Foi um fim de semana em cheio para os homens do VW Petter Solberg e mais ainda para Kristoffersson que venceu a prova belga do WRX, depois de ter dominado a primeira fase das qualificações.
Nas semi finais, Kristoffersson não venceu mas conseguiu ainda assim o desejado lugar na final e aí, mostrou um ritmo excelente, embora Ekstrom não tenha ajudado e o tenha “segurado” durante algumas voltas, enquanto Timmy Hansen liderava. Mas as joker laps foram fundamentais e a melhor estratégia de Kristoffersson rendeu a primeira vitória de 2017 e o fim do reinado de Ekstrom que até agora estava imbatível.
Q1:
Q2:
Q3:
Depois das qualificações era este o aspecto da tabela intermediária:
1. | Johan KRISTOFFERSSON | 45 | 50 | 50 | 50 | 195 | 16 |
2. | Petter SOLBERG | 50 | 45 | 40 | 38 | 173 | 15 |
3. | Timmy HANSEN | 42 | 31 | 39 | 42 | 154 | 14 |
4. | Andreas BAKKERUD | 40 | 29 | 36 | 45 | 150 | 13 |
5. | Sébastien LOEB | 38 | 42 | 42 | 28 | 150 | 12 |
6. | Ken BLOCK | 33 | 40 | 35 | 40 | 148 | 11 |
7. | Toomas HEIKKINEN | 35 | 34 | 38 | 37 | 144 | 10 |
8. | Mattias EKSTRÖM | 39 | 33 | 45 | 23 | 140 | 9 |
9. | Kevin ERIKSSON | 37 | 38 | 24 | 39 | 138 | 8 |
10. | Timur TIMERZYANOV | 34 | 37 | 30 | 36 | 137 | 7 |
11. | Timo SCHEIDER | 31 | 32 | 37 | 35 | 135 | 6 |
12. | Niclas GRÖNHOLM | 29 | 36 | 33 | 32 | 130 | 5 |
13. | Reinis NITISS | 28 | 39 | 26 | 33 | 126 | 4 |
14. | Guy WILKS | 32 | 23 | 31 | 34 | 120 | 3 |
15. | Francois DUVAL | 27 | 30 | 32 | 29 | 118 | 2 |
16. | Janis BAUMANIS | 30 | 22 | 34 | 31 | 117 | 1 |
Na Meia Final 1 Timmy Hansen foi o vencedor, seguido de Kristoffersson e Kevin Ericsson, deixando para trás Heikkinen, Scheider e Loeb, Na Meia Final 2 foi Solberg o mais rápido, seguido de Bakkerud e Ekkstrom e os 3 homens que perderam a vaga para a grande final foram Timerzyanov, Gronholm e Block.
Na final Kristoffersson foi o grande vencedor seguido de Hansen e Solberg. Solberg liderou a primeira parte da corrida mas Hansen, com um ataque forte, colocou Solberg em apuros, que quase embateu contra as barreiras e a tentar evitar o seu azar atirou Bakkerud para fora de prova. Hansen liderava, seguido de Ekstrom e Kristoffersson mas o último já tinha feito a joker lap enquanto que os dois primeiros esperaram pela última volta para a fazerem. Kristoffersson estava muito mais rápido e conseguiu acabar em primeiro e Hansen acabou ligeiramente à frente de Solberg com Ekstrom a ficar em 4º. O reinado de Mattias acabou e Kristoffersson foi o responsável por acabar com a série demolidora do piloto Audi.
Resultado da final:
1. | Johan KRISTOFFERSSON | 1 | 04:02.316 | 8 |
2. | Timmy HANSEN | 2 | 04:03.240 | 5 |
3. | Petter SOLBERG | 3 | 04:03.251 | 4 |
4. | Mattias EKSTRÖM | 4 | 04:05.373 | 3 |
5. | Kevin ERIKSSON | 5 | 04:13.585 | 2 |
6. | Andreas BAKKERUD | 6 | 01:24.655 | 1 |
Na geral do campeonato, ao contrário do que se poderia pensar, esta tudo muito renhido com Ekstrom na frente com forte concorrência de Kristoffersson e Solberg já a alguma distância. Mas dado o sistema de pontos do WRX são vantagens mínimas. Os Peugeot estão mais longe com Timmy Hansen e Loeb em 4º e 5º respectivamente mas com as melhorias nas últimas provas das máquinas francesas não seria de espantar que estes homens entrassem na luta pelo título, principalmente Hansen.
Geral do Campeonato:
Mattias EKSTRÖM | 101 |
Johan KRISTOFFERSSON | 98 |
Petter SOLBERG | 87 |
Timmy HANSEN | 72 |
Sébastien LOEB | 61 |
Andreas BAKKERUD | 52 |
Timo SCHEIDER | 49 |
Toomas HEIKKINEN | 42 |
Ken BLOCK | 39 |
Reinis NITISS | 37 |
Kevin HANSEN | 33 |
Kevin ERIKSSON | 32 |
Timur TIMERZYANOV | 31 |
Janis BAUMANIS | 18 |
Guy WILKS | 16 |
Niclas GRÖNHOLM | 12 |
Jean-Baptiste DUBOURG | 7 |
Francois DUVAL | 2 |
Próxima prova será de 26 a 28 de Maio no berço do Rallycross… Lydden Hill.
Fábio Mendes