Jorge Lorenzo alcançou no último grande prémio de MotoGP o seu primeiro pódio com as cores da Ducati. O espanhol terminou no terceiro lugar no GP de Espanha (Jerez de La Frontera).
Depois de todos os problemas da sua moto e de adaptação evidenciadas nas primeiras provas, Lorenzo finalmente saboreou a glória em “casa”, mas o recruta da Ducati não entra em euforias e revela-se cauteloso para o GP de Franca que se realiza este fim de semana. “Cada circuito tem a sua história e em Le Mans teremos de ver como é que a moto se adaptará ao novo asfalto. O mais importante é manter o espírito positivo que nos levou ao pódio em Jerez. Estou otimista para este fim de semana porque desde o GP das Américas temos melhorado consideravelmente em especial no que diz respeito às sensações com a moto. Estou cada vez mais a sentir que domino a moto”.
Abordando ainda qual a chave para as melhorias reveladas na sua Desmosedici GP17, o espanhol natural de Palma de Maiorca revela que têm sido o uso do travão de trás. “É importante acumular quilómetros com a moto, aprender a pará-la e a não lutar tanto na travagem. Estou a melhorar. É uma questão de tempo até eu pilotar a moto de forma natural, foram nove anos a fazê-lo de outra forma, sem derrapar à entrada das curvas. Com esta moto tenho de usar o travão de trás e até que a alteremos, visto os resultados, vou continuar a usar. Há que encontrar maneiras de tirar o máximo rendimento da moto, e cada moto pede que faças algo de diferente para seres competitivo.”
(Fonte: Motorsport.com)
Ricardo Fontelas