Estrada – Audi A5 & S5 Cabriolet: Sol na moleirinha!

Com os meses de calor e de muito sol a chegar ao nosso país, a Audi acaba de lançar os seus novos modelos Cabriolet, assentes na gama do novo Audi A5. Com um design muito agradável, novas linhas em todo o comprimento da carroçaria, uma nova grelha, e novos faróis LED (LED ou Matrix LED). Um modelo muito bonito apesar de, na minha opinião, faltar um pouco mais de chama, um pouco mais de sex appeal.

Este novo modelo ganhou um habitáculo com mais espaço para os seus ocupantes, com o aumento da distância entre eixos. Agora ao nível dos ombros nos bancos dianteiros, o espaço foi aumentado em 26 mm e o espaço para as pernas atrás foi também aumentado em 18 mm.

foto: Audi

A rigidez torcional deste Audi A5 Cabriolet foi aumentada em 40%, com a marca alemã a afirmar que esta carroçaria é a mais rígida do seu segmento. O peso total deste carro também foi reduzido em mais ou menos 40 kg. Com a capota de tecido colocada, a bagageira do A5 oferece 380 litros de capacidade, enquanto se estiver arrumada na mala, o espaço reduz-se para os 320 litros de capacidade, que segundo a marca, é também o melhor valor dos Cabriolet neste segmento.

A capota em tecido tem uma nova função de abertura através de um só toque num botão. Abre-se automaticamente em 15 segundos e fecha-se em 18 segundos, até uma velocidade de 50 km/h. Existem quatro cores disponíveis: em preto, castanho, cinzento ou vermelho.

Este modelo conta com uma grande gama de motorizações disponíveis tanto a diesel como a gasolina. Para o nosso mercado, as versões mais vendidas, serão o 2.0 TFSI a gasolina com 190cv de potência, disponível com caixa manual de 6 velocidades ou com a automática S tronic de 7 velocidades, e o 2.0 TDI a gasóleo de também 190cv de potência, este apenas disponível com a caixa automática S tronic de 7 velocidades, e com tração dianteira ou tração quattro (ver tabela).

Mais tarde chegará ao nosso país, um motor 3.0 TDI a gasóleo com 286cv de potência, e versão mais desportiva de toda a gama, o S5 Cabriolet, com um novo motor de seis cilindros turbo com 354cv de potência e uns impressionantes 500nm de binário. Estas duas versões poderão ser encomendadas com um diferencial traseiro desportivo.

A Audi a nível de chassis, dotou todos os seus modelos com uma suspensão com geometria de cinco braços nos eixos dianteiro e traseiro, e em opção, uma suspensão com controlo de amortecimento adaptativo. Tem também uma nova direção assistida eletromecânica com controlo dinâmico da direção com desmultiplicação variável e o Audi Drive Select que vem de série em todos os modelos.

No campo das assistências de condução, os Audi A5 Cabriolet trazem o Adaptive Cruise Control com função Stop&Go e um assistente de trânsito que facilita a condução em tráfego urbano e congestionado. Tem também reconhecimento de sinais de trânsito através de uma câmara e o Audi Pre Sense City vem também de série.

Para o entretenimento a bordo deste descapotável, existem os opcionais sistemas MMI de navegação e MMI de navegação Plus com MMI Touch, em conjunto com o Audi Connect, que permite aceder a muitas funções online no veículo. Inclui uma memória de 10 Gb, dois leitores de cartão SD, uma entrada USB para carregamento e o ecrã do sistema de navegação tem uns agradáveis 8,3 polegadas de tamanho.

Em opção, pode-se escolher o Audi Virtual Cockpit, em vez do tradicional painel de instrumentos analógico. Este conta com um ecrã TFT de 12,3 polegadas de tamanho e fornece gráficos detalhados e pode ser todo mudado a gosto nos menus existentes.

Resumindo, este novo Audi A5 Cabriolet é mais uma boa opção para este segmento dos descapotáveis, com um design muito bonito, umas boas linhas, umas boas motorizações, com uma excelente montagem em todo o interior, como as marcas alemãs nos tem habituado, sem nenhuma falha, nem materiais de baixa qualidade. É mais uma excelente opção para os dias que aí veem, quer seja para um breve passeio pela marginal ou para uma viagem mais longa, a conhecer o que há de melhor no nosso país, de cabelos ao vento.

Fonte: autosport.pt
fotos: Audi

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.