“Olha a p#ta da bandeira!”

Ontem no meio das conversas da malta aqui do Chicane surgiu um vídeo do acidente de Jonathan Alvarez na Rampa da Falperra. O acidente é violento e o carro ficou imobilizado no meio da estrada.

Ora o motivo da partilha do video entre nós foi o “palavreado” usado pelos fãs que estavam a ver a prova, principalmente alguns, que não hesitaram em puxar o lustro ao vernáculo para insultar os comissários de pista por não mostrarem bandeiras vermelhas.

 

Ora nas filmagens pode-se ver que os comissários de pista, assim que se deu o acidente, mostraram duplas bandeiras amarelas.

Vamos então entender o que isso significa:

Ou seja os comissários fizeram tudo dentro da lei. Mais ainda, fomos pedir informações a comissários de pista experientes e foi nos dito o que já sabíamos mas que quisemos confirmar… as bandeiras vermelhas só podem ser mostradas com ordem superior, ou seja do director de prova. Eduardo Ferreira do CAVR esclareceu ainda situação afirmando:

” De facto a bandeira vermelha só pode ser mostrada por indicação do Diretor de Prova ou no seu impedimento pelo seu adjunto. No entanto e nas rampas os pressupostos sendo os mesmos existe uma uma grande diferença. A partir do momento em que é mostrada uma bandeira amarela, os pilotos subsequentes têm o direito de repetir a sua subida (se quiserem e o manifestarem). Daí a mostragem da bandeira vermelha nas rampas ser difícil de se verificar pois, geralmente após a mostragem da bandeira amarela, os procedimentos de partida são interrompidos para as repetições.”

Mais uma vez a prática de maltratar “os árbitros” passou para o automobilismo e as pessoas avaliaram mal a situação. E isto não serve de crítica mas apenas uma chamada de atenção para que da próxima vez a malta tenha mais cuidado na avaliação das situações.

 

Este pequeno texto tem dois propósitos: primeiro mostrar às pessoas os significados das bandeiras para que quando forem a uma prova, possam avaliar a situação com conhecimento de causa. Segundo, para realçar o trabalho dos comissários de pista. São muitas vezes esquecidos e muitas vezes criticados por quem não entende nada do assunto e por quem podia perfeitamente estar também num posto a ajudar mas que por um motivo ou outro prefere estar de fora… algumas vezes a criticar.

Já vimos comportamentos menos correctos dos comissários, é certo e não estamos aqui a dizer que todos são infalíveis. Mas ser comissário de pista é muito mais do que ver os carros a passar e mostrar umas bandeiras. São muitas horas no mesmo sitio, às vezes sem grandes condições (em Vila Real pudemos ver postos que estavam todo o dia ao sol…e garantimos que a temperatura não era meiga) e ali ficam a cumprir a sua função. É necessária concentração, raciocínio rápido e muito amor pelas corridas. Não é o mesmo que estar a ver os carros passar e beber umas minis com os amigos. Andamos há muito tempo a querer fazer algo mais a sério sobre os comissários de pista, mas a falta de tempo ainda não permitiu que tal acontecesse. Mas esperamos fazer a devida homenagem aos homens e mulheres que tornam as corridas possíveis. A todos eles o nosso muito obrigado!

 

Deixamos o link do video que vimos no grupo Fãs da Rampa da Falperra.: https://www.facebook.com/groups/fasdarampadafalperra/permalink/1681079548573743/

 

foto:  Paulo Soares.

 

Fábio Mendes

2 pensamentos sobre ““Olha a p#ta da bandeira!”

  1. Texto louvável ..
    Porém, apenas com base no vídeo – em que apenas se vê o comissário a agitar, correctamente, dupla amarela … a 10m do carro acidentado e da obstrução – como é possível avaliar a situação?
    Que procedimento foi adoptado nos postos anteriores?
    Honestamente, não entendo estas “questiúnculas” 😦
    Cump

    Gostar

    1. Apenas quisemos mostrar que os fãs por vezes se deixam levar em demasia e criticam o que não devem criticar. E como pode ter visto também não estamos a dizer que os comissários são infalíveis. Apenas analisamos o que está à vista e nos mereceu o comentário, que é a facilidade em criticar e o trabalho difícil dos comissários. Não queremos levantar polémicas, apenas dizer o que achamos com base no que vimos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.