É uma das revelações de 2017. Johann Zarco com um inicio de temporada espectacular é um dos grandes animadores da classe rainha, e tem-se revelado perante um pelotão consagrado um piloto a ter em consideração. Ninguém está indiferente ao seu talento e agressividade colocada em pista, e os elogios que chegam do actual campeão do Mundo Marc Márquez e de Jorge Lorenzo são sinal disso mesmo. Zarco cumpre a primeira temporada no MotoGP, mas todos estão de olhos postos no francês da Yamaha Monster Tech3.
Marc Márquez: “O Zarco esteve impressionante no Qatar. Agora batalhei directamente com ele em mais duas ou três rondas. Ele dá tudo e força muito à saída da curva. Lembra-me a mim mesmo quando cheguei ao MotoGP. Muito agressivo, sempre no limite, cheio de sustos, quase sempre a cair…mas é assim é que se aprende. Se ele quer aprender, tem de forçar o andamento desde o início e ver em que ponto está. Em Jerez foi o melhor homem da Yamaha, nada mau.”
Jorge Lorenzo: ‘Gosto da atitude do Zarco. Ele só pensa em competir e treina-se imenso. É muito determinado em cima da moto e foi duas vezes campeão do mundo de Moto2 porque é muito bom. A Yamaha dá muita confiança a um rookie, é uma máquina simples. Ele é muito determinado e rápido. Talvez por vezes até demasiado determinado a lutar com outros pilotos. Mas deve ter mais cuidado porque estas motos são maiores e mais potentes que as de Moto2. Mas gosto da atitude dele, ele é mesmo bom piloto.”
Conhecendo a raça que evidenciava e qualidade que apresentava na categoria de Moto2, não é nenhuma surpresa para mim, e arrisquei a coloca-lo no TOP 5 no final da temporada de 2017( numa das minhas analises). Até agora surpreende meio mundo, veremos se consegue surpreender o mundo todo com esta sua performance estonteante.
(Fontes comentários: Speedweek)
Ricardo Fontelas