A Ducati esteve imperial na primeira sessão de treinos livres para o GP de Itália.
Andrea Dovizioso foi o piloto mais rápido em pista seguido bem de perto do seu companheiro de equipa e piloto de testes da marca italiana, Michele Pirro. O líder do campeonato, Maverick Viñales realizou o terceiro tempo em Mugello.
Zarco que tem estado nas bocas do mundo pelas suas excelentes exibições foi quarto e a fechar o TOP 5 ficou o espanhol Hector Barbera.
Já na segunda e última sessão de treinos livres do dia o britânico Cal Crutchlow nos instantes finais retirou Andrea Dovizioso da liderança. Em evidência estiveram uma vez mais os pilotos da Yamaha Monster Tech3, Folger e Zarco, que terminaram esta segunda sessão na terceira e quarta posição respectivamente. Michele Pirro que tinha sido o segundo mais rápido na FP2, terminou com o nono tempo.
Dani Pedrosa, que segue na segunda posição do mundial de pilotos foi quinto. Entre a 11º e a 14º posição ficou um grupeto de luxo, constituído por Lorenzo, Rossi, Vinãles e Márquez.
Esta sessão ficou ainda marcada pela queda de Maverick Viñales, sem consequências físicas para o piloto espanhol da Yamaha.
Amanhã realiza-se a FP3 e FP4. Um pouco mais tarde tem inicio a qualificação.
Ricardo Fontelas