WRX – Mettet RX: Kristoffersson vence na Bélgica

Foi um fim de semana em cheio para os homens do VW Petter Solberg e mais ainda para Kristoffersson que venceu a prova belga do WRX, depois de ter dominado a primeira fase das qualificações.

Nas semi finais, Kristoffersson não venceu mas conseguiu ainda assim o desejado lugar na final e aí, mostrou um ritmo excelente, embora Ekstrom não tenha ajudado e o tenha “segurado” durante algumas voltas, enquanto Timmy Hansen liderava. Mas as joker laps foram fundamentais e a melhor estratégia de Kristoffersson  rendeu a primeira vitória de 2017 e o fim do reinado de Ekstrom que até agora estava imbatível.

 

Q1:

 

Q2:

 

Q3:

 

 

Depois das qualificações era este o aspecto da tabela intermediária:

 

1. Johan KRISTOFFERSSON 45 50 50 50 195 16
2. Petter SOLBERG 50 45 40 38 173 15
3. Timmy HANSEN 42 31 39 42 154 14
4. Andreas BAKKERUD 40 29 36 45 150 13
5. Sébastien LOEB 38 42 42 28 150 12
6. Ken BLOCK 33 40 35 40 148 11
7. Toomas HEIKKINEN 35 34 38 37 144 10
8. Mattias EKSTRÖM 39 33 45 23 140 9
9. Kevin ERIKSSON 37 38 24 39 138 8
10. Timur TIMERZYANOV 34 37 30 36 137 7
11. Timo SCHEIDER 31 32 37 35 135 6
12. Niclas GRÖNHOLM 29 36 33 32 130 5
13. Reinis NITISS 28 39 26 33 126 4
14. Guy WILKS 32 23 31 34 120 3
15. Francois DUVAL 27 30 32 29 118 2
16. Janis BAUMANIS 30 22 34 31 117 1

 

 

Na Meia Final 1 Timmy Hansen foi o vencedor, seguido de Kristoffersson e Kevin Ericsson, deixando para trás Heikkinen, Scheider e Loeb, Na Meia Final 2 foi Solberg o mais rápido, seguido de Bakkerud e Ekkstrom e os 3 homens que perderam a vaga para a grande final foram Timerzyanov, Gronholm e Block.

 

 

Na final Kristoffersson foi o grande vencedor seguido de Hansen e Solberg. Solberg liderou a primeira parte da corrida mas Hansen, com um ataque forte, colocou Solberg em apuros, que quase embateu contra as barreiras e a tentar evitar o seu azar atirou Bakkerud para fora de prova. Hansen liderava, seguido de Ekstrom e Kristoffersson mas o último já tinha feito a joker lap enquanto que os dois primeiros esperaram pela última volta para a fazerem. Kristoffersson estava muito mais rápido e conseguiu acabar em primeiro e Hansen acabou ligeiramente à frente de Solberg com Ekstrom a ficar em 4º. O reinado de Mattias acabou e Kristoffersson foi o responsável por acabar com a série demolidora do piloto Audi.

Resultado da final:

1. Johan KRISTOFFERSSON 1 04:02.316 8
2. Timmy HANSEN 2 04:03.240 5
3. Petter SOLBERG 3 04:03.251 4
4. Mattias EKSTRÖM 4 04:05.373 3
5. Kevin ERIKSSON 5 04:13.585 2
6. Andreas BAKKERUD 6 01:24.655 1

 

Na geral do campeonato, ao contrário do que se poderia pensar, esta tudo muito renhido com Ekstrom na frente com  forte concorrência de Kristoffersson e Solberg já a alguma distância. Mas dado o sistema de pontos do WRX são vantagens mínimas. Os Peugeot estão mais longe com Timmy Hansen e Loeb em 4º e 5º respectivamente mas com as melhorias nas últimas provas das máquinas francesas não seria de espantar que estes homens entrassem na luta pelo título, principalmente Hansen.

 

 

Geral do Campeonato:

Mattias EKSTRÖM 101
Johan KRISTOFFERSSON 98
Petter SOLBERG 87
Timmy HANSEN 72
Sébastien LOEB 61
Andreas BAKKERUD 52
Timo SCHEIDER 49
Toomas HEIKKINEN 42
Ken BLOCK 39
Reinis NITISS 37
Kevin HANSEN 33
Kevin ERIKSSON 32
Timur TIMERZYANOV 31
Janis BAUMANIS 18
Guy WILKS 16
Niclas GRÖNHOLM 12
Jean-Baptiste DUBOURG 7
Francois DUVAL 2

 

 

Próxima prova será de 26 a 28 de Maio no berço do Rallycross… Lydden Hill.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.