O primeiro dia de prova teve um desfecho surpreendente e ingrato para o líder da prova que foi obrigado a abandonar quando ia gerindo a vantagem que tinha. Mas os ralis são mesmo assim e o azar de uns é a sorte de outros.
Na PE1 tínhamos Nikolay Gryazin a arrecadar a liderança da prova, ficando à frente de Al-Attiyah, Tsolakidis e Magalhães que ficava na 4ª posição. A segunda PE via um dos habituais candidatos às vitórias a regressar às posições de destaque, com Kajetanowicz a colocar o melhor tempo na tabela seguido do piloto português e de Gryazin que mantinha assim o primeiro lugar da geral, seguido de Al-Attiyah e Magalhães que subia assim ao pódio.
Kajetanowicz voltou a vencer na PE3, mas Gryazin mantinha-se irredutível na liderança, fazendo o segundo melhor tempo. Al-Attiyah e Magalhães mantinham um ritmo muito regular e aguentavam as duras condições do terreno que derretiam as borrachas e dificultavam a vida aos pilotos.
A secção da tarde começou com a vitória de Al-Attiyah na PE4, com Bruno Magalhães a aumentar o ritmo, conseguindo o 2º lugar na especial. Gryazin em 3º e Kajetanowicz mantinham-se também por perto e parecia que estava encontrado o quarteto que iria lutar pelos lugares do pódio, com Gryazin a manter a liderança da prova.
Na PE5, Magalhães forçava o andamento e conseguia a vitória neste troço, ganhando tempo a Gryazin e Al-Attiyah. No entanto na ligação da PE5 para a PE6 deu-se o golpe de teatro… O Skoda de Gryazin incendiou-se e o piloto ficou assim fora de combate de forma ingrata. Os ralis são por vezes muito crueis.
Mas quem aproveitou o azar de Gryazin foi Al-Attiyah que agarrou assim a liderança da prova, seguido de Bruno Magalhães e Kajetanowicz a fechar o top 3, acabando assim o dia no rali grego. O detentor do primeiro lugar tem 8.4 segundos de vantagem sobre Magalhães, que por sua vez tem 21 segundos de vantagem sobre Kajetanowicz. Tsolakidis é o quarto classificado a meio minuto do 3º e já com poucas hipóteses de lutar por um lugar no pódio.
Mais uma vez, Bruno Magalhães a mostrar que tem qualidade para andar na alta roda dos ralis, mantendo um andamento regular e muito competitivo. Resta esperar que consiga escapar às armadilhas dos troços gregos e que consiga trazer para casa mais um bom resultado.
Fábio Mendes