A autocombustão é algo raro, mas que por vezes acaba por suceder e se não for resolvido rapidamente, pode levar a grandes prejuizos no motor do seu carro e nos casos mais graves, pode acontecer a “morte” do motor e aí a solução é comprar um motor novo.
Um motor diesel com turbo quando entra em autocombustão, implica que o carro começa a acelerar sozinho, descontroladamente enquanto deita fumo… muito fumo. Por regra, este fenómeno deve-se a uma falha mecânica, que faz com que o carro queime óleo como se fosse gasóleo de forma incontrolada ou se por algum motivo existe um excesso de injecção de combustível nas câmaras de combustão.
Quando isto começa a acontecer, a reacção imediata de todos os condutores é desligar o carro, mas isso não resolve nada. A autocombustão só para quando o motor rebenta ou quando o carro já não tiver mais óleo. Mas existem alguns procedimentos, que podem permitir poupar muito dinheiro na reparação do motor danificado.
Se o seu carro entrar em autocombustão, a primeira coisa a fazer é tentar manter a calma e a concentração. Como desligar o carro não vai funcionar, o que têm a fazer é parar o carro e engrenar a mudança mais alta possível na caixa de velocidades. Depois puxar o travão de mão, e depois travar e soltar de uma só vez o pedal da embraiagem de forma rápida.
No caso de ter um carro com caixa automática, estes procedimentos logicamente não vão funcionar. Por isso, nesse caso, vai ser preciso cortar o fornecimento de ar ao motor, de modo a fazer com que a combustão não seja possível de se realizar. Para fazer isso vai ser preciso tapar a admissão do motor, com um pano ou uma camisola, ou com qualquer outro objecto do mesmo tipo que faça a mesma função. Se por acaso tiver algum extintor no seu carro, deve utiliza-lo pois irá cortar o fornecimento de ar ao motor mais rápido.
No fim disto tudo, se conseguir parar a autocombustão, não volte a ligar mais o motor do carro. Se estiver num local a bloquear o trânsito, tente empurrá-lo para um local onde não o faça, depois sinalize a avaria com o triângulo, e depois telefone para a assistência em viagem ou para o reboque.
Se conseguiu fazer estes passos para parar a autocombustão, poupou muito dinheiro na oficina, mas mesmo assim terá de mudar algumas peças do motor. Se não conseguiu parar a autocombustão, a única solução é arranjar um motor novo.
Como sempre a melhor forma de evitar uma situação destas ou outras parecidas é fazer a manutenção a tempo e horas, cuidar bem do seu carro e certificar-se de que este é visto por especialistas de vez em quando. Evitar como se costuma dizer na gíria, “oficinas de sapateiros”. Vai-se gastando algum dinheiro ao longo da manutenção do automóvel, mas poupa-se a longo prazo por não ter de fazer reparações com custos exagerados ou mesmo proceder a substituição do motor.
Fonte: e-konomista.pt
Flat Out. Boas Curvas
Fábio Guedes