Estrada – NIO EP9, depois de ganhar o recorde, volta a perdê-lo quase de seguida ….

 

Há duas semanas, o tão falado recorde de carro mais rápido na pista de Nürburgring Nordschleife, também conhecida como “Inferno Verde”, foi batido.  O EP9 deu uma volta em apenas 6:45:90min, superando o recorde existente já desde 2009, que pertencia ao Radical SR8LM que tinha feito um tempo de 6:48:00min.

E como de costume nesta pista, tudo muda rapidamente e desta vez não foi a excepção. Mesmo antes de esta notícia ser publicada, o recorde foi de novo batido. Por isso agora o carro de produção mais rápido é o McLaren P1 LM com um tempo de 6:43:20min. Depois de tantos anos sem ninguém quebrar o recorde máximo, em apenas duas semanas, foi quebrado duas vezes …

Mas voltando a notícia original, a marca britânica Radical SportsCars já em 2005 tinha entrado para a lista dos carros mais rápidos na tão famosa pista alemã, com um Radical SR8 com um motor de 360cv de potência. Na altura fez um tempo de 6:56:08min. Pode parecer pouca potência para fazer um tempo assim, mas lembro que um Radical é um carro de estrada que está no limite de ser considerado um carro de corrida. Além de uma estrutura tipo protótipo de Le Mans, com muito baixo peso e aliado a uma grande aerodinâmica, fazem deste carro de pista, mas com os elementos básicos que o permitem ser legalizado para poder andar na estrada, um carro muito rápido.

Nessa primeira tentativa, o Radical já tinha batido os tempos em pista de carros mais elaborados como o Dodge Viper ACR ou o Gumpert Apollo Speed. Mas não contente com esse tempo, a empresa britânica em 2009, depois de aumentar a potência do seu carro, substituindo o motor que tinha, por um motor de uma Suzuki Hayabusa modificado para chegar aos 455cv de potência, decide partir para a Alemanha outra vez. Em apenas 24 horas, o piloto Michael Vergers viaja no novo Radical SR8LM desde da fábrica na Inglaterra até à pista na Alemanha, por estrada e estabelece o novo recorde que se manteve até agora.

Mas depois de muitos construtores terem tentado bater esse recorde, só agora a marca chinesa NIO o conseguiu superar. Além de ter batido o recorde de automóvel de produção mais rápido, bateu também o recorde de automóvel puramente elétrico mais rápido. Entretanto como já referido antes, o EP9 perdeu o recorde de carro de produção mais rápido para o McLaren, ficando só com o recorde de carro puramente elétrico.

O NIO EP9 é um supercarro criado pela a empresa NextEV, que é um conjunto de startups em várias partes do mundo, com sedes em Londres, Munique, São Francisco e em Shangai. Este conjunto de empresas e de visionários, cria e desenvolve carros elétricos e carros autónomos, e outras formas de mobilidade para o futuro.

As tecnologias dos carros elétricos são testadas na Formula-E. A empresa é a dona da equipa NextEV NIO Formula E Team, que conta com o piloto Nelson Piquet Jr.

Passando então ao veículo que estabeleceu o recorde, o NIO EP9 é um supercarro elétrico com 1360cv de potência, debitados de quatro motores elétricos. É capaz de acelerar dos 0-200 km/h em apenas 7,1 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 313 km/h. Tem uma autonomia de 427km e foi criado para carregar as suas baterias dos 0-100% em apenas 45min.

Este modelo, mas numa diferente versão, já tinha feito história no outro lado do Atlântico, mais precisamente no Circuito das Américas, no Texas nos Estados Unidos. Nessa altura o NIO EP9 tornou-se no carro autónomo e elétrico a estabelecer um recorde mundial nessa pista, com um tempo de 2:40:33min. Com um piloto a conduzi-lo estabeleceu também o novo recorde mundial de automóvel de produção mais rápido nesse circuito americano com um tempo  de 2:11:30min.

Com estes recordes todos batidos a marca chinesa pretende produzir 20 unidades deste modelo, com um preço a rondar os 1.34 milhões de euros.

 

Fonte: autohoje.com / autoblog.com / nio.io / nurburgringlaptimes.com

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.