CNM – RESULTADO RAMPA SERRA DA ESTRELA/COVILHÃ

Tal como se previa em termos competitivos a Rampa Serra da Estrela foi um sucesso, com quase 50 pilotos participantes e milhares de espectadores presentes ao longo do traçado e num fim-de-semana bastante instável, com previsão de aguaceiros, que felizmente não vieram a concretizar-se para satisfação de todos.

Esta foi a 3ª prova do calendário do Campeonato de Montanha, composto por 8 provas para a presente temporada, organizada pelo CAMI – Clube Aventura do Minho – recepcionando calorosamente Pilotos e suas respectivas Equipas . O Clube em questão teve de estar à altura para ultrapassar algumas contingências deste tipo de provas, em que algumas avarias e despistes obrigaram a algumas interrupções, atrasando o programa previsto para sábado, com a 1ª subida de prova a ser transferida e bem para domingo, mesmo assim, o Clube soube estar à altura dos acontecimentos, recuperando o plano inicialmente previsto no 2º dia da prova.

RUI RAMALHO # OSELLA PA2000 EVO 2 # 102

Rui Ramalho após a fantástica vitória na prova anterior – mítica Rampa da Falperra – e tomada de liderança da classificação do Campeonato de Montanha, tinha como objectivo para esta prova voltar a discutir a vitória e assim, defender a sua actual liderança do Campeonato.

Tal como referido anteriormente, as previsões de aguaceiros para o local, criavam expectativas extra para o desenrolar desta prova, para além de criar igualmente algumas dúvidas aos elementos técnicos do Team PRMiniracing no que respeitava ao set-up do Osella PA2000 EVO2, no entanto, a aposta num set-up base de seco foi uma aposta ganha, dado que o traçado manteve-se seco durante todas as subidas de treino e prova durante os dois dias.

Com uma estratégia de fim-de-semana uma vez mais delineada na perfeição pela sua Equipa, o piloto do Porto realizou as 2 subidas de treinos de sábado como adaptação ao traçado, recolha de importante informação acerca da afinação do seu Osella com o apoio do seu evoluído sistema de telemetria com recolha de dados, que permitiu à sua Equipa realizar ao longo de todo o fim-de-semana, subida a subida, diversos ajustes de suspensão, aerodinâmica e mapas de motor. Durante o dia de sábado, Rui teve ainda oportunidade de testar dois compostos de dureza diferentes de pneus, seleccionando assim aquele que apostaria para as 3 e decisivas subidas de prova de domingo.

Domingo logo no início da manhã realizou-se ainda uma subida de treinos, com o piloto mais jovem da PRMiniracing a comprovar que os ajustes realizados no dia anterior e a selecção do novo composto de borracha eram a escolha acertada, rodando já com enorme facilidade abaixo do mítico segundo 40.

Como pairou sempre a dúvida acerca do surgimento de aguaceiros, logo na 1ª subida de prova de domingo, todos os pilotos aproveitaram o facto do traçado manter-se seco, para tentarem o seu melhor crono, a que Rui Ramalho não foi excepção, apostando tudo nessa subida conseguindo alcançar o fabuloso tempo de 2:34,592, o que o colocava na discussão pela vitória indiscutivelmente. Na 2ª subida de prova, com as condições a manterem-se inalteradas, Rui voltava a apostar obviamente num ritmo bastante forte de modo a tentar garantir a vitória, contudo um exagero na abordagem a um dos ganchos na zona lenta do traçado, faziam piorar o seu tempo para o segundo 37, contudo, a colocá-lo na liderança da prova com uma margem segura para o 2º classificado. Para a 3ª e derradeira subida de prova não existiu qualquer necessidade de forçar o andamento, limitando-se o piloto do Porto a levar o seu PA2000 EVO2 até à linha de meta e com isso a carimbar mais uma fantástica vitória, 2ª consecutiva em 3 provas realizadas até ao momento e com isso a reforçar a sua liderança do Campeonato, como tal, mais um excepcional fim-de-semana para Rui Ramalho e para o Team PRMiniracing, liderado por Paulo Ramalho.

PAULO RAMALHO # OSELLA PA21S EVO # 103

Paulo Ramalho após a histórica dobradinha alcançada com o seu irmão na Rampa da Falperra, tinha uma vez mais como objectivo lutar por um dos lugares do pódio, contando com isso com a sua maior adaptação ao seu Osella PA21S EVO, bem como uma considerável melhoria da sua preparação física.

Com apenas duas subidas de treinos realizadas no sábado a servirem de adaptação ao traçado e à verificação da afinação base do seu Osella, mantinham o Piloto do Porto satisfeito quanto à afinação inicial do seu protótipo Italiano e igualmente tranquilo acerca do seu andamento e estratégia para Domingo, onde tudo se iria decidir. Assim, para a 1ª subida de prova de Domingo, à semelhança do seu irmão Rui, Paulo apostava tudo nessa subida, realizando o seu melhor crono do fim-de-semana em 2:47,017, colocando-o no 3º lugar provisoriamente, mas queixando-se de alguma falta de tracção na zona sinuosa do traçado, solicitando assim à sua Equipa alguns reajustes na suspensão e aerodinâmica do seu Osella para as 2 derradeiras subidas de prova. Com a subida de temperatura ao longo do dia e a degradação do seu jogo de pneus de prova ao longo das restantes subidas, não permitiram a Paulo melhorar o crono da sua 1ª subida de prova, se bem que as alterações introduzidas no seu Osella melhoraram significativamente o comportamento do seu PA21S EVO na zona lenta do traçado, mas possivelmente a prejudicando a velocidade de ponta nas diversas zonas rápidas, fica essa dúvida. Com uma luta frenética pelo 3º lugar do pódio com o seu Amigo e adversário João Fonseca, viria a perder a posição na derradeira subida por umas míseras 23 milésimas de segundo (!!!), terminando assim esta prova no 4º lugar absoluto. Embora o resultado não tenha sido o pretendido, o piloto manifestava de qualquer das formas a sua satisfação acerca do andamento demonstrado, ao intenso trabalho realizado pela sua incansável Equipa e claro está, a alegria por mais uma fantástica vitória do seu irmão Rui Ramalho.

Este resultado permiti-lhe manter a actual 2ª posição na classificação do Campeonato de Montanha, seguindo o seu irmão Rui, embora actualmente, com menor margem pontual para o 3º classificado.

Foto: Pedro Ferreira e Paulo Braga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.