WRC – Rally de Portugal: Dia 2

O segundo dia no Rally de Portugal foi pautado pelo equilíbrio e constantes trocas na liderança. Tanak é o líder no final deste dia, mas as contas ainda estão muito complicadas, com as margens a serem muito curtas. Para a Citroen e Toyota o dia prometeu muito mas apenas trouxe desilusões e para já são os homens da M-Sport com mais motivos para sorrir.

 

Na SS2, a primeira do dia, Paddon foi o mais rápido ganhando 1 segundo a Latvala e mais que isso ganhando a liderança da prova. Meeke fechava o top 3 da especial, seguido de Tanak e Breen. Os pilotos queixavam-se da limpeza dos troços, com Ogier a perder muito tempo por ser o primeiro em pista (estamos a falar de ralis e não de velocidades é bom relembrar), mas estava optimista  – “Na generalidade a especial foi boa, mas a primeira curva foi uma surpresa. O carro parece bom. Tenho a sensação de que correu bem mas na parte final perdi tempo e não sei bem porquê”. Embora apenas em 3º, Meeke mostrava-se muito satisfeito com o carro – “Carros felizes fazem pilotos felizes”.

A SS3 viu um novo líder na prova, com Latvala a vencer a especial e alcançar a 1ª posição da geral. Evans e Tanak confirmavam a boa forma dos Fiesta, ficando no top 3,  seguidos de Neuville e Breen. Lefebvre foi o grande azarado da especial, capotando e danificando o seu C3. Outro dos azarados foi Paddon que teve um problema eléctrico no seu I20, que se desligou no primeiro terço da especial, o que o fez cair para 5º.

Na SS4 Meeke começou o seu ataque e se estava feliz na SS2, mais motivos tinha para sorrir pois estava apenas a 0.5 seg. da liderança, que ainda era de Latvala. Tanak era 3º, seguido de Breen, Ogier, Paddon e Neuville, mas com distâncias ainda relativamente curtas, o que mostrava o grande equilíbrio que se viva nesta prova.

A SS5 teve nova troca no líder, com Meeke a assumir o primeiro lugar, embora tenha sido Paddon a vencer a especial, seguido de Sordo e Meeke. O britânico da Citroen conseguiu 0.2 segundos de vantagem sobre Latvala e Tanak era 3º a 1.3 seg.

 

Para os fãs não ficarem aborrecidos,  na SS6 tivemos nova troca na liderança com Tanak a aproveitar uma especial menos conseguida de Meeke para ser ele também líder, numa especial que teve como homem mais rápido Neuville, seguido de Evans e Tanak. Na geral o estónio era 1º seguido de Latvala e Paddon.

Na SS7 não houve troca de líder mas a Toyota ficou com um amargo de boca. Latvala capotou e ficou assim arredado das contas pela vitória, ele que era ainda segundo, o que veio agravar a situação da equipa pois Haninen teve um toque na SS6 e perdeu tempo, assim com Lappi que teve de lutar com um furo no intercooler que o fazia perder potência. Portugal está a ser um terreno duro para as máquinas da Toyota. Sordo foi o mais rápido da especial, seguido de Ogier e Tanak, que manteve a liderança, sendo agora perseguido na geral por Sordo e  Ogier. Paddon teve problemas, tal como Meeke e Breen, o que os fez perder muito tempo. Neuville também se queixou de ter perdido 20 segundo por causa do percalço de Latvala mas a decisão dos comissários ainda não era conhecida.

Este rali não estava próprio para cardíaco e ainda nem íamos a meio da prova. Faltava apenas as duas especiais de Braga para encerrar o dia.

Na SS8 Ogier, motivado com a possibilidade de chegar mais perto da liderança, usou a filosofia “flat out, seguido de Neuville e Paddon. Na SS9, foi Ostberg o mais rápido, aproveitando o facto da pista estar a ficar mais rápida com o aumento da borracha depositada nas ruas de Braga. Paddon, Evans, Ogier e Tanak foram os 5 mais rápidos desta especial.

