Evans continua a ser o homem de quem se fala, pois ainda lidera o rali. Mas as dificuldades próprias de um rali difícil para as máquinas, fizeram com que perdesse o minuto de vantagem que tinha, sendo que agora Neuville está a apenas 11 segundos. O belga esteve imparável neste sábado e atacou com tudo, lucrando com isso pois tem hipótese de discutir a vitória com Evans. Já do lado da M-Sport, Ogier andou desaparecido e Tanak tentou salvar a honra da equipa e ocupa agora o 3º. Os Toyota estão discretos e os Citroen… com um rali para esquecer.
A SS10 começava com Evans a vencer novamente, algo que se fartou de fazer no dia anterior. O galês queixou-se de falta de aderência mas ainda assim, conseguiu o melhor tempo. Neuville, mesmo tendo exagerado no andamento e cometido um erro que podia ter saído muito caro foi segundo, tirando Ostberg da 2ª posição. Meeke vinha determinado em mostrar serviço mesmo que agora não corra pela vitória… mas os pontos e a honra são motivos mais que suficientes para puxar pela máquina.
A SS11 confirmava um Meeke ao ataque e um Evans já mais cauteloso a gerir o minuto que tinha de vantagem sobre Neuville, que continuava a puxar forte assim como Tanak. Ogier é que não se mostrava e continuava a rondar o 5º lugar tanto na especial como na geral.
Evans continuava a perder tempo para Neuville na SS12, ele que garantia que não estava focado em Evans e que como não podia furar mais nenhum pneu, se limitou a seguir o caminho mais limpo. Ostberg recuperou dos problemas técnicos que o fizeram perder tempo nas primeiras especiais, mas perdeu o difusor que permite ao carro ter mais apoio aerodinâmico e assim gastou mais tempo. Teve a sorte do seu lado pois Tanak também errou e não chegava ainda a Mads, e era aqui que a maior luta estava… Ogier estava desiludido da vida e classificava o seu carro como “praticamente impossível de conduzir”. Os Toyota continuavam discretos com Latvala em 6º e Hanninen em 9º.
Na SS13 Tanak surgiu finalmente como vencedor de uma especial, passando Ostberg na geral. Evans levava o rali com muita calma e conseguia ganhar alguns segundos a Neuville, sendo que a diferença entre ambos era agora de 45 segundos. O carro de Evans apresentou-se com um pára-choques traseiro bastante danificado no final da especial
Neuville tratou de recuperar o tempo perdido e foi o mais rápido na SS14, ganhando 15 segundos a Evans. Tanak continuava com ritmo alto e Ostberg “tropeçou” e caiu muito na tabela de tempos ficando em 7º e Ogier chegava a 4º, seguido de Latvala e Paddon. Sordo era nesta altura 11º e com pouco para contar ao nível dos resultados.
A última especial do dia Neuville continuou a “concentrar-se apenas na estrada” e com isso ganhou mais 18 segundos a Evans. O belga está agora apenas a 11.5 segundos do líder, seguido de Tanak e Ogier. Meeke voltou a ter problemas e terá capotado de novo o C3 o que será muito mau para o piloto que está a ter um rali para esquecer. Latvala segue discreto no 5º Paddon, ainda longe do ritmo que evidenciou no ano passado é 6º e Hanninen, Bertelli, Sordo e Tidemand fecham o top10
Para amanhã restam apenas 3 especiais e Evans terá de mostrar muita qualidade e acima de tudo sangue frio para aguentar a investida de Neuville. Tanak está longe mas nos ralis nunca se sabe o que pode acontecer e Ogier se ficar em 4º lugar não será mau, ele que deverá querer sair o mais depressa possível da Argentina.
Horário:
30 de Abril | PEC 16 | El Condor-Copina | 16,32km | 13h13 |
PEC 17 | Mina Clavero-Giulio Cesare | 22,64km | 14h56 | |
PEC 18 | Power Stage El Condor | 16,32km | 16h18 |
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “WRC – Rali da Argentina: Evans aguenta-se mas Neuville está por perto”