauber. Nessa altura já Hamilton estava seguro que passava à Q2, mas muitas voltas ficaram por fazer e assim aconteceu surpresa.
De fora ficavam Palmer, Vandoorne, Wehrlein, Ericsson e Grosjean. Os destaques eram a passagem de Alonso para a Q2 (a grande surpresa e o milagre do dia) e os Ferrari terem passado à Q2 sem usarem ultrasofts, o que colocava a Mercedes em sentido.
Q2:
Nas primeiras voltas os Mercedes apresentavam tempos bem modestos enquanto os Ferrari trataram de assumir logo a liderança da tabela com Kimi a ser o mais rápido. Nas voltas a sério dos Mercedes, Bottas voltou a ser o mais rápido com Hamilton atrás de si e Vettel não conseguia fazer melhor que os Mercedes. Hulkenberg e Massa apresentavam a qualidade de sempre e colocava-se no top 10 e na porta de saída estavam Kvyat, Sainz, Magnussen, Alonso e Perez que ainda não tinha saido para a pista.
O tempo dos Ferrari causavam estranheza pois não conseguiam superar os Mercedes. Ou a Ferrari poupou pneus para a corrida ou a Mercedes estava mesmo a fazer Bluff. Os Red Bull estavam a 2 segundos dos líderes e não pareciam ter condições para fazer melhor e Ricciardo estava num perigoso 8º lugar.
No final da Q2 de forma ficavam Sainz, Stroll, Kvyat, Magnussen e Alonso. Destaques para Hulkenberg a colocar o Renault outra vez na Q3, tal como ambos os Force India que mesmo com um carro inferior conseguem apresentar resultados e o tempo muito modesto de Ricciardo.
Q3
Na volta de saída Hamilton estava pegado com Hulkenberg e quase perdia a asa dianteira, mas o plano parecia ser fazer uma volta a média velocidade e depois então atacar com força. Kimi era o primeiro a colocar um tempo para lutar pela pole, enquanto Vettel ficava atrás do colega de equipa. Bottas não conseguia bater o tempo de Raikkonen e mais surpreendente Hamilton ficava apenas em 4º atrás de Vettel. Ambos os Mercedes com erros nas partes finais das respectivas voltas. Ricciardo era o mais rápido da “2ª liga”, seguido de Verstappen, Massa, Perez Hulkenberg e Ocon.
As dúvidas pairavam no ar pois Vettel não parecia no topo da sua forma, os Mercedes pareciam não estar com o ritmo para dar luta à Ferrari. A pole nesta fase era uma incógnita!
Nas segundas tentativas, Vettel era o primeiro a sair para a pista seguido pelos homens da Mercedes. A estratégia era já a usada anteriormente… dar uma volta a média velocidade para aquecer os pneus e então assim ir de faca nos dentes para atacar a pole.
Kimi por seu lado como saiu mais tarde atacou logo forte e seria o primeiro a ver a bandeira de xadrez. Vettel fazia melhor que Kimi e logo a seguir Bottas não melhorava tal como Hamilton. A Ferrari arrecadava a 1ª linha da grelha, algo que não acontecia desde 2008.
Seguiam-se Ricciardo, Massa, Verstappen, Hulkenberg, Perez e Ocon.
Destaques:
Ferrari – Num dos terrenos preferidos da Mercedes a Scuderia fez muito melhor que a Mercedes e conseguiu algo que não fazia há muito tempo. Vettel parecia não estar no ritmo certo mas mostrou a sua valia quando contava. Na Q2 surgiram dúvidas mas a Ferrari jogou muito bem poupando as borrachas com que vão largar amanhã e na Q3 atacaram em força. Kimi apenas precisou de uma volta para aquecer os pneus e Vettel preferiu usar duas voltas e assim arrecadar a pole. Que grande exibição da Ferrari.
Mercedes – a luta está ao rubro. Os prateados provaram hoje do seu veneno e viram uma Ferrari superior em ritmo e em estratégia. Bottas fez melhor que Hamilton, que esteve muito abaixo do que se esperava. Numa pista onde teoricamente seriam mais fortes, ficaram atrás dos vermelhos. Há quanto tempo Hamilton não ficava fora do top 3? Os alarmes soam na Mercedes.
Force India – Não têm carro mas têm excelentes pilotos e inteligência e graças a isso marcam muitos pontos e fazem bons resultados nas qualificações. Gostamos muito desta equipa que é gerida de forma realista mas eficaz.
Hulkenberg – É um grande piloto e tem levado a Renault às costas e hoje mais uma vez conseguiu a passagem à Q3.
Massa – Se não fosse o brasileiro a Williams estava com grandes problemas. Massa garante bons resultados e a Williams pode agradecer ao piloto não estar pior.
Alonso – beneficiou das bandeiras amarelas mas ir à Q2 com um Mclaren… é um feito!
Fábio Mendes