 

No final deste dia temos Tanak como líder, seguido de Sordo e Ogier. Para a M-Sport parece que os ingredientes estão reunidos para que Portugal seja uma prova de boa memória. Ambos os carros da equipa têm estado muito bem e de forma constante e mesmo Evans está a fazer uma excelente prova.

Para a Citroen, parecia que estava tudo bem encaminhado mas a SS7 estragou as contas a Meeke, que foi obrigado a desistir com problemas na suspensão. Lefebvre captou na SS3 e Breen teve de lutar contra um amortecedor partido. Breen é o único que pode trazer um bom resultado para casa num ano que está cada vez mais difícil para a Citroen e para Meeke que no ano passado venceu este mesmo rali.

A Toyota perdeu também qualquer hipótese de lutar por um lugar de topo neste rali. Latvala ficou fora das contas na SS7, Hanninen, que não estava a deslumbrar também teve problemas na SS6 e Lappi, também teve problemas e está na sua primeira prova, o que complica ainda mais as coisas.

Na Hyundai estão depositadas as esperanças de resposta à M-Sport, com Sordo em 2º, Neuville em 6º mas que poderá ver a sua classifcação melhorada se os comissários entenderem que realmente foi bloqueado por Latvala tendo perdido tempo com isso, o que o poderá colocar de novo na luta pela vitória.

 

Em WRC2 é a história do costume quando Mikkelsen está em prova… o piloto do Skoda R5 leva mais de um minutos de vantagem para  Suninen e Tidemand. É piloto a mais para esta categoria. 

 

Resultados da SS9 e Classificação geral:

 

Para amanhã esperam-se ainda mais emoções com 6 especiais agendadas que prometem muito espectáculo e incerteza até ao final:

 

STAGE NAME DISTANCE (KM) FIRST CAR STATUS
DAY 1 – 18.05.2017
SS1 LOUSADA (SSS) 3.36 19:03 COMPLETED
DAY 2 – 19.05.2017
TC1B PARC FERMÉ OUT – SERVICE IN 08:40 COMPLETED
SS2 VIANA DO CASTELO 1 26.70 10:09 INTERRUPTED
SS3 CAMINHA 1 18.10 11:06 COMPLETED
SS4 PONTE DE LIMA 1 27.46 11:46 COMPLETED
TC4D REGROUP OUT – SERVICE IN 14:25 COMPLETED
SS5 VIANA DO CASTELO 2 26.70 16:09 COMPLETED
SS6 CAMINHA 2 18.10 17:06 COMPLETED
SS7 PONTE DE LIMA 2 27.46 17:46 COMPLETED
SS8 BRAGA STREET STAGE1 1.90 19:03 RUNNING
SS9 BRAGA STREET STAGE2 1.90 19:28 RUNNING
DAY 3 – 20.05.2017
TC9D PARC FERMÉ OUT – SERVICE IN 07:15 TO RUN
SS10 VIEIRA DO MINHO 1 17.43 09:08 TO RUN
SS11 CABECEIRAS DE BASTO 1 22.30 09:46 TO RUN
SS12 AMARANTE 1 37.55 11:04 TO RUN
TC12B REGROUP OUT – SERVICE IN 13:00 TO RUN
SS13 VIEIRA DO MINHO 2 17.43 15:08 TO RUN
SS14 CABECEIRAS DE BASTO 2 22.30 15:46 TO RUN
SS15 AMARANTE 2 37.55 17:04 TO RUN
DAY 4 – 21.05.2017
TC15D PARC FERMÉ OUT – SERVICE IN 07:35 TO RUN
SS16 FAFE 1 11.18 09:08 TO RUN
SS17 LUÍLHAS 11.91 09:30 TO RUN
SS18 MONTIM 8.66 10:20 TO RUN
SS19 FAFE 2 (POWER STAGE) 11.18 12:18 TO RUN
TC19B TECHNICAL ZONE OUT – SERVICE IN 11.18 13:50 TO RUN

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.