WTCC – Corrida da Hungria: Antevisão

O WTCC regressa às pistas para a 3ª ronda do calendário, com o palco montado no traçado húngaro de Hungaroring, localizado a pouco mais de 20km da capital, Budapeste.

Inaugurada em 1986, já recebeu a F1, o DTM, o WSR e o FIA GT. A pista recebe o WTCC desde 2011 e tem proporcionado excelentes corridas ao longo o do tempo. Yvan Muller é o especialista deste traçado de 4.381Km, tendo em seu nome o recorde de pista (1:46:109) e o recorde em corrida (1:50:119).

A pista sofreu uma remodelação, tendo recebido uma nova camada de asfalto no ano passado, o que poderá aumentar os níveis de aderência e fazer assim cair os tempos por volta.

 

Pontos de Interesse:

Honda – Monteiro procura defender a liderança no campeonato

O português está a confirmar o rótulo de favorito ao titulo mundial e segue de momento na primeira posição do campeonato, com 3 pódios em 4 corridas e uma vantagem que é para já de 15 pontos. Mas este fim de semana terá de dividir o protagonismo com o homem da casa, Norbert Michelisz, um autêntico herói na Hungria e que arrasta sempre uma multidão de fãs para as provas. Michelisz vem de um momento menos bom, depois de ter perdido muitos pontos na corrida em Monza onde chocou com Benanni. Norbi quererá por certo compensar isso com duas boas exibições numa pista que conhece bem e onde costuma ter excelentes resultados. A grande novidade para este fim de semana será o lastro de 80Kg nos Civic e nos S60, com os C-Elysée a terem pela primeira vez menos lastro que a concorrência com apenas 50Kg ( os Chevrolet e os Lada mantêm lastro zero).

Michelisz  “É o “meu evento”  e uma das corridas que eu mais anseio. Acredito que tenho os melhores fãs no WTCC e milhares deles vêm de toda a Hungria para me apoiar. Seria excelente se pudesse dar-lhes uma vitória e aproximar-me da liderança do campeonato. Ter 80kg a bordo torna o trabalho mais difícil, mas o Honda é um carro incrivelmente bem equilibrado e devemos ser bastante competitivos. “

 

Monteiro “Depois de nos apresentarmos tão bem em Monza – um circuito onde realmente não acreditávamos que seria possível conseguir dois pódios – parece que qualquer coisa é possível, especialmente porque o Hungaroring é uma pista que se deve adequar aos pontos fortes do carro. Claro, ter 80 kg de lastro não nos vai ajudar, mas desde que continuemos a somar pontos onde pudermos e maximizar as possibilidades de pódios e vitórias em cada circuito, vamos continuar a dar tudo na luta pelo título “.

 

Michigami  – “Nem Marraquexe, nem Monza, deu a oportunidade de transformar ritmo apresentado nos treinos em resultados sólidos no dia da corrida, e por essa razão, sinto-me extremamente motivado para fazer duas boas corridas neste fim de semana e ajudar a equipa no campeonato de construtores. Os 80kg extra não vão ajudar, mas testei aqui antes do início da temporada com muito peso no carro o que deve ajudar na adaptação neste fim de semana. Eu gosto do circuito e estou ansioso. “

 

Volvo – A vitória em Monza e o ritmo aumentaram as responsabilidades… e o peso

A Volvo já não pode ser olhada como uma equipa em fase de aprendizagem. Os suecos estão a cumprir escrupulosamente o plano que delinearam no início do projecto e depois do primeiro ano onde quiseram aprender o máximo e tentar uma ou outra vitória (o que foi feito), o segundo ano é de consolidação do projecto e de afirmação, com a equipa a mostrar um ritmo superior e capacidade para fazer frente à Honda, a grande rival este ano. Bjork é o homem melhor colocado para ameaçar a liderança de Monteiro mas é seguido de perto por Catsburg o que irá tornar as contas do campeonato mais interessantes.

 

Bjork “Espero uma luta dura, mas limpa, especialmente com os Honda, como estamos com o  mesmo peso, mas também não esquecendo os Citroën. Espero continuar com a mesma sensação positiva que tive em Monza – o carro foi incrível lá. Fomos fortes em Hungaroring no ano passado e acho que podemos melhorar os nossos resultados este ano “

 

Catsburg – “Vamos correr com o peso máximo que esperamos continuar a carregar para o resto da temporada. Isso pode soar estranho, mas é a prova de que somos os mais rápidos. Acho que Hungaroring vai ser uma boa pista para nós, embora a meteorologia seja um pouco um ponto de interrogação. A chuva pode mudar as coisas, mas mesmo nas piores condições, devemos ter andamento para bons resultaods. Temos o carro sob controlo e estamos prontos para qualquer coisa. “

 

Girolami“Não penso no peso e meu objetivo para este fim de semana é marcar o máximo de pontos possível. É vital terminar as duas corridas… não acabei uma corrida em Monza e perdi alguns pontos. Mas é cedo para pensar já sobre a diferença nos pontos entre mim e o líder. O campeonato é longo e temos um carro excelente que é rápido o suficiente para lutar pelo título. Vou dar o meu 100% em cada corrida “

 

Privados  – Luta muito acesa promete animar ainda mais as corridas

Ao contrário do que se poderia pensar, não é Huff que lidera nos privados mas sim Chilton, que aproveitou da melhor forma a ronda italiana para dar um salto na tabela classificativa. Huff segue logo atrás com os mesmos pontos, mas esperava-se um pouco mais do britânico, tendo em conta o optimismo apresentado no inicio do ano. Bennani este ano não está tão forte mas regressa a uma pista onde no ano passado deu nas vistas, e onde os Citroen se costumam dar muito bem. Filippi está a ter um início bem discreto e esperávamos mais, Coronel está à espera da sua oportunidade, Gleason gostou de competir no WTCC em Monza e vai repetir a dose na Hungria. Por falar em Lada, o jovem Ehrlacher está a causar boa impressão e tem sido o rookie que mais tem mostrado neste inicio de ano, mesmo tendo sido penalizado no início da corrida de abertura (injustamente) o que lhe retirou o 6º lugar com a penalização de 10 segundos. Já Nagy e Panis tem estado mais discretos e com o lastro nos seus carros não se espera que seja um fim de semana de sonho para a Zengo que joga em casa este fim de semana.

 

Horários:

Sábado, 13
08:00 – Free Practice 1
10:30 – Free Practice 2
13:00 – Qualificação
14:00 – MAC3

Domingo, 14
11:35 – Corrida de abertura (12 voltas)
12:45 – Corrida principal (15 voltas)

 

 

Traçado da pista:

 

Onboard da pista:

Geral do campeonato:

No ano passado foi assim:

 

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.