Com um lindo dia de sol na pista de Monza em Itália, ás 09:50min (hora portuguesa) começava a segunda corrida deste fim de semana do TCR Internacional Series. Hugo Valente #7 em Seat Leon saia do primeiro lugar da grelha, seguido de James Nash #54 em Seat Leon no segundo lugar e de Stefano Comini #1 em Audi RS3 no terceiro lugar.
Com a partida dada, todos os carros arrancaram de forma muito compacta, com alguns toques a mistura até as primeiras curvas. Stefano Comini saltou logo para a liderança com um bom arranque, seguido bem de perto por James Nash. Colciago no seu Honda Civic também arranca muito bem, ultrapassando vários carros. Logo na primeira chicane o carro #2 de Vernay e o #7 de Valente, tocam-se com consequências mais graves para Valente, que mais tarde iria abandonar. Um pouco mais atrás Borkovic em Alfa Romeo é atirado para fora e desiste com um radiador partido.
A partir da primeira volta Comini começava a ter alguma vantagem para Nash que seguia atras dele e para Vernay que era terceiro. Há 3ª volta Comini levava 1,201s de vantagem sobre o Seat de Nash. Na volta 4, na chicane logo a seguir a reta da meta, o #70 de Homola não consegue manter-se dentro dos limites da pista e acaba por ir pelo o desvio.
Na 5ª volta Pepe Oriola que seguia no 4º lugar era ultrapassado por #5 Colciago, que de uma assentada só passa o Vernay e instala-se no 3º posto na prova. Oriola começava a perder lugares nas voltas seguintes. Há 7ª volta Comini continuava a liderar a prova com uma margem de apenas 0,900s para Colciago e em terceiro seguia o James Nash. Na volta 8 quase no fim da reta da meta, o Morbidelli #10 sofria um toque e saia para a gravilha, depois de muito esforço conseguiu voltar para a pista mais perdendo muitos lugares, e acabando esta prova em último lugar.
A partir da 9ª volta as coisas começam a aquecer, e o Colciago #5 começa a pressionar o Stefano Comini #1, baixando o tempo que os separava para apenas 0,266s. Comini segurava a liderança da prova com unhas e dentes, e depois de muitas tentativas, Colciago consegue passar o piloto suíço mas por fora dos limites da pista. Numa demostração de desportivismo e antes de ser investigado pelos responsáveis da prova, Colciago devolve o primeiro lugar a Comini.
Na entrada para a ultima volta da prova, Stefano Comini #1 seguia em primeiro, seguido de Colciago #5 que o tentava passar de todas as maneiras possíveis e em terceiro seguia já Frédéric Vervisch #6 que tinha acabado de passar James Nash #54.
Numa ultima tentativa Roberto Colciago tenta passar o Audi de Comini por fora, mas sem nenhuma hipótese, pois o piloto suíço manteve a calma e a concentração e bloqueou todas as tentativas de ultrapassagem. E com uma liderança desde da partida da prova até à bandeira axadrezada , Stefano Comini em Audi RS3 ganhou a 2ª corrida do TCR na pista de Monza.
Com uma belíssima recuperação desde do meio da tabela, Roberto Colciago #5 em Honda Civic fica com o 2º lugar nesta segunda corrida na pista de Monza, lutou e deu tudo o que tinha para assegurar a vitória, mas Comini conseguiu resistir sempre as suas investidas. No lugar mais baixo do pódio ficou Frédéric Vervisch #6 em Audi RS3, da mesma equipa de Stefano Comini.
Destaque ainda para a volta mais rápida nesta segunda corrida que ficou para Attila Tassi #9 em Honda Civic com um tempo de 1:59:958min com uma velocidade média de 173,9 km/h.
Stian Paulsen #34 em Seat Leon, Hugo Valente #7 em Seat Leon e Dusan Borkovic #62 abandonaram a prova.
Para finalizar a análise da corrida em Monza deste domingo, dizer que foi uma excelente corrida, muito renhida, todo o pelotão de automóveis seguiram sempre com pouca diferença de tempo entre eles. O piloto suíço Stefano Comini #1 teve uma brilhante prova, com um grande arranque e liderando até ao fim esta corrida. Já o piloto italiano Roberto Colciago #5 mostrou que tem argumentos para lutar pela vitória no campeonato, recuperando muitos lugares desde da partida e lutando até ao fim pela vitória nesta prova com Comini.
Resultado Final
Flat Out. Boas Curvas
Fábio Guedes